quarta-feira, 29 de setembro de 2021

"É desequilibrado" diz Ronaldo sobre David Soares ao anunciar que comissão de ética vai apurar quebra de decoro parlamentar


 

Os vereadores aprovaram durante a sessão ordinária de terça-feira (28), o requerimento proposto pela comissão de ética da câmara, para apurar a quebra de decoro parlamentar, que teria sido cometida pelo vereador David Soares (PP).


Assinaram o documento, doze vereadores, entre eles o vereador Ronaldo Prado (Cidadania), que repudiou o comportamento do vereador David Soares, ao fazer declarações contrárias a realização da eleição que elegeu ontem, a mesa diretora para o biênio 2023/2024.


Ronaldo Prado disse que David é “descontrolado” e que seu comportamento tem causado problema na casa.


“Aqui se a gente não aprovar um requerimento dele, já acha que somos inimigos” comentou Ronaldo em entrevista ao repórter Naã Furtado.


Com a aprovação do requerimento da comissão de ética, o rito estabelece que são os membros da comissão que decidem qual punição deverá ser aplicada. A comissão é composta pelos vereadores Renato Bitencourt (PTB), presidente, Neta Castelo Branco (DEM) secretária e Fátima Carmino (PT) membro.


Estão previstas as punições como advertência, suspensão e até cassação do mandato, quando a comissão decidir o que fazer, o plenário vota e decide.

O vereador David ainda não se manifestou sobre o requerimento.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Carlson e Daniel se cumprimentam; vereadores comentam a fala de David e eleição da mesa pode ser a qualquer momento

Após sessão vereadores Daniel Jackson e Carlson Pessoa sinalizam pacificação / Foto: Samuel Aguiar


A tão esperada sessão ordinária de segunda-feira (27), só não aconteceu por falta de quórum, parte dos vereadores estavam em compromissos em Teresina. Apenas cinco compareceram ao plenário e outros três participaram via internet.


O clima não era dos melhores, além do luto pela morte da mãe do presidente da câmara, os vereadores comentavam a repercussão das declarações feitas pelo vereador David Soares (Progressistas), que alertou a população parnaibana para um suposto golpe, que teria como objetivo mudanças no regimento da casa e a antecipação da eleição da mesa diretora.


Enquanto a fala do vereador David ganhava repercussão na imprensa, o vereador Daniel Jackson (SDD), e mais doze vereadores protocolavam na câmara, o pedido de inclusão da matéria, que trata da eleição da mesa diretora para o biênio 2023/2024.


Quando abriu o expediente da câmara para adiantar a leitura das matérias, o presidente Carlson Pessoa (DEM), chegou a pedir desculpas aos vereadores que assinaram o pedido da eleição da mesa diretora, mas falou em tom pacífico “Se errei peço desculpas, porque sou ser humano falho e serei até os últimos dias da minha vida (...) mas a palavra de ordem deste poder é pacificação” desabafou Carlson.


Em seguida o vereador Daniel Jackson pediu a palavra pela ordem, e deixou claro que durante o dia inteiro tentou conversar com o presidente, sem sucesso. Foi enfático ao dizer que “não existe nenhum golpe, ninguém aqui é moleque” referindo-se à fala do vereador David Soares, que teve ampla repercussão.


Daniel Jackson disse que votar a resolução de Nº 096 de 07 de junho de 2018, que dispõe sobre a eleição da mesa diretora da câmara, não implicaria na redução ou tomada do mandato do atual presidente, e que as acusações de golpe proferidas pelo vereador David não passavam de “Fake News”.


Logo em seguida David usou a palavra também pela ordem, e se dirigiu ao vereador Daniel. Disse que estava decepcionado com as atitudes políticas, e que durante os últimos nove meses conheceu o Daniel Jackson que hoje conhece.


David disse que há muito o que falar sobre essa tentativa de antecipar o processo de votação da mesa diretora, e que vai usar a tribuna livre para dizer o que sabe olhando olho no olho de cada vereador.


A discussão não ficou por menos, colada a fala de David, o vereador Irmão Marquinhos (DEM), disse “Faço minhas as palavras do vereador David, logo em seguida a fala dele eu também terei o que dizer olho no olho” disse o vereador sobrepondo a fala de David.


