quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Opinião - Tentente Coronel Adriano Lucena sai pela porta da frente




Após um período de pouco mais de dois anos à frente do Comando do 2º Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba, o Tenente Coronel Adriano Lucena, deixará o cargo para assumir um novo desafio em sua carreira militar.

A partir de segunda-feira (02), Adriano Lucena passará a comandar a DUAPI (Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária no Piauí) em Teresina. Um novo desafio para a vida, pois o sistema prisional do estado vai exigir determinação de quem esteja à frente desse cargo.

Em conversa com o Coronel Lucena na tarde de hoje (27), perguntei ao ainda comandante sobre essa decisão, e ele respondeu “Aceitei o convite de assumir esse desafio, entendo que é uma missão que me foi confiada e que buscarei honrar (...) fico feliz porque será um parnaibano, eu sou um parnaibano ainda que por força de um título confiado pelos vereadores dessa cidade à mim, assumindo um destaque a nível estadual” explicou Lucena.

A reunião que definiu essa mudança contou com a presença do governador Wellington Dias (PT) do Comandante da PM do Piauí Cel. Carlos Augusto, do Secretário de Justiça do Piauí Daniel Oliveira e do deputado Hélio Oliveira (PR).

“Foi um diálogo tranquilo com o comando da polícia, tanto é que o Lucena deve estar também sendo incorporado à equipe do secretário de justiça Daniel Oliveira, no sentido de estar contribuindo com sua experiência e seguramente vai ser importante na estabilização do sistema penitenciário” disse o deputado Dr. Hélio.

O legado do Coronel Lucena fica na história através de suas ações durante o período em que esteve à frente do comando da PM. Passos importantes foram dados como a criação do GAECIM e de operações que fizeram toda a diferença através de sua coordenação.

Muitos dos que discordavam da maneira em que Lucena vinha conduzindo a PM, chegaram a afirmar que a violência havia crescido na segunda maior cidade do estado. Bom, esse dado não fez com que Parnaíba ultrapassasse a própria capital.

A minha fala não é absurda, estou fazendo essa comparação, pelo tom em que algumas noticias eram publicadas, dava pra pensar que vivíamos as últimas páginas do Apocalipse da bíblia sagrada.

Na verdade não foi privilégio de Parnaíba ter o crime como uma realidade, não se pode tapar o sol com a peneira, isso é fato, mas olhem para o que acontece na favela da rocinha no Rio de Janeiro, aquilo lá é um reflexo do país inteiro, e também é lamentável.

O mais recente episódio, onde tentaram arrancar o couro do Lucena, foi no final de semana, um problema operacional no cartão corporativo que abastece as viaturas diminuiu a quantidade de combustível nos carros durante o trabalho. De acordo com Lucena o problema já foi solucionado, e ele nega que a polícia tenha que rodar com apenas dez litros de gasolina.

Ora, até bem pouco tempo, os bravos vereadores de Parnaíba tiveram que ajudar o então Coronel Raimundo Sousa a abastecer as viaturas que estavam na reserva. Eu me lembro daquele episódio que foi uma vergonha para o governo de Wilson Martins (PSB), ou seja, talvez não de hoje que a PM enfrente situações parecidas, mas recordar também é viver.

Por fim quero dizer que torço sempre pelo melhor da minha cidade. Tenho certeza que a mudança fará muito bem ao conduzir de nossa sociedade, o Major Pacífico que assumirá o Comando da PM de Parnaíba, é um experiente militar com uma vida pública digna, certamente pacificará nossa realidade.

Quanto ao Lucena sai pela porta da frente, e assume um lugar de destaque. Para ele recomendo acompanhar o noticiário local a partir de segunda-feira, e torcer que seja implantado em Parnaíba e região o programa “Crime Zero”.

Por: Tiago Mendes

Desdobramento: "Quem dá as cartas aqui sou eu" diz Mão Santa



O BTM abordou ainda no domingo (24), a aproximação cada vez mais clara entre o Vice-prefeito de Parnaíba Marcos Samaronne (PSC), e o governo de Wellington Dias (PT), foi durante uma agenda de governo no último sábado em Parnaíba, onde o vice-prefeito marcou presença ao lado do Secretário de Estado da Saúde Forentino Neto.

Após isso, repercussões sobre o assunto nos mais diferentes pontos de vista, inclusive com repercussão estadual. Hoje (27), o prefeito de Parnaíba Mão Santa (SD), reagiu às falas do seu vice, em uma entrevista ao repórter Darival Júnior da TV Cidade Verde.

