segunda-feira, 30 de julho de 2018

Bastidores da Política : Que tipo de política estamos discutindo?



A tendência natural das coisas de um modo geral é a evolução, pelo menos é isso o que aprendemos na vida ao longo dos tempos. Mas uma coisa parece não seguir esse caminho, a velha prática da politicagem.

A campanha eleitoral de 2018 está praticamente lançada, mas antes mesmo disso, nos deparamos com alguns comportamentos que nos fazem questionar: “Estamos preparados para discutir ideias na política?”.

A nossa democracia permite o contraditório de ideias e a defesa de um pensamento, que leva a uma mudança daquilo que julgamos não estar certo. Não se admite combater algo errado, errando.

Em Parnaíba toda eleição temos uma jogatina política de gente contra e gente a favor de algo ou alguém, mas que nunca se permitem mudar suas velhas práticas, para oferecer algo mais concreto e mais decente para a população.

Querem um exemplo? Parnaíba já teve três parnaibanos no comando deste estado como governadores, foram eles Alberto Silva (In memorian), Mão Santa e Zé Filho. Evidentemente que esses homens para chegarem ao cargo de governador, tiveram que buscar preparo, não entraram por acaso.

Mesmo assim, até os dias de hoje temos pessoas que falam e desdenham dos três nomes, pessoas na maioria dos casos nascidas em Parnaíba. Deixam de reconhecer a importância de uma representação regional que cada um desses homens públicos, tem ou tiveram para a cidade.

Não basta pedir voto durante o período da campanha eleitoral para seu candidato (a), essas pessoas com velhas práticas ainda dedicam seu tempo para tentar desqualificar a imagem do outro, ou seja, que tipo de ideia política estamos discutindo para o nosso futuro?

Não se espantem se em mais dias ou menos dias, o pré-candidato à deputado estadual Zé Filho (PSDB), começar a ser bombardeado de falsas notícias, acusações e fuxicos, como já vimos acontecer em muitas campanhas. Nada disso mais é, do que puro atraso mental.

Não se pode fazer política dessa forma, afinal o que conseguiram provar contra o ex-governador? Eu respondo, até aqui, nada. No dia que o estilo de vida de um representante público for predominante naquilo que ele faz por sua gente, a população teria que discutir muito, por que cada representante tem seus excessos como ser humano, e é isso o que realmente importa?

Hoje mesmo me deparei com um documento do TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado) atestando que não consta nada contra o ex-governador que terá sua candidatura homologada nesta semana. Mas só por causa da publicação desse documento, teremos uma orquestra de “admiradores” não declarados, prontinhos para saírem espalhando “novos fatos”.

Temos que entender que tanto faz ser um Zé como o outro, um Antônio ou outro, o que Parnaíba precisa é de representação, e de preferência já conhecida na vida pública. Que bom se elegermos cinco ou mais candidatos da nossa região, ruim para nós? Não. Ruim para os oportunistas que nunca foram vistos aqui, mas dizem prestar serviços para a região. O voto é apenas um, as consequências são várias.

Por: Tiago Mendes

sábado, 28 de julho de 2018

Século XXI: Os desafios do jornalismo e a falta do simancol



A ASCOMPAR (Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba) reuniu na manhã deste sábado (28), seus membros que compõem a mesa diretora, para discutir e elaborar as atividades referentes à semana da imprensa que acontecerá em setembro.

Entre os pontos discutidos e aprovados uma programação deverá ser divulgada oficialmente nos próximos dias. Mas em particular, também se discutiu a importância do jornalismo ser praticado sem nenhum tipo de barreiras, na cidade mais importante do estado do Piauí depois da capital.

Essa observação, eu fiz para destacar que o verdadeiro jornalismo praticado pelos membros da ASCOMPAR não pode recuar um milímetro, daquilo que já avançou, sobretudo, com todo o entusiasmo do jornalista Bernardo Silva, atual presidente.

O que mais os jornalistas que trabalham com opinião, investigações e cotidiano sentiam falta, era de uma proposta como a que foi apresentada pelo Bernardo Silva, que a partir de agora, deixa os profissionais mais seguros daquilo que fazem.

Uma entidade que vai brigar pelo direito do livre jornalismo, da liberdade de expressão, e de buscar na justiça, a garantia das prerrogativas que o verdadeiro profissional da imprensa precisa contar.

Só para ter uma ideia, ainda é possível ver em Parnaíba o comportamento arcaico de pessoas públicas, que no “alto de seu poder” passageiro, acreditam poder usar da censura contra a imprensa livre. 

Ora, há uma condicional bem aí nessa história, pessoas públicas, naturalmente estão sujeitas ao ingressarem nesse caminho à elogios, como também estão sujeitas à criticas. Mas nem todo mundo que está na vida pública, possui maturidade suficiente para discernir uma coisa da outra.

Por exemplo, o sujeito adora ser elogiado por aquilo que é nada mais do que seu ofício, ou seja, sua obrigação. Mas detesta receber uma crítica, logo não sabem lidar com o contraditório. Em alguns casos, ficam “paridos” pelos ouvidos ao darem créditos para “puxa sacos” em sua volta.

