terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Prefeitura pede aprovação de 65% do orçamento de 2021 para abertura de crédito; vereadora questiona


 

Os vereadores votarão na segunda-feira (21), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021. A aprovação dos itens que serão votados no plenário, darão ao prefeito Mão Santa (DEM), a autonomia necessária para a aplicação dos recursos.


Mas em um dos trechos da redação que foi enviada para à câmara nessa semana, o percentual de 65% de todo o orçamento do município, para a abertura de créditos chamou a atenção da vereadora Fátima Carmino (PT), que apresentou uma emenda modificativa ao projeto de lei orçamentária anual enviada pelo prefeito.


“Teresina possui uma população bem maior que Parnaíba, e esse tipo de crédito não ultrapassa os 35%. Parnaíba quer oferecer 65% isso tira o poder da câmara de fiscalizar” alertou a vereadora.


Nossa reportagem ouviu o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vereador Daniel Jackson (SDD), ele avalia que as matérias estão sendo analisadas de acordo com o esperado, e que não há indícios de que a redação da proposta do executivo, sofra alterações até segunda-feira.


“Peço que a população também faça a sua parte, e fiscalize” disse Fátima Carmino.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Nova composição do governo Mão Santa começa a ser discutida


 

A composição do governo municipal do prefeito Mão Santa (DEM), a partir de janeiro de 2021, começou a ganhar tom nos bastidores da articulação política. Até agora, os nomes mais conhecidos do primeiro escalão, são os únicos a terem a certeza de continuidade.


As mudanças já eram previstas desde o começo da campanha que reelegeu Mão Santa, mas que uma hora precisariam ser efetivadas. A grande surpresa vai ser o espaço de protagonismo que o Progressistas, partido do vice-prefeito eleito Beto Teles terá a partir do dia 01 de janeiro.


Embora os aliados do prefeito evitem falar das mudanças, o certo, é que duas das principais pastas, saúde e educação, passarão por mudanças.


O progressistas deve indicar o novo secretário de educação, essa escolha passará pelo crivo de Beto com o aval do senador Ciro Nogueira (PP-PI), a aliança do partido presidido nacionalmente pelo senador piauiense, com o prefeito Mão Santa favoreceu a expressiva votação registrada no último dia 15 de novembro, e agora é natural que haja essa conversa.


A saúde também passará por mudança. É que depois de um ano de desafios provocados pela pandemia, a intenção do governo é mudar a forma como a pasta vem sendo conduzida.


A comunicação é outra pasta que muda com a saída de Bernardo Silva, o jornalista já comentou em bastidores que entrega o cargo nesse mês. Com a saída de Bernardo, outros três nomes disputam a preferência do governo.


Os nomes que podem ser considerados “intocáveis” e que estarão novamente na composição do governo a partir do dia 01, são eles: Adalgisa Moraes Souza, Fábio Barros, Edrivandro Barros, Valdir Aragão e Gracinha Moraes Souza Nunes. A nova composição do governo dá quase certeza de realocação de parte dos apoiadores do prefeito, mas o que predomina é a vontade de mudança “dentro de casa”.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Vereadores da base do prefeito travam guerra pela presidência da Câmara Municipal de Parnaíba


 

Na edição desta terça-feira (17), do jornal “Primeiras Notícias” da Rádio Liderança FM 95,1 os apresentadores Samuel Aguiar e Tiago Mendes comentaram sobre a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Parnaíba, que já começou.


Após o resultado das urnas no último domingo (15), a nova composição do plenário a partir de janeiro de 2021 foi apresentada. E dos nomes que conseguiram a reeleição, pelo menos quatro já deram início as articulações, para conquistar o apoio da maioria da casa, e chegar à presidência do poder legislativo.


Hoje pela manhã o jornalista Bernardo Silva publicou em sua rede social o registro que fez da visita da vereadora Neta Castelo Branco (DEM), ao gabinete do prefeito Mão Santa (DEM). Na postagem fica claro que a vereadora Neta foi anunciar ao prefeito os planos dela de retornar à presidência da câmara em 2021.


Minutos após essa postagem apoiadores do vereador Carlson Pessoa (DEM), de forma sincronizada também mobilizaram suas redes sociais, e defendiam de forma subliminar o nome do democrata para presidir à casa.


Neta e Carlson estão com relações políticas estremecidas desde a campanha, e ao que tudo indica levarão essa queda de braço adiante. Nos bastidores da câmara se fala da insatisfação de Carlson e mais cinco vereadores ao nome de Neta como presidente, os motivos vão desde as supostas “tomada de lideranças” e a discordância política.


Nessa disputa pela presidência, cabe lembrar que o atual presidente da câmara Geraldinho Alencar (PSL), não vai abrir mão de concorrer mais uma vez. O presidente deixou claro à nossa reportagem que tem a intenção de concluir dois importantes projetos que ele anunciou no ano passado. A construção da nova sede da câmara e a realização de concurso público.


O quarto nome que pode acirrar ainda mais essa disputa, é o do vereador André Neves (Republicanos), ele atingiu nas urnas, a maior votação entre os eleitos, e já sinalizou seu interesse de presidir o poder legislativo parnaibano.


Ouvimos a vereadora Neta que disse ter iniciado essa campanha pela presidência antes mesmo dos outros nomes se manifestarem, e que não abrirá mão do direito de se lançar. A vereadora lembrou que já presidiu a casa por três vezes, e que durante esse período teve suas contas aprovadas e não respondeu a qualquer crime.


“Já conversei com os novos eleitos e me garantiram apoio. Não tenho nada contra os demais candidatos, mas entendo que a eleição de vereador já acabou eu não vou deixar o prefeito em uma situação delicada, minha equipe não vai para as redes sociais atacar ninguém (...) eu quero harmonizar como já fiz, o Geraldinho já teve a oportunidade” disse Neta.

domingo, 8 de novembro de 2020

Último debate é marcado por trocas de acusações entre candidatos e ausência de Mão Santa


 

Dos quatro candidatos à prefeitura de Parnaíba, três compareceram à realização do último “Frente a Frente” o debate, da Rádio Liderança FM 95,1.


Apenas o prefeito e candidato à reeleição Mão Santa (DEM), não compareceu ao debate, deixando a cadeira reservada para ele, vazia.



Os demais candidatos Dr. Hélio (PL), Romualdo Seno (DC) e Samaronne Pinheiro (PSD) falaram de seus planos, e trocaram acusações.


Os quatro candidatos exploraram bastante a ausência do prefeito, e afirmaram várias vezes, que Parnaíba não está bem administrada.



Questionado pelos dois adversários sobre a prestação de serviços para Parnaíba, quando deputado, e que justificasse uma eleição de prefeito, Dr. Hélio disse que tem serviços prestados na saúde e citou o Hospital Dirceu Arcoverde, com intervenções feitas por ele, falou também da implantação de atendimento oncológico para Parnaíba e região, e que quer intensificar o programa de telemedicina no atendimento das Unidades Básicas de Saúde, caso seja eleito.



