terça-feira, 28 de junho de 2016

O movimento LGBT de Parnaíba não tem tantos motivos para celebrar o 28 de junho




O 28 de junho é o dia mundial do orgulho LGBT, essa data foi criada para levantar um ponto de entendimento com a sociedade de maneira generalizada, há espaços no mundo para todos os que sabem respeitar o espaço alheio.

Em Parnaíba o movimento LGBT realizou pela manhã um ato de protesto contra a violência praticada contra gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais e transgêneros. Dezenas de cruzes e fotos foram colocadas no gramado da praça da graça no centro de Parnaíba. O cenário simbólico tinha como objetivo lembrar as vitimas da LGBTfobia crime praticado nos últimos anos com grande frequência.



Conversei na semana passada com o Wellington Araújo presidente do grupo Guará que liderou junto com a Comissão da Diversidade Sexual da OAB o movimento realizado hoje. Na ocasião ele me contava que direitos assegurados na constituição brasileira tiveram avanços em Parnaíba nos últimos dez anos, mas que muito ainda precisa ser feito.

Com base na fala de Wellington eu pergunto. O movimento LGBT de Parnaíba tem razões de comemorar o seu orgulho? Faço essa pergunta olhando para o descaso que tem sido dado ao movimento em relação à morte da travesti Michele Santos que foi assassinada há quase três anos e, que até o presente momento o crime continua sem respostas.

O movimento é legitimo e possui agenda de metas, precisa ser enxergado com mais respeito e compreensão. Acima de qualquer julgamento, são todos eles seres humanos que buscam apenas um lugar na sociedade que se julga humana. 

Fotos: Grupo Guará

Convênio para urbanização da orla da Pedra do Sal é autorizado


Foi autorizada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, a urbanização da Orla da Praia da Pedra do Sal. O ato aconteceu na manhã de segunda-feira (27) no Palácio de Karnak. A assinatura contou com as presenças de representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; dos deputados estaduais José Hamilton, Hélio Oliveira, Flávio Nogueira entre outras autoridades.
 
Na oportunidade o governador Wellington Dias citou obras como a retomada do asfaltamento da estrada da Pedra do Sal e mencionou a recuperação da ponte Simplício Dias e a urbanização da orla que fazem parte de um conjunto de investimentos. O objetivo é dar início às obras no final dezembro ou início de 2017. O deputado federal Flávio Nogueira destinou uma emenda no valor de R$ 4.072. 575, 00 por considerar o litoral piauiense um dos principais atrativos turísticos do Piauí.

O brilho da praça ninguém tira




A revitalização da Praça Coronel Jonas foi o mais recente capítulo de uma politicagem baixa praticada às vésperas de uma campanha eleitoral em Parnaíba. Criticaram a conclusão da obra com um questionamento “E o resto da cidade?”.

Os políticos de oposição têm até legitimidade para abordarem o assunto com seus discursos polêmicos, até aí tudo bem. Agora, quando ouvimos criticas de “mandados” na maioria das vezes considerados “peões de campanha” é bem diferente. 

A praça até outro dia era uma bagunça só, e ficou daquele jeito por que não cuidaram como deveriam. Essa bola de neve foi crescendo e, mesmo sabendo de suas obrigações os prefeitos que passaram preferiram jogar para frente a resolução do problema.

O abacaxi acabou sendo descascado pelo prefeito Florentino Neto (PT), que, aliás, já descascou outros abacaxis como a guarita e a praça do troca troca. Ele o fez e de maneira pacífica o que todos os outros deveriam ter feito para o bem dos espaços públicos.

Não dá pra entender como podem existir pessoas contrárias a iniciativas como essa. Se de jeito nenhum fosse feito algo para revitalizar os espaços criticariam o município pela omissão. E, quando o município faz e leva as criticas? Como podemos classificar essas atitudes?

Na verdade está sujeito à critica aquele que faz algo, se é bom ou ruim os méritos ou deméritos serão ditos pela grande maioria. Não é criticado aquele que fica de braços cruzados, ou podemos falar algo de quem não move uma palha? Com este questionamento termino esse texto deixando a reflexão das pessoas de bem a pauta que deve durar dias pelo tamanho da fofoca que se formou.  

Veja pelo olhar do fotógrafo parnaibano Helder Fontenele como ficou bela a praça:



 

sábado, 25 de junho de 2016

Com a segunda maior frota do estado, Parnaíba registra 78 mil veículos nas ruas




O trânsito na segunda maior cidade do Piauí é assunto de reportagens quase que diariamente, os números de acidentes registrados a cada ano surpreende a população pela gravidade. É quase impossível escapar com vida na maioria dos casos, o que chama a atenção para esse novo momento. 

O BTM fez um levantamento com dados da 1ª Ciretran – PI, eles apontam um crescimento significativo na frota de veículos que circulam pelas ruas da cidade. No total identificamos que constam nos registros do órgão um numero de 78 mil veículos que circulam diariamente em Parnaíba, número superior ao que foi registrado em 2011 quando na época constavam apenas 61 mil veículos na cidade.

O número de motocicletas representa a metade do total de veículos que circulam pelas ruas, são exatamente 39 mil motos no trânsito. Embora as motocicletas representem 50% da frota, aos finais de semana são registrados acidentes que na maioria das vezes são os condutores de automóveis que estão inseridos.