A vereadora Neta Castelo Branco, comentou a repercussão das declarações feitas por David Soares, e disse que nunca foi tão envergonhada, diante da acusação de participar de um golpe que de acordo com ela, não existe.


Para a nossa a reportagem a vereadora Neta disse que a comissão de ética da câmara será acionada para apurar os excessos na fala do vereador David. A comissão apura e vota situações que envolvam a quebra do decoro parlamentar, quando um vereador comete excessos, e que pode ter como punição a cassação do mandato, votada pelos próprios vereadores.


David já havia comentado com a nossa reportagem mais cedo, que sofreu ameaças, de ter seu mandato cassado se não recuasse sua posição. O vereador afirmou que a sociedade tomará conhecimento do que acontece nos bastidores desta articulação.


“Todos nós decidimos em comum acordo, numa reunião que aconteceu em outubro do ano passado na casa do prefeito Mão Santa que iriamos eleger o Carlson presidente para os dois anos como pede o regimento, e o meu nome foi apoiado pela maioria para sucedê-lo” lembrou Daniel Jackson.


“O vereador David disse na frente do Irmão Marquinhos, que era só a Iracema Portela ganhar, que ele seria o presidente, mudando o acordo que a maioria fez. E nós não queremos interferência do governo aqui na câmara” disse Neta.


Nas declarações dos vereadores ouvidos pelo BTM, fica claro que a eleição da mesa diretora da câmara, é um compromisso inadiável, e que pode acontecer a qualquer momento, como uma resposta para sacramentar a decisão da maioria.

 

Vereador David Soares alerta população de Parnaíba para um suposto golpe que está sendo articulado nos bastidores da câmara

 

Vereador David Soares (Progressistas) / Foto: Arquivo Pessoal

 

O vereador David Soares (Progressistas), usou suas redes sociais para alertar a população de Parnaíba, sobre um suposto “golpe”, que estaria sendo articulado, com a intenção de derrubar o atual presidente da câmara municipal, o vereador Carlson Pessoa (DEM).  


Não houve uma citação direta de quem, entre os 17 vereadores, estaria por trás da suposta manobra. Mas as declarações do vereador, reforçam o que a nossa reportagem vem analisando com os últimos acontecimentos na câmara.


Em um trecho da postagem feita pelo vereador David ele diz “É possível desarmar essa bomba. Convém assinalar, no entanto, que os vereadores dedicados precisam do calor da sociedade e da energia da juventude parnaibana” alerta o vereador.


O desabafo de David dá sequência ao que ele considera, uma tentativa de parte dos vereadores, de desmontar a proposta atual de regimento interno, ou seja, as regras da casa, que entre os pontos modificados, exige que os vereadores trabalhem durante todo o mês, e não apenas durante os quinze primeiros dias como era antes.


“... a intenção de alguns, é não utilizar o caminho correto do regimento, mas sim um ato isolado para garantir esse resultado fora dos ritos legais” afirmou.


De acordo com os vereadores ouvidos por nossa reportagem, existe hoje, um movimento nos bastidores da câmara, que além de tentar alterar o regimento, tenta também antecipar a eleição para a presidência, que só deveria acontecer no final do ano 2022, a ideia é tirar o vereador Carlson Pessoa do comando do poder legislativo, uma articulação suspeita, e fora da regra atual, que foi defendida ainda na eleição do então presidente eleito em 2017 Geraldo Alencar (PSL), que estabeleceu um mandato de dois anos para cada presidente.


Sendo assim, a manobra que está em articulação tem o objetivo de tomar o mandato de Carlson na metade do tempo regimental. E já teriam escolhido o vereador Daniel Jackson (SDD), para encabeçar o movimento, e ser eleito o novo presidente.


David Soares encerra seu post, falando em decepção pelo que está presenciando nos últimos acontecimentos, afirma que vai lutar para que as velhas práticas da política na câmara, mudem.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Suplente de vereador mantém tradição da festa das crianças em Parnaíba

 

Registro feito antes da pandemia 


A tradição da festa do dia das crianças continua sendo mantida em várias localidades de Parnaíba,  o suplente de vereador Bernardo Lima é um dos incentivadores, e que mantém essa tradição viva. 