Mão Santa começou dizendo que ampliou o gabinete do vice-prefeito que antes era um “Cumbico”, e que deu à Samaronne a oportunidade de ocupar dois cargos, um deles é o da Defesa Civil.

“Nomeei as indicações dele sem avaliar (...) porque eu sou ético; mas quem dá as cartas aqui sou eu, essa cidade tem prefeito, e bom” disse Mão Santa.

É cada vez mais crítica a situação entre o prefeito e o vice, aliás, há muito tempo Parnaíba não tinha em seu histórico político recente, um caso assim de rompimento entre o chefe do executivo e o vice-prefeito.

Situação como essa, se vê muito em cidades pequenas do interior do estado, onde rompimentos entre prefeito e vice acabam sendo algo comum.

Mas as palavras do prefeito Mão Santa reforçaram o que já se imaginava antes, que lá dentro da sede do poder municipal, é cada um para o seu lado.

“Tem gente querendo a gasolina, a luz (...) mas tem a licitação, é lícito, não estamos aqui para governar para empresários (...) o nosso combustível é o amor” finalizou o prefeito.

Ao insinuar que alguém tem interesse nas licitações para beneficiar empresas, citando a gasolina como um dos itens, o prefeito Mão Santa deixa claro, que existem pessoas querendo tirar proveito da administração comandada por ele, o que deve ser observado daqui em diante.

Luciano Nunes visita Zé Filho e busca reconciliação

A última semana foi marcada pelo desentendimento entre o ex-governador Zé Filho e o secretário de Saúde de Teresina, Sílvio Mendes. Os dois formaram a chapa majoritária que concorreu com Wellington Dias nas últimas eleições. Zé Filho chegou a declarar que votaria em Wellington mas não votava no atual prefeito de Teresina, Firmino Filho, caso ele fosse candidato ao Governo do Estado.


Deputado Luciano Nunes e Zé Filho em conversa de conciliação
Hoje, o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), esteve na sede da FIEPI (Federação das Indústrias do Estado), para conversar com Zé Filho. A conversa foi demorada e o tema principal, a reconciliação com os tucanos.
Zé Filho e Luciano Nunes foram colegas de Assembleia Legislativa e claro, também falaram sobre política. O Portal Douglas Cordeiro entrou em contato com Zé Filho que estava viajando para Parnaíba onde vai participar da inauguração de uma agência do Banco do Nordeste.


A conversa aconteceu na sede da FIEPI em Teresina
O ex-governador disse que ficou feliz em rever o amigo Luciano Nunes e que a conversa foi importante para colocar os pingos no is. Ele reafirmou seu compromisso de marchar com a oposição em 2018 mas disse que quer apenas as pessoas que realmente tenham o desejo fazer parte do grupo oposicionista.
“Quem é oposição de verdade tem que mostrar a cara. Não dá para ficar indo de um lado para o outro. Ninguém é obrigado a nada. Por isso que quer ser oposicionista tem que querer com convicção”, afirmou Zé Filho.

Fonte: Portal Douglas Cordeiro

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Venezuela acusa EUA de 'terrorismo psicológico' por impor restrições de viagem


O governo da Venezuela criticou nesta segunda-feira (25) as restrições de viagem que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs a cidadãos venezuelanos por meio de um novo decreto, acusando-o de praticar "terrorismo psicológico" com este tipo de proibição. 

Trump, ao renovar a lista de nações afetadas pelos vetos de viagem, manteve cinco países de maioria muçulmana e acrescentou Coreia do Norte, Chade e Venezuela, argumentando razões de segurança.

As restrições aos venezuelanos se concentraram em funcionários do governo socialista, incluindo membros do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin)​ e familiares. Quem estiver na lista não pode ingressar em solo norte-americano.

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela disse em um comunicado que "rechaça categoricamente a decisão irracional do governo dos Estados Unidos da América de catalogar uma vez mais o nobre povo venezuelano como uma ameaça à sua segurança nacional".

"Estes tipos de listas, vale sublinhar, são incompatíveis com o direito internacional e constituem em si mesmas uma forma de terrorismo psicológico e político", acrescentou o comunicado.

A chancelaria venezuelana, que também acusou Washington de tentar "estigmatizar" a Venezuela ao incluí-los nesta lista, advertiu que estudará "todas as medidas necessárias" para se defender, sem dar maiores detalhes.

As novas restrições, que entrarão em vigor em 18 de outubro, resultaram de uma revisão do governo Trump, uma vez que as medidas impostas inicialmente foram suspensas nos tribunais e provocaram indignação internacional.