Um ditado popular é bem categórico, quando questiona: “Pode um cego guiar o outro?”. Assim são homens e mulheres que estão na vida pública que precisam fazer essa pergunta a si mesmos. Sob pena, de não agora, mas lá na frente pagarem um preço alto, como já tivemos vários exemplos.

No que depender de mim, já que estou abordando esse assunto, lutarei de maneira incansável para garantir a força do novo jornalismo que nasceu em Parnaíba, e que já abriu os olhos dessa sociedade em diversas ocasiões. Não é nenhuma ameaça aos “lunáticos” que misturam letras com outras atividades profissionais, as vezes nem são autores do que publicam (depois eu conto essa história), mas é uma certeza que eu estou dando, sobre aquilo que defendo ser justo.

É preciso ampliar a sensibilidade de muita gente ainda, pessoas que precisam entender de uma forma ou de outra, que não se faz mais nada nesse mundo, sem uma comunicação verdadeira, formada por profissionais que dedicam suas vidas em busca da transparência dos fatos.

A semana da imprensa vai começar em setembro, mas a nossa luta não vai ficar apenas em uma mesa de reuniões, pelo contrário, caminharemos até onde for necessário para provar que a censura não vai vencer toda uma cidade.

Por: Tiago Mendes

Com vice indefinido, Luciano cumpre agenda ao lado de Juliana


O  pré-candidato a governador do Piauí pelo PSDB, deputado Luciano Nunes, cumpre agenda na região Norte do Piauí neste final de semana. O deputado esteve prestigiando a regata de Cajueiro da Praia Piauí. Essa regata acontece há mais de 10 anos e já faz parte do calendário da cidade.

Na ocasião, Luciano se encontrou com a deputada estadual Juliana Moraes Sousa (PSB) e com o ex-governador Zé Filho (PSDB). Juliana é um dos nomes cotados para assumir a vaga de vice na chapa encabeçada pelo tucano.

Luciano ainda não bateu o martelo sobe o nome do possível vice. Outra mulher cotada para ocupar a vaga é a delegada Cassandra Moraes Sousa, filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SD).

O deputado avisa que só irá anunciar o nome do vice nas vésperas da convenção. "Não temos pressa. Desde o começo falamos que o vice só será anunciado na véspera. Estamos conversando e analisando. A prioridade é o projeto para o Piauí", afirmou. 

Fonte: Cidade Verde

Chapa do governador Wellington Dias grava primeiro programa de campanha


O senador Ciro Nogueira (PP) postou nas redes sociais foto em que aparece ao lado do governador Wellington Dias (PT), da senadora Regina Sousa (PT) e do deputado federal Marcelo Castro (MDB). De acordo com a postagem do senador, os quatro gravaram o primeiro programa da propaganda eleitoral.

"1º programa", disse. A gravação do primeiro programa coloca fim sobre qualquer dúvida com relação a composição da chapa majoritária do governador Wellington Dias. No final de semana, o PT aceitou participar do chapão dos aliados em evento de Tática Eleitoral e confirmou Regina Sousa como vice. 

O governador Wellington Dias e o deputado Marcelo Castro, que será candidato ao Senado na chapa do petista,  estiveram presentes. Marcelo garante que as diferenças no  MDB foram resolvidas e que o partido está unido em torno da reeleição de Wellington Dias. 

De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 31 de agosto e segue até o dia 04 de outubro. Até lá, a chapa deve gravar uma série de programas que será exibidos durante a campanha. 

Fonte: Cidade Verde

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Como será Kim do Caranguejo como "Cabo Eleitoral" em 2018?



Definitivamente o prefeito de Luís Correia Kim do Caranguejo (PSB), não tem tido sorte em sua vida pública. Desde que assumiu a gestão do município em janeiro de 2017 aquilo que poderia ser motivo para alegria tem dado lugar ao inverso.

Além da tímida melhoria no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição com a entrega de equipamentos e mobília, não se viu lá tantas coisas na gestão que fossem dignas de aplausos para um feito extraordinário. Aliás, Luís Correia merece um feito assim, porque é porta de entrada do turismo no Piauí.

Por falar em hospital a ideia do prefeito em terceirizar a unidade com a aprovação da Câmara Municipal não avançou mais, alguns políticos chegaram a comentar que seria um desastre tal medida.

Mas o que também nos causa estranheza, é o status do prefeito junto ao governo do estado. Kim do Caranguejo foi eleito com forte aprovação dos luiscorreienses, logo estava a tiracolo com o governador e prometia “transformar” a cidade, até agora o que se viu foi apenas o básico do básico.

O repórter Wilton Veras ouviu em sua TV pela internet, o depoimento de proprietários de bares da praia do arrombado, ouviu também os turistas que ali estavam durante um desses  finais de semana do período de férias.

A principal reclamação foi sobre a estrada que dá acesso à praia, que é considerada uma das mais procuradas em Luís Correia. A promessa do governo ainda não saiu do papel e o trecho apesar de pequeno, não teve nenhuma melhoria que anteriormente havia sido prometida.

