sábado, 31 de dezembro de 2016

Aos leitores do BTM


Deputado Zé Hamilton destaca 12 anos de trabalho na prefeitura e torce por Mão Santa



 
Durante a visita do governador Wellington Dias (PT), na última quinta-feira (29), em Parnaíba onde cumpria agenda, o deputado estadual Zé Hamilton (PTB), que estava entre os políticos que acompanhavam o governador, falou em favor do prefeito Florentino Neto (PT) que deixa o cargo neste sábado (31).

O deputado que poucos dias antes do período eleitoral teceu críticas indiretas ao prefeito durante discurso na residência do genro, vereador Carlos Alberto Beto (PP), foi o mesmo que agora defendeu a trajetória do sucessor. Zé Hamilton comparou a realidade vivida pelos estados brasileiros até chegar no resultado das urnas.

“Diferente dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o Piauí tem se mantido com trabalho através do equilíbrio financeiro que o governador tem assegurado, pagando os funcionários em dia, bem diferente dos demais estados” explicou. 

“Alguns chegaram a questionar por quê o governador não inaugurou essas obras antes da eleição? É fácil, as coisas nem sempre são do jeito que a gente quer, existem as burocracias, mas se fossem outros, nem o governador e nem o prefeito Florentino estariam aqui entregando o que prometeram” disse o deputado.

O deputado disse ainda que torce para que a gestão do prefeito eleito Mão Santa (SD) dê certo, disse isso justificando que esse deveria ser o sentimento de todo parnaibano, por que se a gestão for boa, será bom para todos os cidadãos. “Esse nosso trabalho de 12 anos trouxe resultados que transformaram a vida de quem mora nesta cidade.Tivemos a coragem de fazer o que muitos, por muito tempo que governaram, não fizeram. Temos a certeza de ter cumprido com nosso papel e dizer que ainda faremos mais por Parnaíba” destacou Zé Hamilton.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Mão Santa já disse quem é seu adversário, não adianta pregar terrorismo



 
O prefeito eleito de Parnaíba Mão Santa (SD), disse em diversas ocasiões que caso fosse eleito iria enxugar os gastos da máquina administrativa municipal. Ele disse isso por que não concordava com o modelo de administrar de Florentino Neto (PT), seu adversário político.

Nas recentes negociações de sua equipe para agregar apoios à presidência da Câmara, partidos políticos chegaram a pedir cargos e até secretarias, em troca do voto. Caso a equipe de Mão Santa faça isso, estaria contrariando o discurso dele. 

Nessas condições de alcançar as metas ou não, já se ouviu até ameaças por parte de “articuladores” quando o assunto é ganhar apoios para a câmara. É importante observar que a partir de janeiro, todos os vereadores independente de ser governo ou oposição, contarão com recursos da emenda impositiva, que dá ao vereador, o direito de escolher como os recursos deverão ser aplicados, e o dever do executivo de cumprir com a lei.

Dessa forma, não cola a ideia de terrorismo que tentam pregar, como se um dos vereadores não colaborar, este viesse a ter portas fechadas na administração. Ora, foi o próprio Mão Santa quem deixou claro, que após sua eleição não existem adversários políticos.

Mão Santa disse que os seus adversários são os problemas na saúde, na educação e no desenvolvimento da cidade, e que daqui em diante o seu partido era o “Partido da Parnaíba”, ou seja, independente de resultado na câmara quem quiser trabalhar em favor da cidade, contará com o apoio dele.

A menos de 48 horas para registro da chapa, escolha do presidente da CMP é acirrada



 
A menos de 48 horas para o  registro da chapa que vai aclamar a nova presidência da câmara municipal de Parnaíba, novos desdobramentos ainda surgem na tentativa de modificar o resultado de domingo (01). 

O nome da vereadora Neta Castelo Branco (DEM), é o que dispõe de maior preferência entre os vereadores da casa, ela conta até o momento com dez votos, o que na prática lhe consagra a vitória. E, é justamente esse cenário que tem gerado o acirramento no gabinete da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí), onde tentam lançar o terceiro nome do grupo.