Tudo o que as crianças mais carentes  gostam e têm direito já está garantido, bolo, salgados e refrigerantes, além  de brinquedos. Nas festas serão realizados sorteios de  bicicletas.


"Enquanto os políticos de mandato estão em conflitos e brigas, eu sigo realizando um trabalho que me completa, durante todos esses anos com a população de Parnaíba" disse Bernardo.


Bernardo Lima realiza estes encontros nas comunidades mantendo todos os cuidados com a pandemia, ele e sua equipe organizam toda a programação, e conta com o apoio de aliados e parceiros como o pré-candidato a deputado estadual, presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, com quem mantém constante diálogo ultimamente. 

Surpresas e indiferenças marcam o dia em que o presidente da câmara de vereadores de Parnaíba perdeu a mãe

 


O presidente da câmara municipal de Parnaíba, vereador Carlson Pessoa (DEM), perdeu a mãe Adelaide na noite de quinta-feira (23), ela estava internada havia 40 dias, a causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.


Durante todo o dia parentes, amigos e simpatizantes de Carlson Pessoa prestaram seus sentimentos de pesar pela perda da mãe. O ex-vereador e radialista José Augusto, pai de Carlson estava presente com os filhos e netos no velório, e também foi abraçado.


Autoridades também compareceram ao velório, entre elas o prefeito de Parnaíba Mão Santa (DEM), a primeira dama Adalgisa Moraes Souza, o vice-prefeito Beto Teles (PP), e os vereadores, André Neves (Republicanos), Assis Car (PROS), Daniel Jackson (SDD), Edcarlos Gouveia (PP),  João do Trânsito (PSL), Renato Bitencourt (PTB), Ronaldo Prado (Cidadania) e Zé Filho Caxingó (PL).


No sepultamento o prefeito Mão Santa seguiu sozinho, sem a primeira dama, e acompanhou Carlson e a família até o cemitério da igualdade, onde dona Adelaide foi sepultada.


O gabinete do prefeito se manifestou mais cedo, publicando uma nota de pesar pela morte de Adelaide, mas diferente do que costuma fazer, desta vez o prefeito não decretou o tradicional luto de três dias. Próximo do meio-dia uma sessão extraordinária convocou os vereadores para aprovarem às pressas uma autorização para a prefeitura usar R$ 80 Mil na realização de um evento esportivo.


Não houve nenhuma manifestação por parte da vereadora Neta Castelo Branco (DEM), que é líder do governo Mão Santa na câmara. Nesta semana ela já havia deixado claro, durante um discurso em plenário, que sua relação política com Carlson, estava estremecida, e pelo visto até a relação pessoal também.


Mas se por um lado não houve a manifestação que se esperava por parte do gabinete e da líder da base na câmara. A oposição surpreendeu, e se manifestou por notas vindas de onde menos se esperava.


O diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), publicou uma nota lamentando a morte de dona Adelaide e finalizou prestando solidariedade ao presidente do poder legislativo de Parnaíba.


A vereadora Fátima Carmino (PT), também enviou uma nota se solidarizando com o vereador e a família. O presidente do diretório do Republicanos em Parnaíba Ferreira Neto manifestou sentimento de pesar e lamentou a morte de dona Adelaide, Ferreira Neto já foi assessor de Carlson no primeiro mandato de vereador, quando deixou a base política de Carlson, Ferreira protagonizou episódios com discursos de ódio, o último foi marcado por uma encarada de Carlson no prédio da câmara municipal.


No começo da tarde o secretário de estado da saúde do Piauí Florentino Neto, ex-prefeito de Parnaíba telefonou para Carlson Pessoa e o cumprimentou com votos de pesar.   

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O raio x do plano para derrubar Carlson Pessoa e eleger Daniel Jackson para a presidência da Câmara

 


As declarações da vereadora Neta Castelo Branco (DEM), líder do governo na Câmara Municipal na sessão de quarta-feira (22), confirmaram a “força tarefa” que existe para minar o atual presidente da câmara, vereador Carlson Pessoa (DEM).