O candidato Romualdo criticou o candidato Hélio, disse que a telemedicina defendida por ele em seu plano de governo, não trará benefícios à população, e defendeu a contratação de médicos como solução para diminuir as filas nos postos de saúde. Sem justificar a necessidade de mudança, Romualdo disse que se for eleito vai abrir os canteiros centrais na avenida Pinheiro Machado, possibilitando, segundo ele, maior mobilidade urbana, e por fim disse ter um plano de construção de mercados populares, que seria capaz de gerar mais de quinhentos empregos em cada bairro.


O candidato Samaronne falou de sua experiência como empresário, e que possui capacidade para gerar empregos e oportunidades. Falou que a mulher terá valorização em seu governo, caso seja eleito. E que os servidores públicos teriam também valorização.



Mas quando foi questionado pelo candidato Hélio, sobre os motivos que causaram o rompimento dele com o atual prefeito com quem foi eleito na mesma chapa em 2016, Samaronne retrucou e respondeu com outra pergunta “O que fez o seu vice mudar de ideia? (...) ele há 90 dias fez acusações contra você?” perguntou.


Neste momento os ânimos entre os dois candidatos se acirraram, nitidamente Hélio se exaltou, a ponto de questionar o direito de resposta que foi dado ao candidato Samaronne.


Em outro momento Samaronne negou o que havia dito em entrevista à TV Antena 10 em 2017, quando disse ter ouvido falar de um suposto esquema de corrupção em obras da prefeitura. O candidato negou após ser questionado o que o impediu de denunciar, o suposto crime, a resposta dele foi por falta de provas.


Ao fim os candidatos pediram votos aos eleitores, que acompanhava o debate pela rádio e pelas plataformas das redes sociais.


A Rádio Liderança concluiu uma série de debates que foram realizados com os candidatos dos principais municípios da região norte do Piauí. Sua cobertura jornalística continua no dia 15 de novembro quando as urnas anunciarão os candidatos eleitos para os poderes legislativo e executivo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Candidatos à prefeitura de Ilha Grande discutem projetos em debate realizado pela Rádio Liderança

 


Os candidatos à prefeitura de Ilha Grande participaram na quarta-feira (04), do “Frente a Frente” debate realizado pela Rádio Liderança FM 95, 1.


O debate foi mediado pelo jornalista Hilder Monção e contou com a participação dos jornalistas Cristiane Albuquerque, Samuel Aguiar e Tiago Mendes que direcionaram suas perguntas aos três candidatos.


Os candidatos Bernadete Leal (PL), Edmar Pereira (PSD) e Marina Brito (PP), falaram de suas propostas para milhares de ouvintes e internautas que acompanharam as duas horas de transmissão.



Os três candidatos preferiram utilizar o tempo disponibilizado, para falar de seus planos de governo e discutir ideias, que em alguns momentos, foram divergentes, mas sem ofensas pessoais.


O candidato Edmar Pereira foi questionado sobre a experiência de ser atualmente o vice-prefeito de Ilha Grande, e se essa posição lhe assegura condições, de ir buscar recursos para resolver problemas como o acesso à infraestrutura e benefícios sociais, já que um dos dramas da população está relacionado às chuvas que deixam prejuízos para quem mora em áreas de risco.



O candidato fez um compromisso, e disse que, caso seja eleito, buscará parcerias com os governos estadual e federal para solucionar o problema dos alagamentos em Ilha Grande.


A candidata Marina Brito foi questionada pela jornalista Cristiane Albuquerque, sobre o que deve ser feito para melhorar os indicies da educação municipal, para diminuir a diferença entre os ensinos estadual e privado.



Marina disse que é uma de suas prioridades, caso seja eleita, melhorar os indicies da educação municipal, e melhorar o cardápio da merenda escolar, possibilitando melhor rendimento dos alunos.


A candidata Bernadete Leal abordou temas como meio ambiente e o lixo, disse que pretende se for eleita, ampliar a oferta de serviços de saúde e usou como exemplo sua experiência na secretaria de saúde municipal, disse que todos os recursos que foram destinados ao enfrentamento à COVID 19 foram aplicados com sucesso, e citou que Ilha Grande possui uma das menores quantidades de óbitos registrados na epidemiologia.



Bernadete também foi confrontada pelos candidatos Edmar e Marina, que questionaram o cumprimento das medidas sanitárias durante a campanha e serviços da saúde municipal aplicados aos moradores.


Em resposta, Bernadete disse ao candidato Edmar que cumpriu todas as medidas dos protocolos sanitários. Sobre o transporte de passageiros para tratamento fora do domicílio, Bernadete negou a afirmação da candidata Marina, de que pacientes viajam de qualquer jeito em transportes que não oferecem conforto.


Durante o debate um convite inesperado partiu de Bernadete ao candidato Edmar, ela disse que deseja contar com ele em seu eventual governo, convite que foi negado no ato. Edmar preferiu fazer o convite às duas candidatas para compor seu governo, se for eleito.


Marina rebateu o candidato Edmar quando ele questionou a inclusão de pescadores no plano de governo divulgado por sua campanha. Ela disse que não havia a necessidade de especificar uma categoria de trabalhadores, uma vez que ela possui raízes familiares com a pesca, e que a maioria da população sobrevive da atividade.


Ao final do debate os três candidatos pediram votos, e reforçaram suas propostas para os próximos quatro anos. Eles também agradeceram à Rádio Liderança pelo o espaço democrático e parabenizaram a emissora pela organização.


O debate com os candidatos à prefeitura de Ilha Grande foi o penúltimo. Nesta sexta-feira (06), os candidatos à prefeitura de Parnaíba é quem estarão “Frente à Frente”, concluindo uma série de debates realizados com os candidatos dos principais municípios da região norte do estado.

 

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Irmão do prefeito de Cajueiro da Praia denuncia em debate suposto crime eleitoral cometido durante a campanha

 



A Rádio Liderança FM 95,1 de Parnaíba, realizou a terceira edição do “Frente a Frente, O Debate” no sábado (24), no Teatro Saraiva.


Os candidatos à prefeitura de Cajueiro da Praia apresentaram suas propostas para o eleitor, que pôde acompanhar a transmissão do debate pela rádio e também pela internet.


Os candidatos responderam às perguntas dos jornalistas Cristiane Albuquerque, Samuel Aguiar, Tiago Mendes e Hilder Monção que conduziu o debate. Além de responder às perguntas feitas pelos demais candidatos presentes.





Apenas o atual prefeito e candidato à reeleição Girvaldo Albuquerque (Progressistas), deixou de comparecer ao debate, e justificou através de sua assessoria, que havia marcado um compromisso, no mesmo horário em que o debate aconteceu.


