segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Aproveite o pacote para Buenos Aires na Argentina


PSDB passa PT e vai governar 34,4 milhões de eleitores




O PSDB vai governar 34,4 milhões de eleitores a partir de 2017, segundo levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A soma equivale a 24% do total do eleitorado, de 144 milhões.

Em seguida aparecem o PMDB, com 20,6 milhões, o PSB, com 11,8 milhões, e o PSD, com 9,72 milhões de eleitores. Juntos, os quatro partidos governarão 53% do eleitorado brasileiro.

Em comparação com a eleição de 2012, houve avanço do PSDB que, naquela eleição, aparecia em terceiro lugar em número de eleitores, atrás do PT e PMDB.

O PT passou de 27 milhões para 4,36 milhões de eleitores. O PMDB continua na segunda posição, com um total de 20,6 milhões.

Já em número de habitantes, que é maior que o de eleitores, o PSDB governará 48,3 milhões de pessoas, seguido do PMDB, com 28,7 milhões, PSB, com 16,5 milhões e PSD, com 13,4 milhões.

O PT governará 6 milhões de pessoas. O partido sai como o grande derrotado nas urnas. 

Fonte: G1

Mão Santa venceu e o PT o que fará em Parnaíba?




A derrota que o PT sofreu nas urnas em Parnaíba, serve de alerta para os dirigentes do partido a nível municipal e estadual. A prefeitura da segunda maior cidade do estado é um termômetro para o Piauí.

A eleição de Mão Santa (SD), provou que o ex-governador venceu o processo eleitoral com uma soma de mais de 10 mil votos de diferença da última campanha onde colocou seu nome para a avaliação popular. Em 2012 Mão Santa obteve pouco mais de 24 mil votos, já em 2016 a votação saltou para 35 mil.

Os resultados mostram também que o atual prefeito Florentino Neto (PT), não teve queda em sua votação se colocados os dois pleitos. Em 2012 o petista teve 34 mil votos, número que se repetiu em 2016. Florentino não perdeu sua votação, o detalhe é que Mão Santa venceu o processo. 

O resultado das urnas neste segundo turno, mostra que não só o PT mas a grande maioria dos candidatos que disputaram as eleições, estando filiados à um partido de esquerda foram derrotados. Cabe aos próprios partidos fazer uma avaliação necessária à essa altura da política.

De acordo com o presidente do PT de Parnaíba Edivan França, até o dia 10 de novembro todo o diretório nacional deve estar reunido para fazer essa avaliação “O PT é orgânico, tem uma estrutura nacionalizada, ou seja, estamos aguardando uma resolução que deve sair dia 10 com a reunião da direção nacional” informou.

Embora tenha perdido a eleição majoritária no município, o PT manterá a partir de janeiro de 2017 sua representação no legislativo com a vereadora Fátima Carmino que está em seu terceiro mandato, trazendo em seu perfil político, uma postura mais independente às mudanças que sofreu o partido ao longo dos anos.

A partir de janeiro ela passa a ser a personalidade política do partido mais importante no cenário local, passando a aumentar sua responsabilidade em vida pública.

Carne e Osso -- Zélia Duncan & Paulinho Moska

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Em 2017 Mão Santa será o prefeito de todos os parnaibanos




A partir de janeiro de 2017 Mão Santa (SD), será o prefeito de todos os parnaibanos, alguma dúvida disso? Da minha parte não. Aliás, eu conheço como muitos também conhecem as Leis deste país.

Eu não costumo responder as provocações e afrontas de gente sem nível, mas abro uma exceção aqui. Ontem publiquei em meu blog uma matéria que abordava a possível mudança de curso no resultado das eleições deste ano. A matéria foi baseada em informações obtidas pelo nosso jornalismo, que igual a qualquer outro veículo de comunicação, tem assegurado seu direito de preservar suas fontes.

Falamos justamente de possibilidades, em momento algum foi usado afirmação, até por que, somos um veículo de comunicação e não um tribunal de justiça. É preciso ficar claro isso, por que embora a educação tenha avançado para algumas pessoas, ainda tem uma parcela que permanece “tapada” seja por opção, ou por destino mesmo.

Caso seja necessário eu desenharei da próxima vez ao invés de escrever. Sim, por que quando falta interpretação eu costumo apelar para o menos complicado. Onde eu quero chegar? Quero chegar ao meu direito de resposta. Neste país ainda é livre a expressão dos jornalistas, os veículos de comunicação trabalham com suas linhas editoriais de maneira independente e o faz da forma que melhor achar.

Quando eu justifico que não acusei, nem denegri a imagem do prefeito eleito Mão Santa, apenas apresentei um resumo do que apuramos, me sinto de consciência tranquila, para responder aqueles que ousaram insinuar que estou insatisfeito com resultado de eleição. Ora, não cabe a mim mudar os rumos do que está posto, nem a mim e nem a qualquer outro colega da área.