Em seu discurso a vereadora afirmou que vai apoiar a candidatura do vereador Daniel Jackson (SDD), para a presidência da casa a partir de 2023, ano em que o mandato do atual presidente termina.


Neta justificou que sua decisão veio após uma série de comportamentos dos assessores do vereador Carlson Pessoa, que segundo ela, estariam atacando sua honra. A vereadora chegou a dizer, mas sem citar nomes que tudo acontecia com ordens de um casal.


Para os vereadores ouvidos por nossa reportagem, o casal a quem Neta se refere é o presidente da câmara e a esposa dele.


Após o discurso da vereadora outros colegas se manifestaram, na oposição já tem vereador apoiando a ideia da mudança no comando do poder legislativo.


“Sem espaço no governo, do qual ele é aliado, o presidente fez ajustes aqui na casa que diminuiu o espaço de todos os demais, por isso existe quase um consenso de apoiar o nome do Jackson” disse o vereador Zé Filho Caxingó (PL).


Os espaços que o vereador Zé Filho se refere, são os cargos de indicação que cada vereador tem direito por gabinete. A diminuição desses espaços estaria acontecendo porque na prefeitura, é a vereadora Neta quem conta com a maior fatia de indicação no governo do prefeito Mão Santa (DEM).


Com isso o jeito encontrado pelo vereador Carlson foi ajustar os espaços que não encontrou no executivo, dentro do poder que hoje ele comanda.


O abalo na relação política dos dois democratas, antes era tido como especulação, mas depois do discurso da vereadora Neta ficou claro, que os governistas, e principalmente os do partido do prefeito vivem por um triz.


Esse diagnóstico não é nada saudável para a gestão do prefeito Mão Santa, que pode precisar a qualquer momento de apoio da maioria no plenário, onde tudo do governo é decidido, e poderá encontrar surpresas nada agradáveis para a governabilidade.


Isso já pode ser visto nos posicionamentos de aliados como o próprio vereador Irmão Marquinhos (DEM), que apesar de ser do mesmo partido do prefeito, já mostrou que possui uma certa independência em seus posicionamentos, em alguns casos contra a própria prefeitura.


Nesse cenário, só quem sai ganhando é o vereador Daniel Jackson, que está em seu segundo mandato, e já vislumbra ocupar a cadeira de comando do poder legislativo, um passo significativo para quem estreou na vida pública recentemente.


Mas tudo isso pode mudar, é que com essas relações estremecidas, que inclusive, são provocadas pela crise diplomática na família Moraes Souza, precisamente entre o prefeito e o sobrinho dele Zé Filho, podem reconfigurar os números dentro do parlamento nos próximos dias.


A raiz do problema na família, está na possível reaproximação de Zé Filho com o governador Wellington Dias (PT), com a possibilidade de uma vaga de vice-governador na chapa de Rafael Fonteles (PT). Essa seria uma resposta as provocações feitas por assessores do prefeito Mão Santa em lançar uma pré-candidatura da vereadora Neta como deputada estadual, o mesmo cargo que Zé Filho havia dito que tinha pretensões em disputar.


A quem diga nos corredores da câmara que a ideia foi da primeira dama Adalgisa Moraes Souza, que teria escolhido Neta para fazer uma chapa dobradinha com a filha Gracinha Moraes Souza (DEM) para federal. Informações que o gabinete de Mão Santa não comenta.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Primeiro dia de aulas presenciais é marcado por baixa frequência e denúncias de falta de estrutura em escolas



Diferente do que afirmou a secretária municipal de educação Fátima Silveira, em entrevista à Rádio Liderança na sexta-feira (17), nem todas as escolas municipais tiveram aulas presenciais nesta segunda-feira (20).

Na escola Roland Jacob estão matriculados pouco mais de 400 alunos do ensino fundamental no turno manhã, a tarde pouco mais de 300 alunos do programa de escola para jovens e adultos (EJA), mas a adesão no primeiro dia anunciado pela SEDUC foi menor que o esperado, cerca de 20% dos alunos compareceram.

“Nós ainda estamos em reunião com os pais e com os responsáveis pelos alunos, para mostrar como iremos trabalhar, e assim ter a autorização deles. A partir de amanhã a expectativa é que tenhamos mais alunos em sala de aula” explicou Jaira Farias diretora da escola.