A mentora da chapa oponente à de Neta Castelo Branco, já tentou emplacar dois nomes que não reuniram condições reais para o momento e sair com a vitória. Nas últimas horas a tentativa foi lançar o nome de Joãozinho da Unimagem (PSDC), para atrair o voto do vereador Antônio Diniz (PSDC), que já havia se comprometido com Neta.

Por causa da palavra dada por Diniz, o vereador eleito Joãozinho da Unimagem e mais dez suplentes realizaram de última hora uma reunião com o partido para cobrar a mudança do voto de Diniz, na tentativa de eleger Joãozinho que é ligado ao prefeito eleito Mão Santa (SD).

Esses dez suplentes teriam recebidos propostas da mentora da chapa para pressionar o voto de Diniz, em troca seriam agraciados na gestão municipal. Até o presidente do PSDC Romualdo Seno estaria sendo cortejado para ajudar a mudar o resultado. 

 A mentora da chapa “nova” não obteve até agora o resultado desejado, é que segundo Diniz não há volta, ele deve mesmo votar em Neta para presidente da câmara.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Oposição estranhou o período de envio do PL do executivo



 
Em recente entrevista à Rádio Cidade, o vereador Carlson Pessoa (PPS), justificou seu pedido de adiamento de aprovação do PL enviado pelo executivo à câmara, que tratava sobre a destinação de 60% dos recursos do FUNDEB para os professores do município.

O PL foi discutido e aprovado na última sessão da atual legislatura realizada na quinta-feira (22). Carlson Pessoa disse que votaria pela aprovação, mas que antes disso precisava consultar a assessoria jurídica da câmara “É tanto que não só eu, mas outros vereadores também tiveram o mesmo entendimento, vereadores da base” explicou Carlson.

O vereador disse ter estranhado o envio do PL apenas depois da diplomação do prefeito eleito Mão Santa (SD), “Engraçado que quando ainda havia aquela chance do prefeito Florentino ser beneficiado com a possível cassação da chapa de Mão Santa, a câmara não recebeu esse Projeto de Lei” comentou o vereador. 

Carlson Pessoa disse que em todo o seu mandato defendeu os professores do município, seja fiscalizando, cobrando soluções e denunciando situações que ele julgou inadmissíveis. Pessoa  votou a favor do PL, e disse diante dos professores ali presentes que seu mandato estará sempre a disposição da classe, mesmo fazendo parte da base aliada ao executivo a partir de janeiro de 2017.

Funcionários da APAE de Parnaíba reclamam por atraso de salários



 
Baseado em informações repassadas por funcionários da APAE de Parnaíba que não quiseram se identificar, constam atrasos na folha de pagamento do funcionalismo, o que preocupa a grande maioria, já que, esta, é a última semana de gestão da Presidente da instituição Socorro Paula, derrotada nas urnas no mês passado.

Ainda de acordo com os funcionários, uma manifestação contra o atraso no pagamento da folha, pode acontecer na manhã desta terça-feira (27) em frente à APAE. Os funcionários relatam que há dias vem buscando diálogo com a presidência, e que não encontram respostas concretas para definir como ficará a situação de cada um.

A presidente da APAE Socorro Paula, encerra seu mandato no próximo sábado (31), em seu lugar assumirá no dia primeiro de janeiro, a presidente eleita Keila Castro. Ao longo da última campanha para presidência da APAE, Socorro Paula foi duramente criticada pelo ex-presidente da instituição Themistocles Gomes, que apoiou Keila Castro.

Themistocles Gomes em uma de suas acusações à atua gestão, chegou a falar em desvios de recursos e má gestão no sistema financeiro da APAE.

Procurada por nossa reportagem, a APAE através de seu Superintendente Douglas Miranda explicou que o atraso informado pelos funcionários, se dá por conta de repasses do município que segundo ele também estão atrasados. Disse ainda, que os recursos deverão ser repassados ainda nesta semana, recurso referente ao mês de novembro.