Filho de dois ex-prefeitos de Cajueiro da Praia, o candidato Felipe Ribeiro (Republicanos), foi questionado sobre sua autonomia como gestor, caso seja eleito e a possibilidade dos pais Vicente e Vânia Ribeiro de interferir em sua gestão.




O candidato disse que não haverá interferência dos pais se ele for eleito prefeito do município “Aproveito para esclarecer de vez e encerrar esse assunto, sou filho sim de ex-prefeitos, e eu terei liberdade para administrar como sempre tive” respondeu Felipe.


O candidato Decarts Brito (PL), que é vice-prefeito de Cajueiro da Praia, foi questionado sobre suas propostas para melhorar o turismo, já que participou da atual gestão até o dia em que rompeu com o prefeito, e foi convidado a se retirar da prefeitura, passando a cumprir expediente em uma garagem.




Ele destacou a importância de ampliar as parcerias que podem levar ao desenvolvimento, o setor que mais emprega e gera renda no município.


Candidato pela primeira vez, Cândido Inácio (PRTB) que é irmão do atual prefeito, disse que ao longo dos anos contribuiu para o desenvolvimento de Cajueiro da Praia, ressaltou que ajudou a eleger políticos, entre eles os dois últimos prefeitos, e denunciou o próprio irmão de oferecer serviços públicos e vantagens em troca de apoio político.   



“Todos sabem que hoje existe uma senha para que o morador da zona rural tenha acesso à água que a prefeitura distribui. Basta que na casa tenha o adesivo do prefeito e da mulher que é candidata à vereadora, essa é a senha. (...) Agora eu tenho sim serviços prestados ali, estradas e obras que à meu pedido foram feitas” disse o candidato.


O candidato Miguel Barroso (Podemos), disse que é preciso oferecer ao eleitor de Cajueiro, a oportunidade de experimentar uma gestão que fuja, dos grupos políticos que sempre alternaram a administração.


“É preciso fazer Cajueiro da Praia crescer de verdade, incentivar o turismo, atender as necessidades do cidadão e trabalhar a infraestrutura” defendeu.


Miguel Barroso comentou sobre a maneira inadequada como a merenda escolar do município foi distribuída durante a pandemia. O candidato deixou claro que os critérios para a distribuição de cestas de alimento, não foram igualitários.


Ao fim do debate os quatro candidatos se dirigiram ao eleitor, e reforçaram a necessidade de haver mudança em Cajueiro da Praia. A Rádio Liderança deu mais uma contribuição significativa para o processo eleitoral. E ajudou os 6. 393 eleitores a tirarem suas dúvidas sobre cada um dos candidatos que se propõem a comandar os próximos quatro anos de Cajueiro da Praia.


Fotos: Lohran de Morais 

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Um mês sem o Kairo Amaral e o que dizer desse tempo?

Registro do nosso último banho de mar, nesse dia me fez parar a faxina pra ir com ele

Esses primeiros 30 dias que se passaram, não são o suficiente para dimensionar a falta que nos fará o Kairo Amaral. A falta física, porque espiritualmente, ele continua vivo.

Foram 24 anos bem vividos, cheios de experiências e realizações, Kairo não deixou a desejar em nada durante sua passagem pela terra. Foi bom filho, bom parceiro e um bom profissional, deixou sua marca e o legado de que devemos que viver de forma intensa, tudo o que fez e cuidou, dedicou o seu melhor e fez com amor. Muitos o chamaram de prematuro pela velocidade em que tudo aconteceu com ele, e de fato foi bem isso mesmo.

No dia de sua morte evitei falar dele, me faltaram palavras e forças, foi uma ruptura brusca, que eu jamais esperei. Mas esses 30 dias me ajudaram a refletir, e entender que o que ele sempre quis das pessoas a quem amava, era a felicidade. Dessa forma tenho buscado encontrar em tudo o que fazíamos juntos, razões que me levam a crer que ele está ali do lado.

Assumir o bastão do trabalho com a responsabilidade de fazer por mim e por ele, é um desafio que me transforma, conheci ele de perto e sei como ele gostava de ver as coisas acontecerem, a comunicação através do jornalismo sempre foi a nossa praia em comum.

Nosso primeiro encontro se deu quando eu ainda era correspondente da TV Cidade Verde em 2014, quando o menino magrinho se aproximou e disse “Eu gosto do seu estilo de trabalho, você pode me dá umas dicas? Quero aprender a fazer televisão” disse ele.

Kairo era uma pessoa a quem a gente nunca soube dar um “NÃO”, pelo menos eu. Iniciamos ali uma amizade que mal sabia eu, vinha para preencher muitos espaços. Projetos e sonhos vieram, foram conquistados e realizados.

De repente o menino se tornou um homem, e viu o mundo ficar pequeno para tanto talento que possuía. Escreveu sua história com as mais limpas letras da coerência e da ética, não atoa se tornou uma das maiores revelações que o jornalismo de Parnaíba viu surgir.

Esse 17 de outubro não simboliza um dia de tristeza profunda, é um dia de saudade mas acima de tudo, é um dia de orgulho. 

O agora anjo de luz, está nos ajudando a atravessar um ano tão complicado de se entender, com desafios que nenhum de nós estávamos esperando para enfrentar. Luz para a iluminar a mãe, que tão aguerrida dedicou todos os dias em favor de seu filho, da irmã que chorou do lado e que ao mesmo tempo confortou nos momentos de dores.

Luz para os que ele sempre amou. Eu jamais esquecerei da ligações no meio da noite dizendo “Estou precisando conversar, só tu me entende” dizia ele. Entendia e não sabia porque entendia. Fui o que mais apoiou como amigo, em todos os desafios que teve, nos medos que enfrentou, nas gargalhadas que demos juntos e nas melhores experiência que a vida nos ofereceu.

Honrado sou eu, por ter tido o privilégio de poder chamá-lo de irmão, por vê seus olhos brilharem quando precisou de meu apoio, por me escolher para ser o seu parceiro de caminhada pessoal e profissional. Foram sim, as melhores fases vividas, mesmo que tenha tido lágrimas, essas mesmas nos fizeram fortes.

Só quero dizer que sua história jamais será apagada, que sua presença jamais será ausente e que o amor que todos nós dedicamos a ele jamais se findará, temos um aliado fortíssimo no céu, que ao lado de Deus vai apontar para qual caminho temos que seguir. Nada de choro de tristeza, lágrimas apenas de saudade e no peito a emoção de saber que está nos vendo e ajudando a fazer nossos dias ainda melhores!

sábado, 3 de outubro de 2020

Rádio Liderança realiza o primeiro debate com candidatos a prefeito de Buriti dos Lopes

 

Candidatos no Frente a Frente / Fotos: Lohran de Morais
 

A Rádio Liderança FM 95,1 de Parnaíba realizou no sábado (03), o primeiro debate das eleições 2020 entre os candidatos a prefeitos dos municípios da região norte do Piauí.