De acordo com o Subcomandante do PPTRAN (Pelotão de Policiamento de Trânsito) Tenente R. Costa o envolvimento de motoristas nos acidentes surpreende, por que em quase todos os casos eles estão em dia “Na maioria dos casos eles são motoristas habilitados, e isso nos chama a atenção por que fica parecendo excesso de confiança por estarem em dia” disse R. Costa.

O número crescente de veículos que circulam pelas ruas da cidade, é reflexo do aquecimento de mercado, tanto para carros, como para motos. Na medida em que avançam as vendas, também aumentam as fiscalizações comandadas pelas forças de segurança no trânsito, um exemplo disso está na operação “Parnaíba Segura” que junto com a Ciretran recolheu só nos primeiros seis meses deste ano mais de 400 veículos irregulares.


Sem a operação “Parnaíba Segura” os dados registrados hoje seriam bem mais assustadores, é que em outro levantamento, podemos identificar que as ocorrências envolvendo vítimas de acidentes de trânsito no horário das 20 horas até 02 horas foram reduzidos mais de 50%.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Vendo, ouvindo e dizendo ...



Carlson não sairá vice

Em sua mais recente participação no Jornal da Cidade o vereador Carlson Pessoa (PPS), afirmou que não será candidato à vice e nem prefeito de Parnaíba, disse que será candidato à vereador, por entender que ainda precisa dar sua contribuição ao legislativo parnaibano.

O vereador chegou a dizer também que o nome mais provável para liderar uma chapa ao executivo pela oposição é o da deputada estadual Juliana Melo Falcão (PMDB), que segundo Carlson está bem avaliada em pesquisas feitas recentemente. Ao comentar esse assunto o vereador brincou “Como nós já sabemos que o Florentino será mesmo o candidato, teremos mias chances de vencer essa eleição” comentou Carlson, dizendo que está muito feliz por pelo que se desenha.

 E o outdoor o que foi feito?

Passaram-se quase 20 dias do episódio do outdoor que foi espalhado nos trechos por onde a tocha olímpica passou, o objetivo era atingir a imagem do prefeito Florentino Neto (PT), politicamente. Em nota o presidente do diretório do PT de Parnaíba Edivan França falou que não há nenhum motivo dos petistas sentirem vergonha da imagem da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), e que erraram na estratégia.

Perguntado sobre os motivos que levaram João Narciso a encomendar o outdoor, não obtivemos resposta. É o nome dele que aparecia no material gráfico usado nos outdoors, nas redes sociais João Narciso manifesta opiniões contrárias ao PT e, é considerado amigo do ex-senador Mão Santa (SD).

Em Cajueiro da Praia oposição e situação juntas?

Em Cajueiro da Praia comenta-se à boca pequena, que o grupo de oposição já esteve mais forte em ocasiões mais recentes, mas devido algumas punições da justiça eleitoral foi registrado um ligeiro enfraquecimento do grupo contrário à prefeita Vânia Ribeiro (PSB).

Pelo que se pode ver nos últimos dias é uma aproximação, de um até pouco tempo rival ferrenho dela, que promete surpreender nos próximos dias. Trata-se do vereador Jairon Carvalho que teria sido visto em uma conversa informal com a prefeita Vânia. Se for concretizada uma aliança entre os dois há quem aposte em uma chapa consistente.

PL institui o dia municipal da tartaruga marinha em Parnaíba

terça-feira, 21 de junho de 2016

Conselho Municipal de Transporte aprova criação de 3 novas linhas circulares

Em entrevista à TV Delta prefeita Adriane resume ações do munícipio e fala sobre política



Em entrevista à TV Delta a prefeita de Luís Correia Adriane Prado (PP), respondeu alguns questionamentos a cerca da administração pública e da política. 

Quando resumiu as ações administrativas que foram abordadas, a prefeita destacou as obras de abastecimento, saúde e educação como as áreas de Luís Coreia que mais avançaram nos últimos três anos. “Quando eu falo do abastecimento que estamos levando para milhares de famílias da zona rural, eu me lembro do que eu disse lá atrás que lutaria para levar água de qualidade para os luiscorreienses” disse Adriane.

Só no inicio de 2016 até o mês de junho, o município concluiu a entrega de mais de 20 sistemas de abastecimento, outros ainda estão em processo de licitação. Somados os que já foram entregues e os que estão em andamento, os sistemas já beneficiam milhares de moradores da zona rural do município.

Adriane Prado falou também das UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), que descentralizam o atendimento de baixa complexidade nos povoados da zona rural, e que se dividem em mais de 7 bairros diferentes. “Nós estamos cumprindo aquilo que foi prometido, e que mesmo em meio as dificuldades temos segurado nas mãos de Deus” completou.


A prefeita reiterou que não fez nada sozinha, e atribuiu à sua equipe de secretários e aos políticos como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e a deputada federal Iracema Portela (PP-PI), as obras que são realidade no dia-a-dia  dos moradores.

Quando falou sobre os desafios de administrar um município cuja zona rural é maior do que o trecho urbano, a prefeita disse que é preciso muita responsabilidade para atender todas as demandas “Nós administramos com o pé no chão, sabemos da grandiosidade que é nossa zona rural a urbana também tem nosso olhar, recentemente iniciamos a conclusão de mais de 60 ruas pavimentadas no trecho urbano” destacou a prefeita.

Ao final a prefeita foi questionada sobre a possibilidade de disputar a reeleição e, foi objetiva; “Eu naturalmente tenho o direito e reeleição e assim farei para levar adiante tudo o que estamos realizando” pontuou Adriane baseada no cumprimento de 80% do plano de governo que foi concluído.