Os alunos que retornaram para a escola neste primeiro dia de aula presencial, notaram a diferença imposta pelos protocolos de saúde, desde a entrada com a aferição de temperatura até o distanciamento entre as cadeiras.

“Precisamos recuperar o tempo que foi perdido” disse o estudante Clailton do 8º ano.

Nossa reportagem percorreu algumas escolas da rede municipal de ensino para acompanhar como cada uma estava funcionando. No Roland Jacob o professor Gregório Monteiro dava aula para duas alunas.

“Eu já cheguei a dar aula para uma sala com vinte e oito alunos antes da pandemia, mas se temos só dois daremos também” disse Monteiro.

Mas nem todos os professores da rede municipal de ensino concordam com a retomada das aulas presenciais. Os que divergem denunciam a falta de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) para os professores e alunos, além da falta de estrutura de algumas escolas que precisam de intervenção urgente.

Na sexta-feira durante uma manifestação de professores do município, um mãe de dois alunos denunciou a falta de estrutura na escola municipal Antônio Seligman e disse que não mandaria seus filhos para a escola até que a situação se resolva.

Além de problemas estruturais, Andrea Olival questionou o destino da merenda escolar que deveria ter sido distribuída para os alunos através de kits “Ninguém sabe me responder para onde foram os mais de hum milhão de reais destinados para a merenda aqui em Parnaíba” desabafou a mãe.

A secretária Fátima Silveira já havia dito que as famílias com alunos matriculados nas escolas do município recebem regularmente os kits.

Na escola municipal Antônio Seligman nossa equipe foi impedida de registrar como estão as dependências da unidade, a diretora também se negou a prestar esclarecimentos já que as aulas por lá não aconteceram como havia prometido a secretaria de educação.

“A secretaria me orientou a não dar nenhuma informação” disse.

Um grupo formado por mães de alunos que estudam na mesma escola, e que não conseguem respostas da direção e da secretaria foi até a sede do Ministério Público, hoje pela manhã, formalizar uma denúncia. Elas querem transparência nas informações.


domingo, 19 de setembro de 2021

Enquanto Zé Filho e Gracinha silenciam, Neta pavimenta sua pré-candidatura



O silêncio que predomina entre os primos Zé Filho e Gracinha Moraes Souza (DEM), reforça os rumores de um possível distanciamento político, entre a ala do presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) e a do prefeito.


Embora a comunicação oficial da prefeitura de Parnaíba venha rebatendo essa possibilidade, é a própria família Moraes Souza quem dá combustível para essa chama aumentar.


Desde o encontro entre Zé Filho e o governador Wellington Dias (PT), no porto das barcas, no dia 02 de julho por ocasião da inauguração do Museu do Mar, as coisas começaram a mudar. É que no teor da conversa o atual e o ex-governador falavam em tom de “bater o martelo” sobre uma decisão política, o pré-candidato ao governo do estado Rafael Fonteles (PT), estava no círculo de conversa.  


É grande a possibilidade de Zé Filho aceitar o suposto convite do MDB para se filiar ao partido, que inclusive já pertenceu. A ideia é que nesta articulação, Zé Filho possa sair como o vice-governador na chapa encabeçada por Rafael Fonteles, e articulada pelo governador Wellington Dias.


Sobre esse assunto nossa reportagem tentou ouvir Zé Filho, mas ele não quis comentar. Já o tio dele Mão Santa (DEM), atual prefeito de Parnaíba, teria dito em declarações a um site de Teresina que se isso acontecer, os compromissos políticos entre ele e o sobrinho não se manteriam mais.


E, para a surpresa de quem vem acompanhando os desdobramentos da articulação feita pela equipe de gabinete de Mão Santa, não se fala com firmeza na pré-candidatura de Gracinha para à câmara federal. 

O que se vê é a pavimentação da pré-candidatura da vereadora Neta Castelo Branco de Sousa (DEM), para à assembleia legislativa.


Neta inclusive disse para a nossa reportagem, que conta com o apoio do ex-deputado federal Heráclito Fortes (PSB), de quem é amiga e aliada política.