Se houve ou não crime eleitoral cabe a justiça apurar e por fim julgar. Teve um rapaz metido a direitinho que só falta se intitular de “Sérgio Moro da Parnaíba” que teve a petulância de sugerir que eu teria perdido algo na prefeitura. Eu não sei de onde ele tirou isso, mas gostaria de desafia-lo a provar que eu tive ou tenho algo lá. Bem diferente dele que está indo com muita sede ao pote parecendo nunca ter visto tanta água para beber.

Mantenho uma relação de respeito com muitos políticos desta cidade, e assim tenho feito porque recebi educação de berço. Para mim não é nada bonito ter que desviar caminho por que eu tenho diferença com esse ou aquele político. Com o próprio Mão Santa tenho bom relacionamento, nunca o ofendi ou o acusei, já fui inclusive funcionário da emissora de rádio que pertence à família. E isso não foi motivo de ser uma pessoa anti-Florentino como vejo alguns “fanáticos” é necessário saber separar uma coisa da outra.

Vou concluir repetindo uma ideia, na imprensa livre há sempre a liberdade exercer o ofício sem hastas ou cabrestos. Tenho orgulho de caminhar com a cabeça erguida, certo de estar no meu direito. Ah e se tudo seguir direito o Mão Santa será sim o prefeito de todos os parnaibanos,, inclusive meu por que eu nasci aqui e vivo aqui, por tanto se ele será o prefeito de Parnaíba, será também dos parnaibanos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Conclusão de inquéritos da Polícia Federal pode impedir Mão Santa e Herbert Silva de assumirem



 
A reportagem do BTM apurou nos últimos dias o andamento dos inquéritos abertos na campanha eleitoral de 2016 de dois municípios da região norte do Piauí. Foi instaurado inquérito para apurar a possível compra de votos durante a campanha dos candidatos eleitos Mão Santa (SD) em Parnaíba e Herbert Silva (PMDB) em Ilha Grande.

O delegado da Polícia Federal Nivaldo Feitosa é quem está à frente dos inquéritos que investigam os dois prefeitos eleitos da região. Nas vésperas do dia 02 de outubro houve o registro de pelo menos quinze oitivas, que incluem supostas pessoas que teriam procurado benefícios em troca de votos,  e de quem teria oferecido vantagens com o mesmo objetivo.

Pessoas foram detidas em um dos postos de combustíveis que pertence ao vice-prefeito eleito em Parnaíba Samarone Pinheiro, eles foram conduzidos pela polícia militar para prestarem esclarecimentos na delegacia da Polícia Federal. Naquela noite ninguém foi preso, mas de lá pra cá os inquéritos que foram instaurados tem prosseguido com as investigações que seguem em segredo de justiça.
Procurado por nossa reportagem o Promotor de Justiça Antenor Filgueiras que responde pela 3ª e 4ª Zona Eleitoral disse que nada tinha a falar sobre o caso “Eu tenho dito para todos os repórteres dos mais diversos veículos de comunicação que me procuram para falar do assunto que o caso segue em segredo de justiça e que não posso falar nada até o momento, peço que me entendam” disse o Promotor. 

 Em Ilha Grande onde o prefeito Herbert Silva foi reeleito o inquérito também foi publicado em igual período do que está em andamento em Parnaíba. Nos dois municípios há uma grande possibilidade de serem confirmadas as supostas compras de votos. Os dois inquéritos já foram publicados no Diário de Justiça do Piauí.

prefeitos eleitos Herbert Silva e Mão Santa 
É importante lembrar que se forem confirmadas as investigações que apuram o crime de compra de votos, os beneficiados com a prática podem sofrer a cassação de suas respectivas chapas. Neste caso, se os inquéritos instaurados forem concluídos antes de janeiro de 2017, assumem os que obtiveram a segunda maior votação do pleito. Caso os inquéritos sejam concluídos após a posse dos investigados, o resultado vai exigir uma nova eleição nos municípios. 

Embora cientes do que corre em justiça tanto o prefeito eleito Mão Santa como Florentino Neto (PT) que cumpre seu mandato até dezembro deste ano, tem mantido uma relação política civilizada no processo de transição que teve início recentemente.

Criança de 2 anos é espancada pela própria mãe em Parnaíba

Presidente do PT de Parnaíba Edivan França confirma ida de Cardoso para à câmara em novembro



 
O presidente do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) em Parnaíba Edivan França confirmou que Antônio Cardoso retornará em novembro para sua cadeira na câmara municipal, e nesse caso o suplente Ceará do Povo sai de vez do cenário político naquela casa.

A possibilidade de Cardoso voltar à câmara foi noticiada em primeira mão no BTM, e agora foi confirmada pelo próprio partido onde estão filiados Cardoso e Ceará. Para Edivan França essa mudança está acontecendo de maneira tranquila e que em nada interfere nas relações políticas dos dois “Não tem motivação alguma, simplesmente ele é o mandatário da cadeira e pode retornar a qualquer momento. É o que tá acontecendo e sem problemas com o suplente, coisa natural” explicou Edivan. 

Cardoso já retorna à câmara no dia 01 de novembro terça-feira, ele ficou na chefia de gabinete do prefeito por quase um ano.