Frente a Frente, o Debate, reuniu no Teatro Saraiva os candidatos Bernildo Val (PSD) e Júnior Percy (PP) que debateram ideias, e responderam a perguntas dos jornalistas Cristiane Albuquerque e Tiago Mendes sobre vários temas.

O jornalista Hilder Monção foi o mediador do debate, a banca jurídica foi composta pelos advogados Léo Sales, Thiago Lima e Emmanuel Reis.

No formato de debate realizado pela Liderança, ouvintes e internautas acompanharam duas horas de conteúdo, que ajudou o eleitor indeciso a avaliar entre os candidatos, quem melhor está preparado para conduzir o município nos próximos quatro anos.

Bernildo e Júnior fizeram perguntas um para o outro, e o clima acirrado das duas candidaturas movimentou eleitores e simpatizantes que acompanharam em telões e ouvindo a rádio.

O atual prefeito Júnior Percy citou obras realizadas em sua gestão, e acusou seu adversário de se beneficiar com a gestão quando esteve no comando da prefeitura. Destacou que sua gestão é bem avaliada, e que Bernildo tentou impugnar na justiça a sua candidatura.

Em resposta Bernildo negou que tenha pedido na justiça a impugnação da chapa de seu adversário, o pedido foi feito pelo seu partido, e que tem o desejo de derrotar o atual prefeito nas urnas. O ex-prefeito também acusou o atual gestor de colocar Buriti dos Lopes na lista de municípios com débitos.


Com relação aos temas abordados no debate o abastecimento de água e o incentivo à produção agrícola, cada candidato defendeu um ponto de vista.

“Já entrei em contato com o governo do estado e o problema de abastecimento que existe na Barra do Longá vai ser resolvido nos próximos dias” respondeu Bernildo sobre a falta d’água na zona rural do município.

Já o candidato Júnior Percy anunciou que poços serão perfurados aumentando a distribuição de água na comunidade, e que vai priorizar a construção de uma barragem para atender os produtores de arroz “Vamos fazer Buriti ser a capital do arroz” disse Percy.

A realização do debate “Frente a Frente” contou com o empenho das equipes técnicas que levaram ao ar os melhores momentos. Equipamentos de alta tecnologia e profissionais reconhecidos interagiam o tempo todo para oferecer os melhores ângulos para quem, além do rádio optou por acompanhar por imagens na internet.

Os diretores executivo da Rádio Liderança Herbert Júnior e o diretor de programação Régis Queiroz também destacaram o empenho desses profissionais, e reforçaram o compromisso da emissora em oferecer para mais 500 mil ouvintes, a maior transparência desse momento decisivo para o eleitor.

Nas considerações finais cada candidato se dirigiu ao eleitor, parabenizou a Rádio Liderança pela realização do debate e pediu para cada administração fosse avaliada, e que no dia 15 de novembro vença aquele que melhor oferece condições de administrar Buriti dos Lopes.

Nos próximos sábado a Rádio Liderança segue realizando debates com outros municípios da região. Serão ouvidos os candidatos a prefeitos de Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Ânimos exaltados no Republicanos após desistência de Daniel Miranda à reeleição

A desistência do vereador Daniel Miranda (Republicanos) à reeleição, provocou um clima desagradável nos bastidores da convenção, que lançou no último dia 11 de setembro a candidatura de Dr. Hélio Oliveira (PL) para prefeito de Parnaíba.

Uma discussão foi registrada com ânimos exaltados entre o ex-vereador Gustavo Lima que é candidato nessa eleição e Daniel Miranda, os dois do mesmo partido, o Republicanos. O motivo, foi a desistência de última hora anunciada por Miranda, que era aguardado pelo grupo.

Uma fonte do BTM informou que foi preciso a intervenção dos membros do partido, para conter os ânimos de Gustavo.

Nós procuramos Gustavo Lima, ele disse que não gostaria de entrar em detalhes, mas acrescentou “ele até o último dia disse que era candidato e no dia da Convenção disse que não seria mais. Aprendi com meu avô e meu pai a ter palavra e caráter  apenas isso.” Respondeu Lima.

Ouvimos também o vereador Daniel Miranda que antes afirmou que essa situação entre ele e Gustavo Lima “está superada”.

“a decisão é por motivos pessoais, conservei com a minha família, com os meus amigos e apoiadores que me dão apoio político” disse Daniel sobre a desistência.

De acordo com o vereador foram analisados alguns fatores, como a saída de outros membros do partido, que também anunciaram desistência de suas candidaturas. Daniel concordou que essa, será uma eleição difícil, mas que vai se manter no partido e na política, dando sua contribuição para o desenvolvimento de Parnaíba.

No mesmo dia do desentendimento o vereador anunciou que daria apoio, ao colega Ricardo Veras que é candidato à reeleição. Hoje Daniel disse que esse diálogo ainda está sendo amadurecido, e que é possível sim esse apoio, pela aproximação que tem com Ricardo.

Miranda reconheceu que a decisão de desistir da candidatura não é fácil, mas que pode concorrer as próximas eleições.

“Há quem diga que houve interferência do Florentino e do próprio Dr. Hélio, mas eu afirmo que não. Eles foram os que mais me incentivaram a manter” pontuou Daniel Miranda.

O presidente do diretório do Republicanos em Parnaíba Ferreira Neto também foi procurado por nossa reportagem, ele comentou o caso e disse “Sobre divergências, isso é normal, tem em todos os partidos políticos, divergência de opiniões e pensamentos faz parte da democracia” disse Ferreira.


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Guarda Municipal é assassinado ao tentar cumprir a lei

 


Perplexa, é assim que se encontra a maioria da população parnaibana com os últimos acontecimentos. Depois de uma execução aos moldes do cangaço à um empresário, agora a violência faz de um guarda municipal, a vítima da vez.

O crime contra o empresário Janes Castro sequer completou uma semana, e o que nos causa um susto maior ainda, é tomar conhecimento de que os errados mandam para os seus lugares àqueles que tem a função de zelar pela ordem de todos.

O guarda municipal Marcos Vinicius no exercício de sua função, sofreu agressões covardes de quem já saiu de casa mal-intencionado, e ao que tudo indica, disposto a tudo para resolver seus “problemas”.

O que nós apuramos, é que essa, não era a primeira vez que o suspeito de matar o agente público fugia a seu dever. Trabalhar como Moto-taxista requer cumprimento de regras como qualquer outra função, e isso inclui assumir encargos, ficar em dia com os órgãos de fiscalização e seguir padrões.