Em uma de suas recentes viagens para Teresina a vereadora Neta conversou com o ex-prefeito Silvio Mendes, e disse que sua agenda na capital foi bastante produtiva.


Enquanto Neta vai costurando suas alianças de olho nas eleições do próximo ano, Zé Filho e Gracinha seguem em silêncio, dando margem para as especulações que os assessores tanto tentam combater.  


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Sucessão municipal em Parnaíba, um entendimento cada vez mais distante


A segunda maior cidade do estado do Piauí, experimenta atualmente uma das maiores crises já vistas na história política de sua gente. A crise se resume a falta de lideranças políticas, para o processo natural de sucessão do poder executivo.


Atualmente o prefeito Mão Santa (DEM), é o chefe do poder executivo, esta é a terceira vez que ele comanda os destinos de uma população que equivale a quase 200 mil habitantes segundo o IBGE.


Na história de Parnaíba apenas Mão Santa e Zé Hamilton (PTB) governaram por três mandatos, nenhum outro prefeito conseguiu se reeleger.


O também parnaibano Alberto Silva se destacou no cenário estadual, e foi lembrado no dia de sua morte, como um dos mais atuantes gestores do Piauí. Mas fora os nomes tradicionais da política parnaibana, quem está pronto ou pronta, para assumir o protagonismo quando a vez de Mão Santa passar?


Pode parecer cedo demais para discutir esse assunto, mas basta ver como foram os resultados das últimas eleições municipais, quando o discurso dos “rostinhos novos” da política local, resolveu endossar essa modinha, e deixar pra depois uma assunto tão importante como esse.


A reeleição de Mão Santa se deu por alguns motivos óbvios, a gestão preparou bem o terreno para embasar um novo voto de confiança dos parnaibanos, obras e paisagismos que por si só se apresentaram aos eleitores.


Na estratégia política a união em partes, mas que assim se deu, entre as famílias que nos últimos 20 anos foram campeãs nas urnas, as famílias Castelo Branco e Moraes Souza.


O atual vice-prefeito Beto Teles (PP), que é genro de Zé Hamilton, e é também o homem da confiança do atual ministro da casa civil do governo Bolsonaro. Ciro Nogueira deixou claro das vezes que andou em Parnaíba, que não abre mão de ver o Beto, sentado na cadeira de prefeito de Parnaíba um dia.


Na aliança política entre prefeito e vice, pairam rumores de que Beto foi isolado por assessores de Mão Santa, desde que o prefeito apresentou problemas de saúde, e teve que se afastar por mais de 30 dias.


Para a nossa reportagem, Beto afirma que tudo está muito bem. Hoje cedo os dois estiveram juntos durante a visita da deputada federal Iracema Portela (PP-PI), ex-mulher do ministro Ciro Nogueira.


De que o vice prefeito vai trabalhar seu nome para a sucessão municipal, eu não tenho dúvidas, mas o sucesso desta articulação vai depender de uns detalhes que podem estar passando desapercebidos da visão dos parnaibanos.


Na família Moraes Souza, só quem escancara hoje em dia apoio ao Beto, é o ex-governador Zé Filho, sobrinho de Mão Santa.


Os dois tem uma relação de amizade que está acima de qualquer posição política adotada por ambas as partes. A parte delicada desta história, é como os outros Moraes Souza encaram essa relação dos dois?


Se você observar bem, estão insuflando o nome da vereadora Neta Castelo Branco de Sousa (DEM), líder do governo Mão Santa na câmara municipal, para que ela concorra a uma das vagas na assembleia legislativa, esse apoio do gabinete do gabinete do prefeito que mais parece um truque de mágica, pode atrapalhar os planos de Zé Filho, que concorre a mesma vaga, disputando o mesmo universo de eleitores.

E é também na câmara municipal, que outras crises precisam ser administradas, sob pena do grupo opositor à Mão Santa, começar a ganhar força.


Com maioria do parlamento, o prefeito sequer se incomoda com o perfil da atual oposição, que não consegue ecoar nenhuma crítica feita no plenário. Por outro lado, a sua base está toda prestes a desmoronar.


