sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Polícia Federal também apreende material irregular na casa de Joãozinho da Unimagem



A reportagem do Blog do Tiago Mendes confirmou com fontes da operação deflagrada nesta tarde de sexta-feira (28), que a Polícia Federal também esteve na casa do vereador Joãozinho da Unimagem (PRTB), e apreendeu material de campanha irregular.

Joãozinho da Unimagem é candidato a deputado estadual nestas eleições. Na casa dele a PF apreendeu conteúdo similar ao que foi apreendido nas duas gráficas, na Agência dos Correios da rua Caramuru, nas sedes dos partidos PT e PRTB, e no comitê em Parnaíba da coligação “A Vitória com a Força do Povo”.

No momento em que os agentes da Polícia Federal chegaram na residência do candidato, no bairro Catanduvas, o mesmo se encontrava em casa.
Material apreendido é considerado irregular porque consta o nome do ex-presidente Lula que não é candidato nesta eleição
Experiente político na vida pública, tendo sido bem votado nas eleições de 2010 para deputado federal, porém, não sendo eleito na época, Joãozinho da Unimagem foi testado também nas urnas como candidato a prefeito em 2012 ficando em terceiro lugar.

Essa é a primeira vez em que se ouve falar de operações que envolvem o nome de João. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o objetivo da operação deflagrada nesta sexta-feira (28), tem como alvo os materiais considerados irregulares pela legislação eleitoral e que estariam sendo distribuídos na região.

Desde o lançamento de sua candidatura para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, Joãozinho da Unimagem tem intensificado suas agendas com reuniões, e caminhadas, apresentando assim uma campanha considerada tranquila.

O candidato apoia para deputado federal o também experiente Júlio César (PSD). No site de divulgação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as movimentações financeiras do candidato Joãozinho da Unimagem tem seguido bom fluxo. Joãozinho conquistou, inclusive, a “simpatia” do Partido Progressistas. Segundo o site, o vereador parnaibano recebeu da sigla que ele nem é filiado, o montante de R$ 40 mil.

Tentamos novamente contato com o candidato Joãozinho da Unimagem para nos esclarecer sobre essa busca e apreensão realizada em sua residência, e por mais uma vez não conseguimos contato com ele e nem obtivemos retorno.

Polícia Federal apreende material irregular de campanha em Parnaíba



A Polícia Federal cumpriu na tarde desta sexta-feira (28), mandados de busca e apreensão em vários endereços de Parnaíba. A operação que foi expedida pela Justiça Eleitoral do Piauí com base em um pedido do Ministério Público do Piauí.

Os agentes apreenderam materiais irregulares de campanha em duas gráficas de Parnaíba, no Diretório Municipal do PT, do PRTB, na Agencia dos Correios, no Comitê de campanha da coligação “A Vitória com a força do Povo” e na residência do candidato a deputado estadual.

Ao todo foram cumpridos sete mandados, e todo o material apreendido foi levado para a sede do Cartório Eleitoral da 3ª Zona no bairro de Fátima.


O Juiz Eleitoral Max Paulo de Alcântara Soares, responsável pela propaganda eleitoral, não concedeu entrevista à imprensa, mas informou que está analisando o material irregular, que continha a imagem do ex-presidente Lula preso na operação Lava Jato em abril deste ano, e só depois vai esclarecer o assunto.

O PRTB possui diretório na residência do médico Darlan Barros que é presidente do partido em Parnaíba. A residência do candidato a deputado estadual que também foi alvo da operação, foi confirmada pelo nosso jornalismo.

Tentamos contato com o presidente do PRTB em Parnaíba Darlan Barros por várias vezes, e até o fechamento desta nota, não obtivemos retorno. O jornalismo do Blog do Tiago Mendes tentou contato com o candidato Dr. Reinaldo para saber se a residência  dele foi alvo de buscas e apreensões, em contato com o candidato Joãozinho da Unimagem que é do mesmo partido alvo da operação, tentamos várias vezes e não conseguimos contato.

Bispo Diocesano Dom Juarez faz alerta a fieis parnaibanos.

A Diocese de Parnaíba publicou uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (27), onde o bispo diocesano, Dom Juarez Sousa da Silva fez um alerta aos fieis católicos da cidade. Segundo a nota, existe um grupo intitulado Arautos do Evangelho e se apresentam em nome da igreja católica para evangelizar. Porém, essas pessoas tentam captar recursos dos fieis. 
"Essas pessoas normalmente trajam vestes e insígnias medievais, às vezes levam a imagem de Nossa Senhora de Fátima divulgando devoção a mesma".
Bispo Diocesano Dom Juarez/ Imagem: Diocese de Parnaíba
“Naturalmente, todos (as) são livres para seguir a religião que julgarem conveniente para bem viver a sua fé; da mesma forma para usarem o dinheiro e os recursos que dispõe para o que quiserem”, diz a nota do bispo.

Ainda conforme a nota, essas pessoas nada tem a ver com a Igreja Católica Apostólica que está na Diocese de Parnaíba sob a presidência e solicitude pastoral, do bispo diocesano, Dom Juarez.

Confira a nota na íntegra!


Por Tacyane Machado - Blog Extra Parnaíba

Bernardo Lima rebate boatos de que teria deixado de apoiar Margarete Coelho em Parnaíba



Em razão de algumas informações paralelas, que ultimamente tem circulado nos bastidores políticos de Parnaíba, e que envolvem o nome do vereador Bernardo Lima (Progressistas). A assessoria do vereador vem a público esclarecer algumas dúvidas.