As medidas se somam às sanções financeiras que Trump já aplicou a cidadãos ligados ao governo de Caracas. 

Fonte: G1

Vereadores aprovam requerimento que solicita base para doação de órgãos em Parnaíba




O vereador Bernardo Lima (PP), requereu no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba que fosse enviado ao governador Wellington Dias (PT), oficio solicitando do poder executivo estadual a implantação de um banco de órgãos para transplantes com base em Parnaíba.

Em sua fala o vereador Bernardo defendeu a necessidade de implantação do banco de órgãos, tendo em vista a quantidade de casos já registrados no maior hospital da região norte do Piauí, o HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde), onde segundo o vereador, familiares deixaram de doar órgãos de entes queridos pela inexistência do serviço no município.

“O banco de órgãos pode funcionar com uma base em Parnaíba dentro do hospital, e contaria com um suporte do SAMU aéreo que faria o deslocamento dos órgãos para Teresina, e assim diminuir as chances de morte de milhares de pessoas que aguardam na fila do transplante pelo país inteiro” explicou o vereador autor do requerimento.

O plenário aprovou o requerimento do vereador Bernardo Lima, que em seguida foi enviado para o Palácio de Karnak sede do governo do Piauí.

Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã

O Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da Petrobras decidiu reajustar em 6,9%, em média, os preços no mercado do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial vendido em botijões de até 13 kg (GLP P-13). A alta entra em vigor a zero hora desta terça-feira (26) e se restringe a este produto.

Segundo a companhia, o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Pela estimativa da Petrobras, se a elevação for repassada integralmente aos preços ao consumidor, o preço do botijão de GLP P-13 pode ter alta, em média, de 2,6% ou cerca de R$ 1,55 por botijão.

A empresa destacou que o cálculo se confirmará se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

De acordo com a Petrobras, para definir a correção, o Gemp considerou que o mercado de GLP ao longo do mês de agosto permaneceu pressionado por baixos estoques e que a proximidade do inverno no hemisfério Norte aumenta a demanda pelo produto, por isso, o ajuste era necessário.

Conforme a estatal, o reajuste segue a variação de preços do mercado internacional registrada em agosto conforme política já anunciada pela companhia.

Fonte: Agência Brasil

A união dos cearenses atrai novos voos da Air France, enquanto a hipocrisia no Piauí reclama de investimentos



A capital cearense, Fortaleza, acaba de anunciar através do governador do Ceará Camilo Santana, que a partir de maio de 2018, serão inclusos na rota de viagens da companhia aérea Air France, embarques e desembarques de Fortaleza para Paris e Amsterdã.

A parceria entre a companhia brasileira GOL, a Air France e a KLM possibilitou que o terceiro destino brasileiro mais procurado pelos franceses fosse incluso na rota. A notícia ganhou destaque nos principais sites do país, pela importância que representa para a economia e a conexão de Fortaleza com outros destinos da Europa.

As passagens poderão atingir a casa dos 250 Euros que equivalem a pouco mais R$ 970, 00.

Para os cearenses que se uniram em torno dessa realização, o sentimento de felicidade e do dever cumprido. Bom seria, se esse exemplo servisse para uma parcela dos vizinhos piauienses, que agora bem recente criticou o governo do estado, após anuncio da construção de um aeródromo em Cajueiro da Praia.

Em suas falas carregadas de tom “polítiqueiro” chegaram a insinuar que o governador Wellington Dias construiria um aeroporto em Cajueiro da Praia, e que abandonaria o aeroporto de Parnaíba Dr. João Silva Filho, e arremataram dizendo que Wellington Dias não gosta de Parnaíba.

Que absurdo, e quanta bobagem para pouco espetáculo. O aeródromo de Cajueiro da Praia servirá apenas para o público seleto que costuma frequentar as paradisíacas pousadas e resorts da praia de Barra Grande, uma coisa nada tem haver com a outra.

Enquanto os nossos vizinhos do Ceará se unem para aumentar o potencial atrativo para investimentos no estado, aqui infelizmente, ainda vemos essas aberrações comportamentais, que só prejudicam o nosso estado do Piauí.

Com esse comportamento, passaremos o resto de nossas vidas tendo que ver todos os estados se dando bem, porque fazem o dever de casa, enquanto amargamos os piores resultados causados pelo recalque e pela guerra de egos. Uma triste realidade que foi crescendo como se fosse um câncer em parte da sociedade, mas que precisa ser neutralizada, sobpena de colocar as perspectivas de crescimento do Piauí em um profundo buraco.