A briga de egos entre os governistas, não soa como inteligente para o momento em que se fala no futuro político de Parnaíba. O eleitor parnaibano, está mais exigente de uns tempos pra cá, mas precisa cobrar resultado de seus representantes. Do contrário, nos bastidores o que vai predominar é a velha brincadeira de “quem é o maior” entre eles. Sobre essa guerra eu falarei em breve.


Voltando a falar de Zé Filho, a eleição de 2022 de deputado estadual para ele, é considerada a mais importante de sua carreira política. Ou ele entra e mostra sua força política, que lhe dá pavimento no meio industrial, ou fica de fora mais uma vez, daquilo que ele viu a vida inteira, o seu pai conciliar.


E no caso de Zé Filho, é preciso chamar a responsabilidade desses aliados que tem posado ultimamente ao lado dele. Um deles é o vereador mais votado de Parnaíba na última eleição André Neves (Republicanos), que oficializou apoio recente à pré-candidatura de Zé Filho para a ALEPI.


Essa engenharia política embaraçada, pode ser mais difícil que a compreensão que tivemos aqui, para mostrar pra você como está cada vez mais distante de se chegar a um denominador comum entre eles.   

   

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Vereador pede 20 dias de licença paternidade aos servidores municipais de Parnaíba

 

Vereador Ricardo Veras (Republicanos) / Foto: Extraparnaíba

A proposta foi discutida e aprovada no plenário da câmara municipal de Parnaíba, através do indicativo de Projeto de Lei de autoria do vereador Ricardo Veras (Republicanos).


Em seu requerimento o vereador solicita que após discutida e aprovada, a matéria seja encaminhada para o poder executivo que deve “Alterar a redação da seção V, do Capítulo II, da Lei nº 1.366, de 02 de abril de 1992, que Dispõe do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Parnaíba e do art. 191 da referida Lei e dá outras providencias.”.


Atualmente o estatuto dos servidores públicos do município, garante cinco dias de licença paternidade ao servidores da prefeitura. A proposta do vereador Ricardo é aumentar de 5 para 20 dias a licença concedida aos servidores pelo nascimento ou adoção de seus filhos.


Esse direito já é assegurados aos servidores do estado e do governo federal, além da iniciativa privada.


“Seria uma equiparação, ao que já existe, um direito que esses servidores merecem” destacou o autor da proposta.


A matéria foi discutida e aprovada pelos demais vereadores que participaram da sessão ordinária de segunda-feira (23), no formato hibrido e presencial.

sábado, 21 de agosto de 2021

Sem carros para a remoção de corpos, famílias estão tendo que pagar pelo serviço que deveria ser prestado pelo IML

 

Posto avançado do IML de Parnaíba / Foto: Luiz Gustavo Graça

O posto avançado do IML (Instituto de Medicina Legal) em Parnaíba está há quase dois meses sem prestar o serviço de recolhimento dos corpos.


A família que precisa do serviço para a remoção dos corpos das vítimas, está tendo que desembolsar os valores cobrados por empresas do ramo funerário.


Além de atender Parnaíba, o posto do IML é responsável por cobrir grande parte da região norte do Piauí. Ao todo são quase vinte localidades entre municípios e povoados.


Para oferecer o serviço para a região, dois carros tumba foram disponibilizados, o primeiro foi em 2014 um furgão com capacidade para levar até quatro corpos. Este carro nunca passou por manutenção de acordo com as fontes ouvidas por nossa reportagem.


O mais recente veículo enviado para a região chegou em 2016, foi uma pick up com maior capacidade de atender locais de difícil acesso, mas o veículo está em manutenção na capital Teresina há quase dois meses.


Diante das cobranças que foram feitas nesta semana, a secretaria de segurança pública do Piauí ainda não se manifestou por meio de nota sobre o caso. Mas ontem à noite foi enviado para Parnaíba um veículo, que deve atender a população temporariamente, enquanto as viaturas ficam prontas.


Nossa reportagem ouviu servidores que informaram que o carro enviado para Parnaíba, está sem estabilidade, o que pode oferecer risco de acidente de trânsito.


Além desse drama, os motoristas de plantão ao todo três, e os nove peritos estão com o pagamento de suas diárias atrasados. Até o fechamento dessa reportagem a secretaria de segurança pública não se manifestou.