As tais informações paralelas, dão conta de que, o vereador Bernardo Lima teria desistido de apoiar o nome da candidata à deputada federal Margarete Coelho (Progressistas), e que automaticamente teria direcionado o seu apoio político em Parnaíba para o candidato Mainha o que não é verdade.

Bernardo Lima apoia e continuará apoiando o nome de Margarete Coelho para deputada federal. O vereador nega que tenha mudado seu apoio e escolhido outro candidato, e que falhar com os seus compromissos na vida pública, nunca fez parte de seu caráter e de seu vocabulário.

O político parnaibano lamenta, que em meio a essa campanha que se apresentava de forma tranquila e pacífica, alguém queira jogar baixo, desestabilizar alianças que são verdadeiras marcas de um homem ou mulher na vida pública.

Bernardo acrescentou que os parnaibanos que o elegeram vereador em 2016, sabem separar uma coisa da outra, e que por conhecerem sua personalidade ao longo de anos de serviços prestados às comunidades, são capazes de não se deixarem levar por meros desequilíbrio de quem quer levar votos de forma rasteira.

Parnaíba sabe quem são os políticos que outras vezes já mostraram sua cara, e que por aqui prometeram mundos e fundos. Ao passar dos anos com o voto de confiança dado pelos parnaibanos, e que em nada se fez para retribuir, os mesmos políticos que hoje tentam se reapresentar a sociedade, acreditam que podem iludir a memória de uma sociedade politizada.

O vereador Bernardo Lima pede que aqueles que o acompanham e simpatizam com o seu trabalho, se mantenham firmes no caminho da decência, não se deixando levar pelo canto da sereia muito comum nesse período de campanha eleitoral.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Nota de Esclarecimento do jornalismo do Blog do Tiago Mendes



A reportagem do Blog do Tiago Mendes esclarece algumas informações à respeito da matéria anteriormente publicada com o título “Vereadores defendem suas escolhas após serem citados pela vereadora Fátima Carmino durante manifestação”.

No texto não ficou claro quem citou durante a manifestação, os nomes de vereadores de Parnaíba que apoiam o candidato Jair Bolsonaro (PSL). A reportagem confirmou que o autor da citação foi o artista Flávio Sidônio que estava presente no ato.

Informamos que após a publicação da matéria entramos em contato com a vereadora Fátima Carmino (PT), que negou ter citado nomes de vereadores.

Como o Blog não afirmou que a vereadora citou nomes, e sim os vereadores que se manifestaram na reportagem afirmaram isso. Nossa redação primando pelo respeito a todas as pessoas envolvidas, destaca que, assim como o espaço foi aberto aos três vereadores, está de maneira igual aberto a vereadora Fátima Carmino.

Não há nenhuma intenção em nosso jornalismo, de distorcer quaisquer informações sobre atos públicos e principalmente políticos. Cumprindo com o nosso papel de sempre deixar claros os assuntos aqui abordados, reiteramos os nossos pedidos de desculpas por qualquer desencontro de informação anteriormente citado. E nos colocamos a inteira disposição de todos os nossos leitores.

Tiago Mendes

Vereadores defendem suas escolhas após serem citados durante manifestação



Durante um ato de manifestação realizado em Parnaíba ontem (26), por mulheres e grupos de diversidade, que protestavam contra as ideias do candidato Jair Bolsonaro (PSL), a fala da vereadora Fátima Carmino (PT), repercutiu entre os vereadores.

Em meio aos discursos, a vereadora reforçou a ideia de que, o público ali presente na manifestação, deveria anotar os nomes dos vereadores que declararam apoio ao presidenciável do PSL, uma vez que o candidato teria externado ideias contrárias ao que defendem as pessoas presentes na manifestação.

O nome de vereadores como Bernardo Lima (Progressistas), Carlson Pessoa (PPS), Francisco da Paz (PRB), Neta (DEM) e de outros foram citados, porque os vereadores declararam publicamente que votam no candidato a presidente Jair Bolsonaro.

Em resposta ao que disse a vereadora durante a manifestação, alguns dos vereadores citados se manifestaram.

O vereador Bernardo Lima lamentou que uma parlamentar tenha utilizado um ato de manifestação pública para fazer “politicagem” e acrescentou “A nossa democracia me garante o direito de escolher em quem eu voto, de pedir voto para quem eu entender que representa a minha famílias, os valores de uma sociedade e o respeito pelo país. Lamento que uma vereadora como a Fátima use desse comportamento, aliás, eu tenho dúvidas, se a formação da colega é pedagogia, ou demagogia. Ela tem que aceitar que dói menos” disse Bernardo Lima.

A vereadora Neta Castelo Branco de Sousa (DEM), também respondeu as falas de Fátima Carmino “É um perfil da vereadora Fátima jogar a população contra os vereadores, será que ela não sabe que eu tenho o direito de votar em quem eu achar melhor? Nós vivemos numa democracia, eu não estou indo para as ruas falar mal de nenhum candidato, agora, eu entendo que quem ela defende já teve a oportunidade de fazer, e o Bolsonaro é ficha limpa, eu voto em quer o melhor para o meu país” declarou Neta.

No mesmo horário em que a manifestação em frente a UFPI estava acontecendo, simultaneamente os vereadores atenderam um chamado do presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, vereador Geraldo Alencar (PSB), que realizou uma sessão extraordinária para aprovar os recursos de apoio à Parada da Diversidade, o recurso foi aprovado.

“Nós vereadores representamos várias pessoas, respeito quem apoia uma ideia diferente da minha, mas a nossa colega precisa entender que, por exemplo, ela representa quem a elegeu, e eu represento quem me elegeu e a todos, somos vereadores para ajudar a cidade, e não para dividir a população” respondeu o vereador Francisco da Paz.