Na regra geral um guarda civil municipal, têm a função de zelar pela segurança das cidades, eles exercem o poder de polícia no limite de suas atribuições e podem agir em nome da Lei.

Muita gente nessa hora deve se perguntar, e onde estava o armamento desses agentes? É importante lembrar que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu no dia 29 de junho de 2018, que integrantes de todas as guardas municipais do país podem portar armas de fogo durante o horário de trabalho e de folga. Mas quem trabalha em municípios com mais 50 mil e menos de 500 mil pessoas só pode usar armamento em serviço.

Perguntamos ao secretário de trânsito, transporte e articulação com as forças de segurança, Maurício Machado sobre o uso de armamentos para a defesa dos agentes, se já existe ou se há planos para equipar esses agentes?

O secretário disse que vai escolher um momento oportuno para esclarecer sobre o assunto, que pelo fato de estar presente no velório do agente Marcos Vinicius não teria como responder.

Essa visível fragilidade do sistema, precisa dar espaço a uma resposta firme. É simples, ou a pasta responde ao crime com maior rigor, aumentando a fiscalização, punindo aqueles que não se encaixam no perfil dos que realmente buscam trabalhar, ou teremos mais casos como esse, e olha que a vida de outro agente que também foi ferido corre risco.

A inversão dos valores, é petulante quando olhamos para casos assim. Quem saiu de casa hoje para manter a lei e a ordem, nem voltou. Já o perfil que se segura onde acha brechas e faz da ilegalidade o motivo para a sua “autodefesa”, encontrou hoje argumentos para justificar o injustificável.

Tem gente que ainda vai dizer “O coitado estava querendo trabalhar, mas nessa cidade ninguém pode vencer na vida, tem que pagar essa estrutura política”. Paciência. Estamos vivendo a época onde a roda pequena, quer engolir a maior a todo custo, mesmo sabendo que essa missão é impossível.

sábado, 5 de setembro de 2020

Zé Hamilton oficializa apoio a pré-candidatura de Hélio no mesmo dia em que o genro é lançado como vice de Mão Santa

 


O pré-candidato à prefeito de Parnaíba Dr. Hélio Oliveira (PL), publicou em suas redes sociais um agradecimento ao ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), que oficializou apoio a chapa que deve ser oficializada em setembro.

Horas antes dessa publicação o programa “Em Evidência” da Rádio Liderança 95,1 havia antecipado o apoio de Zé Hamilton ao pré-candidato, o que se confirmou.

Os partidos que compõem a oposição ao atual prefeito Mão Santa (DEM), apostavam na candidatura de Zé Hamilton, um dos principais adversários políticos do atual prefeito ao longo dos anos.

Zé Hamilton desistiu de ser candidato há duas semanas, a desistência criou animosidade no grupo. Dias depois o nome do deputado Hélio foi escolhido para substituir o de Zé Hamilton.


Por causa do silêncio de Zé Hamilton durante as duas semanas, surgiram dúvidas de que o ex-prefeito poderia apoiar de forma indireta o seu genro, o vereador Beto (PP), que teve sua candidatura a vice-prefeito oficializada no sábado (05), com Mão Santa.

Durante uma reunião realizada também no sábado, Hélio e Zé Hamilton foram fotografados juntos. Existe uma expectativa de que Zé Hamilton faça discurso na convenção de seu partido o PTB, que está prevista para o dia 10 de setembro.

Por causa desse clima, o genro de Zé Hamilton quando usou a palavra para agradecer o apoio que tem recebido, resumiu-se apenas à esposa e ao filho.

DEM oficializa candidaturas de Mão Santa e Beto, prefeito endurece o tom e diz "Não tem nada ganho"

 


O partido Democratas realizou no sábado (05), a convenção da coligação “Parnaíba de Futuro” que oficializou a chapa Mão Santa e Beto (Progressistas) como candidatos a prefeito e vice respectivamente.

Foram oficializadas também as candidaturas de vereadores do partido. Políticos como o senador Ciro Nogueira presidente nacional do Progressistas se fez presente, além dele o deputado estadual Mardem Menezes (PSDB), a deputada federal Ircema Portela (PP-PI) e o prefeito de Teresina Fimino Filho (PSDB).


Antes dos candidatos usarem a palavra, mensagens de vídeo foram reproduzidas, entre elas a do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) presidente nacional do partido, de ministros do governo Bolsonaro e o ex-presidente Michel Temer.

O presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) Zé Filho disse em seu discurso de apoio a Mão Santa, que apoiar novamente a candidatura do tio à reeleição, e lembrou que em 2016 Mão Santa havia iniciado a campanha sem apoio de vereadores, e que venceu, e que agora conta com uma equipe consistente para buscar a reeleição.


A filha Cassandra Moraes Souza leu uma homenagem para o pai, no texto repedidas vezes foi usada a frase “Parnaíba e o parnaibano”. Ela fazia de forma indireta a lembrança de que adversários de Mão Santa não são naturais de Parnaíba.

O senador Ciro Nogueira relembrou as alianças políticas do pai dele com o atual prefeito de Parnaíba. Destacou que não votou no presidente Bolsonaro, mas que o presidente lhe fez o convite para integrar a base aliada ao governo no congresso nacional.

Ciro reconheceu que esteve em lado oposto à Mão Santa no passado, e que a aproximação agora se faz necessária por significar o que ele chamou de o “melhor para o Piauí”.


O senador também citou os motivos que o levaram a romper com o governador Wellington Dias (PT), “Ele me chamou após tomar conhecimento de que eu me aproximava do presidente Bolsonaro, e pediu que o fizesse uma escolha entre apoiar o governo federal e contar com o apoio dele nas próximas eleições. Eu disse que entre o Piauí e o governador eu prefiro o Piauí” disse Ciro.

Após seis mandatos seguidos como vereador, Carlos Alberto Teles disputa nessas eleições, o cargo de vice-prefeito ao lado de Mão Santa, de quem foi opositor durante o atual mandato.

Beto enfatizou que mesmo estando em lados opostos, manteve na atual legislatura o perfil de vereador responsável, mesmo estando na oposição. “Quando precisaram do meu voto eu votei por entender o que era o melhor para minha cidade, mas quando precisava entender melhor as matérias eu pedia prazo” comentou Beto.

Ele disse ainda que não entende como Mão Santa fez para melhorar a vida dos parnaibanos em três anos “Vou dar um exemplo, é como se fosse um acidente de trem, o resultado é um emaranhado de ferro e sucata. E desse acidente, Mão Santa colocou a locomotiva nos trilhos do desenvolvimento, e vai seguir porque agora são mais duas locomotivas pra puxar pra frente, eu e o senador Ciro” pontuou.