Sabemos que uma cidade como Luís Correia possui imensos desafios, mas para aceitar ser administrador de um município, um político precisa saber de suas obrigações, e uma delas é buscar incansavelmente o melhor para a sua cidade, afinal, o povo lhe concedeu uma procuração através do voto, não cumprir esses requisitos, é ignorar a confiança de toda uma gente.

Pelos depoimentos registrados na reportagem da TV Cidade, fica clara uma possibilidade, se depender do pedido do líder municipal para o resultado positivo de qualquer pleito, não é bom contar com isso. Essa falta de prestígio concretizada na lentidão do avançar de obras que deveriam estar prontas há tempos, nos faz acreditar que Kim do Caranguejo não é um bom cabo eleitoral em 2018.

É bem verdade que o prefeito tem buscado acertar com sua equipe de colaboradores, mas como tudo na vida demanda tempo, ainda é prudente dizer, que, devemos esperar o bom tempo chegar, pois ainda não chegou.

Bandidos assaltam frentistas e levam dinheiro de posto de combustíveis em Parnaíba



Funcionários do Posto Pinheirão foram vitimas de três assaltantes durante expediente, o posto alvo dos bandidos na ação criminosa fica localizado na Avenida Pinheiro Machado 3570 próximo a rotatória da Delta. 

Por volta das 15 horas da tarde desta sexta-feira (27), os bandidos que chegaram em uma moto modelo Honda POP 100 de cor laranja, anunciaram o assalto e exigiram a entrega imediata de todo o dinheiro em caixa.




As funcionárias do posto não reagiram e entregaram o dinheiro que estava ao seu alcance. Nas imagens registradas pelo circuito de câmeras do posto, é possível observar que um dos assaltantes exibe uma espécie de arma para intimidar a funcionária.

O gerente da rede de postos disse à nossa reportagem que ação durou pouco tempo, mas não informou os valores levados pelos bandidos.

“Esperamos que nossa polícia possa identificar esses criminosos que agiram de maneira covarde com nossas funcionárias” comentou o gerente Jardel.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Nome de Margarete é lembrado para vaga de vice-presidente


Quem diria! Preterida na chapa majoritária do governador Wellington Dias para manter a vaga de vice, a advogada Margarete Coelho está sendo cogitada agora ao cargo de vice-presidente, na chapa encabeçada pelo tucano Geraldo Alckmin. O nome dela aparece junto com a indicação de outras mulheres, como a senadora Ana Amélia e a mulher do ministro das Cidades, a empresária Luana Baldy. Outro nome indicado para ocupar essa vaga foi o do presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, Benjamin Steinbruch, que também já havia sido cotado para compor chapa com Ciro Gomes.

O PP, como se sabe, é um dos artífices do bloco de centro no Congresso, que deve anunciar nesta quinta-feira seu apoio formal ao ex-governador de São Paulo. A ideia era, já nesta ocasião, anunciar o nome do vice ou da vice. O martelo ainda não foi batido.  Em recente visita ao Nordeste, Alckmin falou com simpatia sobre a possibilidade do(a) seu(sua) companheiro(a) de chapa vir desta região, para alcançar maior penetração em uma área predominantemente dominada pelo sentimento lulista.

Além de ser nordestina, Margareth garantiria a presença feminina nesta disputa.

As nuvens se movem

Quem acompanha a política piauiense não pode se queixar de monotonia. Todo dia surge um fato novo para mover as peças do tabuleiro e reorganizar ( ou seria desorganizar?) o jogo. Depois do escanteio dado no presidente da Assembleia, Deputado Themístocles Filho (MDB), o eleitor foi surpreendido com a desistência da pré-candidatura ao Senado pelo Dr. Pessoa  (Solidariedade), que se animou para concorrer à vaga de governador. Foi o suficiente para alterar os planos do então candidato ao governo, Elmano Férrer ( Podemos), que jogou a toalha e decidiu voltar à Brasília para concluir seu mandato no Senado.

Essa alteração de forças tem reflexos diretos na candidatura do governador Wellington Dias (PT), que nadava tranquilo em águas calmas rumo à sua reeleição. Ele continua o favorito, mas agora tem um concorrente no calcanhar, que já não o deixa mais tão folgado quanto antes.

O candidato tucano, Deputado Luciano Nunes, também se movimenta nesse cenário de instabilidade, procurando o que sobrou das candidaturas desfeitas e dos sonhos não correspondidos na formação da chapa oficial. Ele acha que é possível fazer uma boa pescaria nesse oceano de águas turbulentas.

A pouco mais de dois meses do primeiro turno, o eleitor pode se preparar para acompanhar ainda algumas mudanças que surgirão no percurso. As convenções do MDB e do PT, assim como a do PSDB, só devem acontecer no final da próxima semana. Eles vão usar o prazo que ainda resta para adaptar as peças políticas que, aqui, estão se movendo mais que as nuvens do mineiro Magalhães Pinto.

Por: Cláudia Brandão