O agora candidato a vice de Mão Santa, resumiu que se a sua postura política não fosse a que adotou, não haveria clima para aceitar o convite. E sem mencionar o nome do sogro e ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), Beto agradeceu o apoio que tem recebido da esposa e do filho, que não se fez presente para evitar aglomerações.

O último a fazer discurso foi o prefeito Mão Santa, que agradeceu ao senador Ciro Nogueira pelo apoio que tem dado a sua candidatura, disse que o vice indicado pelo senador é competente e que tem caminhado bastante com ele.

Mão Santa usou por várias vezes a expressão “Não tem nada ganho” referindo-se a campanha que começou. Disse que há muito trabalho pela frente e que acredita no sucesso da campanha.

O prefeito fez críticas ao governos petistas, o que comparou a “desastres” e que ainda não entende como fez para “recuperar Parnaíba” ao assumir em 2017.

Mão Santa também endureceu as críticas ao Bispo Diocesano de Parnaíba Dom Juarez, ao citar que o líder da igreja católica em Parnaíba assinou uma carta contra o presidente Jair Bolsonaro “Ele assinou a carta, só tem esculhambação. Nós vamos ter dificuldades” disse Mão Santa.

sábado, 22 de agosto de 2020

Vereador Beto Teles anuncia que será o vice de Mão Santa durante encontro do Progressistas em Parnaíba

 

O vereador Beto Teles (PP) genro do ex-prefeito Zé Hamilton, aceitou o convite de ser o pré-candidato à vice-prefeito na chapa encabeçada por Mão Santa (DEM). O encontro que oficializou o convite aconteceu neste sábado (22), na residência do vereador em Parnaíba.

O jornalismo da Rádio Liderança 95,1 de Parnaíba e do BTM já tinham antecipado essa decisão ao longo da semana, mas faltava a palavra do próprio vereador Beto que durante seu discurso, explicou as razões que o levaram a aceitar o convite.

O encontro se deu em duas etapas, a primeira de forma interna, onde apenas os membros do partido Progressistas participaram, e a segunda com a chegada do prefeito Mão Santa.

Beto comentou que há pouco mais de 10 dias, havia conversado com o sogro Zé Hamilton, e que ele tinha dito que seria candidato à prefeito com o apoio do governador Wellington Dias (PT). Mas foi durante essa semana que a posição de Zé Hamilton mudou.

Foi participando de uma live com o sogro e o governador que Beto ouviu do próprio Zé Hamilton, que abriria mão de ser candidato por razões de saúde, e que o filho do ex-prefeito que é médico disse “O senhor pode ir para a campanha e por causa desses problemas de saúde, pode contrair esse vírus, e não voltar pra casa, e o pior trazer aqui para a mamãe”.

Diante dessa decisão do sogro Beto disse que era a chegada a hora de avaliar a possibilidade de aceitar o convite e ser o vice na chapa com Mão Santa. Acompanhe o discurso na íntegra.

Antes de anunciar sua decisão, Beto ouviu dos membros do partido, na presença do senador Ciro Nogueira (PP-PI), do deputado Júlio Arcoverde (PP) e do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) os receios que eles tinham com relação a montagem da chapa. É que alguns temiam que o que aconteceu com Samaronne atual vice de Mão Santa, que teve as relações políticas rompidas com o prefeito se repetisse com Beto.

Tanto Beto como o senador Ciro Nogueira, pareciam estar com o mesmo discurso, afirmando que não havia essa possibilidade. Mas em dado momento o vereador disse que vai exigir respeito de apoiadores de Mão Santa ao nome de Zé Hamilton “Tem que respeitar a história dele” disse Beto se referindo à apoiadores de Mão Santa que até poucos dias, manifestavam opiniões contrárias à Zé Hamilton nas redes sociais.

“Eu sou um dos que mais ajuda o governo do Mão Santa, e o Beto é o meu representante lá dentro, ele é quem vai ser a voz dos progressistas” disse Ciro.

Ao destacar a importância de apoiar essa aliança, o senador Ciro comentou a aliança que foi feita entre o pré-candidato a prefeito Dr. Hélio Oliveira (PL) e Tererê (PTC)

“Pelo amor de Deus, é entregar Parnaíba ao isolamento de recursos, esse governo não fez nada por esta cidade” disse Ciro.

O prefeito de Teresina Firmino Filho também usou a palavra e disse que o resultado da eleição de 2022 passa pela decisão que Parnaíba tem a oportunidade de mostrar “Todos os olhares estão voltados para Parnaíba, e Mão Santa sempre foi essa voz que permitiu o surgimento de novas lideranças, esse modelo que está no governo é arrogante, vende uma imagem e faz outra coisa bem diferente” comentou Firmino.

Por sua vez o prefeito Mão Santa destacou a aliança que nasce com o nome de Beto “É a experiência do mais velho com a ousadia do mais jovem” disse.

 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Progressistas se aproxima de Mão Santa e pode indicar um nome no fim de semana


As declarações do deputado estadual Hélio Oliveira (PL), em suas redes sociais afirmando ser o pré-candidato à prefeitura de Parnaíba pela oposição, repercute até hoje. O deputado publicou um vídeo após a suposta desistência de Zé Hamilton (PTB).

O ex-prefeito Zé Hamilton não veio à público afirmar que desistiria da disputa, mas diante de tanta repercussão, também não se manifestou negando a desistência.

Seguidores políticos do ex-prefeito tinham como certa a pré-candidatura dele nas eleições deste ano, contra Mão Santa (DEM) atual prefeito de Parnaíba. A suposta desistência cria um cenário favorável para Mão Santa.

É que se fosse confirmada a pré-candidatura de Zé Hamilton outros nomes da oposição, que também avaliam lançar suas pré-candidaturas, poderiam caminhar juntos na mesma chapa.

O deputado Hélio já havia afirmado diversas vezes que não abriria mão de ser o candidato do governo, ele sustentava o argumento de que deixou de ser o candidato em 2016, a pedido do governador para apoiar à reeleição de Florentino Neto (PT).

Políticos mais próximos de Zé Hamilton, comentam que vários fatores podem ter sido levados em consideração, para essa suposta desistência. Um deles é o alinhamento político com o senador Ciro Nogueira (Progressistas), que articula o apoio do próprio Zé Hamilton para Mão Santa, em uma declarada guerra contra o governador Wellington Dias (PT) com quem rompeu recentemente.

Outros fatores que também são cogitados, estão ligados à saúde do ex-prefeito. Os filhos já teriam deixado claro que não aceitariam o pai em campanha diante de uma pandemia. Essa segunda hipótese, ganha força quando Valéria Castelo Branco, esposa de Zé Hamilton se afasta do diretório do Progressistas, evitando contato social nesse período.

Nosso jornalismo confirmou que o Progressistas se aproxima a cada dia, da realidade de lançar um nome de vice para a chapa encabeçada por Mão Santa. E que o vereador Beto genro de Zé Hamilton é o preferido nesse cenário.

O Progressistas passou por mudanças nos últimos dias, e as alterações que foram feitas no diretório, abrem margens para o anúncio de um nome para essa composição, prevista para esse fim de semana.

Uma composição feita pelo dois principais grupos políticos de Parnaíba, não deixa em situação confortável, o grupo liderado pelo pré-candidato Hélio, que já conta com opiniões divergentes dentro do PT. O Republicanos também define sua situação diante dessa discussão no fim de semana, por lá devem decidir, a quem apoiar, ou lançar o nome do ex-vereador Gustavo Lima para disputar a prefeitura.

domingo, 16 de agosto de 2020

Republicanos demonstra insatisfação com pré-candidatos à prefeito de Parnaíba, e diz ter nome para lançar

 

O diretório do Republicanos de Parnaíba reagiu às declarações feitas pelo diretório do PROS em Parnaíba, em entrevista à Rádio Liderança 95,1 no último sábado (15). Na fala do suplente de vereador Pirata, o partido já foi procurado por três pré-candidatos à prefeito de Parnaíba.

De acordo com as declarações de Pirata, Marcos Samaronne (PSD), Dr. Hélio (PL) e Zé Hamilton (PTB), todos considerados pré-candidatos à prefeitura de Parnaíba, demonstraram interesse em ter o PROS como aliado, o que ainda não aconteceu com o Republicanos.

“Nós somos um grupo que temos seguramente 26 nomes fortes como pré-candidatos à Câmara dos Vereadores. E isso nos dá legitimidade para ser um importante aliado de qualquer um dos nomes que pretendem disputar o executivo” disse Ferreira Neto presidente do diretório do Republicanos em Parnaíba.

O grupo já reuniu na semana passada os pré-candidatos que irão disputar pelo menos cinco cadeiras no plenário da câmara municipal de Parnaíba. A insatisfação do partido com antigos aliados como é o caso de Zé Hamilton, que não mostrou interesse no diálogo até o momento, fortalece a ideia do partido lançar um nome para disputar a prefeitura.

“Nós podemos sim, lançar um nome nosso para disputar o executivo, a princípio queremos dialogar e não fomos procurados por nenhum deles. Se o entendimento for esse, podemos ter o próprio Gustavo Lima que foi vereador como candidato a prefeito sem nenhum problema” comentou Ferreira.

Estão filiados no Republicanos os vereadores André Neves, Daniel Miranda, Pastor da Paz, Diniz e Ricardo Veras, todos pré-candidatos à reeleição. O diretório afirma que existe condições do grupo reeleger os cinco ou até mais nomes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Morre em Teresina o empresário Arnaldo Lopes da Silva vítima da COVID 19

 

Morreu no início da tarde de sexta-feira (14), em Teresina, o empresário Francisco Arnaldo Lopes da Silva 53 anos. Ele foi diagnosticado com COVID 19 na semana passada, e estava na UTI de um hospital privado, porque o quadro de saúde dele se agravou durante a semana.

Nascido em Exu – PE em janeiro de 1967, Arnaldo veio para o Piauí onde constitui sua família ao lado da mulher Francisca Maria da Silva. Juntos eles tiveram o Arthur Medeiros Lopes da Silva.

Além de empresário do ramo de restaurantes gerando empregos em Pedro II e Parnaíba. Arnaldo era um dos mais respeitados maçons do Piauí. Iniciou sua trajetória na ordem no dia 26 de maio de 1999.


Na maçonaria desenvolveu um brilhante trabalho como Past Grande Mestre Estadual do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Piauí no período 2008-2010, Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Antonio Alexandrino de Moraes Filho Nº 684 e atual  Venerável Mestre da Loja Maçônica Mestre Francisco Correia Nº 07 – GLMPI de Parnaíba.


Alcançou graus importantes na maçonaria simbólica e filosófica, em maio de 2019 transferiu sua filiação para a Loja Mestre Francisco Correia, a cerimônia de filiação de Arnaldo foi presidida pelo então Grão Mestre da maçonaria do Piauí, Jarbas Nogueira Matias.

Membros da maçonaria de todo o Piauí estenderam seus sentimentos pela morte de Arnaldo. O Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Piauí decretou luto oficial de três dias, e suspendeu todas as atividades que estavam sendo realizadas mesmo de forma virtual. O sepultamento será em Pedro II.

 Minhas Lembranças

A lembrança que eu vou levar para a vida inteira desse homem justo, é de que sempre vale a pena acreditar no amanhã. Embora vivendo desafios que nem sabemos que somos capazes de suportar, temos a obrigação de acreditar.

Foi assim que ele me ensinou, a mesmo diante de situações que pareciam ser irreversíveis, a esperar pelo dia seguinte e acreditar que as coisas iriam normalizar, uma palavra que jamais vai sair da minha memória foi a que ele me disse “Eu não esperava outra atitude sua meu irmão, e saiba que tudo o que eu puder fazer por você eu farei, quero contar com sua ajuda na minha gestão” disse o meu mestre Arnaldo falando de suas perspectivas para o retorno das reuniões da maçonaria em Parnaíba.

Arnaldo deixa o filho Arthur membro da ordem DeMolay no capítulo José Barreto de Albuquerque presidido por mim atualmente, e a esposa Baíta membro do Clube das Luvas Brancas formado por esposas de maçons. Que Deus conforte a dor de cada um.

Me despeço de você meu amado irmão, com um profundo pesar, mas com a certeza absoluta de que o Grande Arquiteto do Universo lhe recebe hoje de braços abertos. Se o reino dos céus é cheio de luz, hoje eu estou ciente de que é pela ida de pessoas iluminadas como você que isso acontece. Até breve meu irmão!

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Kim do Caranguejo diz que vai manter decreto contrário ao do governo do estado em Luís Correia

 

Kim do Caranguejo prefeito de Luís Correia (PP) / Imagem: Reprodução TV Clube
 

O prefeito de Luís Correia Kim do Caranguejo (Progressistas), afirmou nesta quinta-feira (13), que vai autorizar a reabertura de bares e restaurantes localizados na orla das praias do município.

A decisão do prefeito contraria o decreto do governo do estado que está em vigor, e que só permite que bares e restaurantes na praia retornem apenas no dia 08 de setembro, e não na próxima segunda-feira (17), como alguns barraqueiros esperavam.

Muita gente está confusa com relação as datas que anunciam a retomada de algumas atividades. Neste caso que envolve a reabertura de bares e restaurantes, o decreto do governo é claro, e diz que apenas estabelecimentos localizados na área urbana, poderão retornar na segunda-feira, eles devem atender a todas as exigências estabelecidas nas medidas sanitárias.

Os bares e restaurantes localizados na praia, terão que aguardar até setembro, para colocar em prática os planos que foram apresentados na quarta-feira (12), às equipes da Vigilância Sanitária e Ministério Público.

A tentativa do prefeito Kim do Caranguejo de antecipar a reabertura nas praias, é sustentada na liberação da orla para a prática de atividades físicas individuais, prevista no decreto do governo. Nas últimas semanas o número de pessoas que passaram a frequentar as praias de Luís Correia aumentou consideravelmente. A vigilância sanitária chegou a contabilizar mais 1, 500 abordagens durante um fim de semana.

Em Luís Correia já foram contabilizados 497 casos da COVID 19, o número de mortos chegou à 12. O município não possui estrutura para atender os casos mais complexos da doença, e todos os pacientes que apresentam um quadro de saúde grave, são transferidos para o Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba.

Durante a pandemia, a população de Luís Correia viu o ex-secretário de saúde Felipe Sampaio pedir exoneração do cargo. Em seu lugar assumiu Milena Moura Fé que está há três semanas no cargo, e nunca respondeu à nossa reportagem, sobre o que têm sido feito para lidar com o crescimento dos casos da doença no município.

A atitude do prefeito de Luís Correia em manter uma decisão contrária à do governo do estado, pode ser considerada absurda, principalmente pelos adversários políticos dele. Kim do Caranguejo disse que embora seja penalizado judicialmente, como é provável que isso aconteça, vai cumprir com sua decisão.

O promotor de justiça Galeno Aristóteles disse à nossa reportagem que diante da divergência de decretos como a que estamos vendo acontecer. A posição do MP é recomendar que seja cumprido o decreto que garante mais preservação de vidas humanas.

O prefeito havia dito que o município possui autonomia para decidir também com relação aos decretos da pandemia. Mas de acordo com o STF (Supremo Tribunal Federal), a autonomia dos municípios com relação ao poder executivo estadual só é levada em conta quando as regras de uma prefeitura endurece ainda mais, o que o estado já determinou, e não para o relaxamento.

“Nós apresentamos todas as defesas para sustentar o pedido de liberar as atividades dos barraqueiros, eles não aguentam mais tantos prejuízos. Se não funcionasse voltaríamos atrás” disse Kim do Caranguejo ao se mostrar insatisfeito com a recomendação do Ministério Público.

Vale lembrar que mesmo a prefeitura de Luís Correia autorizando a reabertura de bares e restaurantes. Os proprietários estão sujeitos a punição por descumprir o decreto estadual.

Diante disso uma observação se faz necessária. É que internautas diariamente enviam fotos e vídeos mostrando a movimentação em bares e restaurantes de Cajueiro da Praia município vizinho à Luís Correia. O secretário de governo Jairo Carvalho afirmou que as equipes da vigilância sanitária estão intensificando as fiscalizações em todas as praias, mas disse que existe um entendimento de que o decreto do governo não restringe o funcionamento de hotéis e ressortes.

 

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Solidariedade não abre mão de indicar vice na chapa de Mão Santa

 

As articulações em torno de um nome que deve compor a chapa de reeleição encabeçada pelo prefeito de Parnaíba Mão Santa (DEM), sofrem atualizações a cada dia.

Até agora foram cogitados pelo menos dois nomes, o empresário Erivelton Fontenele, e do vereador Beto ambos do Progressistas. Embora os encontros tenham sido registrados, o gabinete do prefeito nega que, as conversas entre eles tinham como pauta o convite.

A mais recente e provável composição teria sido defendida pelo diretório estadual do Solidariedade, partido dirigido pelo vereador Daniel Jackson. A executiva estadual do Solidariedade deu ao diretório de Parnaíba autonomia para discutir e decidir sobre a pauta.

A reportagem do BTM conversou com os dois lados dessa história. Fontes ligadas ao diretório do Solidariedade afirmam que existe essa possibilidade do partido indicar o vice de Mão Santa, e que os nomes do vereador Daniel Jackson e do ex-vereador Fernando Gomes podem ser o fiel da balança.

Procurados pela reportagem os assessores do prefeito que participam desse diálogo, não responderam aos nossos questionamentos sobre a possibilidade da composição de chapa com o Solidariedade.

Estava previsto para o fim da tarde desta terça-feira (11), uma reunião com membros do diretório do Solidariedade com o prefeito Mão Santa para tratar desse assunto. A reunião foi adiada de última hora, e remarcada para a quarta-feira (12).

Em sua rede social o advogado e radialista Eliaquim Nunes que é pré-candidato a vereador pelo Solidariedade, manifestou insatisfação com a articulação do prefeito, e questionou a eficiência desses assessores no processo que requer, um comportamento agregador.

 

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Medicação vencida expõe fragilidade do poder legislativo de Ilha Grande

 

O episódio envolvendo a secretaria de saúde de Ilha Grande nesta semana chamou a atenção de muita gente. A polícia civil cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela justiça, a suspeita é de que medicamentos vencidos estavam sendo distribuídos para a população. 

A polícia encontrou medicamentos vencidos na secretaria de saúde do município, servidores foram convidados a prestar esclarecimentos na delegacia. Essa operação partiu de uma denúncia feita pela mãe de uma criança, que recebe tratamento para hanseníase.

De acordo com as informações divulgadas pela polícia, a mãe da criança só se deu conta de que a medicação estava com o prazo de validade vencido, quando todo os comprimidos foram ingeridos.  

A prefeitura informou que vai apurar o caso, e que dará todos os esclarecimentos necessários. Diante do caso o município informou ainda, que a criança recebeu atenção para avaliar se houve danos à saúde ou não, e que especialistas descartaram complicações causadas pelo uso da medicação. 

Enquanto o caso é apurado, vem uma pergunta. Onde estão os vereadores que são pagos para fiscalizar o poder executivo? O problema evidenciado e que a polícia está investigando, expõe a fragilidade do poder legislativo, que se se tivesse identificado e cobrado à tempo, poderia evitar que essa criança e outros usuários da saúde recebesse a medicação vencida. 

Nossa reportagem ouviu a vereadora Cristiane Santos (Progressistas) ela disse que durante os três anos de mandato, já fiscalizou os órgãos da prefeitura e aprovou requerimentos sobre a saúde, ela acrescentou que está empenhada para que a polícia possa esclarecer os fatos.

No geral a câmara de vereadores de Ilha Grande acumula episódios que merecem esclarecimentos.  Em março deste ano com a chegada da pandemia, o presidente da câmara assinou após aprovação do plenário, a matéria que reajustava os salários dos vereadores e reduzia a jornada de trabalho deles. 

A polícia deve concluir nos próximos dias o inquérito que apura esse caso dos medicamentos. Mas cabe aos moradores de Ilha Grande também aumentar a dose de uma medicação chamada atenção, para o que fazem os verdadeiros empregados da população, e isso inclui o poder executivo e legislativo.