Prefeito Mão Santa (DEM), participando da inauguração do hospital de campanha / Foto: Bruno Santana |
A prefeitura de Parnaíba inaugurou na última segunda-feira (18), um hospital de campanha para tratar dos casos da COVID - 19. A estrutura foi adptada no Hospital Nossa Senhora de Fátima que estava desativado.
A direção do hospital informou que serão disponibilizados 30 leitos, e que deste total 10 serão de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Mesmo tendo sido inaugurado, o hospital ainda não funciona como o esperado. É que os leitos com ventilação mecânica não foram instalados, o que impede a internação de pacientes no hospital.
O que de fato está em funcionamento é o serviço de testagem rápida, que atende pela manhã um número limitado de pessoas para a realização do exame que pode afirmar, se a pessoa testou positivo ou negativo para a COVID 19.
A secretaria municipal de saúde já conta com equipes que foram chamadas para ocupar vagas no hospital.
Há uma semana a foto de um aparelho de "segunda mão" foi publicada. O equipamento era um monitor de acompanhamento do paciente, que foi levado até o hospital embalado como se fosse novo.
A empresa que foi solicitada pela prefeitura é de Teresina, e recolheu no mesmo dia as peças a pedido da secretária Rejane Moreira.
Procurada a prefeitura confirmou ao BTM que esperava equipamentos novos, ao invés daqueles de mostruário.
"Ele levou como uma forma de mostruário pra gente vê o modelo né? (...) Não tinha processo de compra de monitor multi parâmetro. Não deu andamento porque estavam trabalhando na forma de locação, e a locação pode sim ser produtos usados. Só que a gente não fechou com ele porque não tinha a quantidade que precisamos para ter os leitos ativos" explicou Bruno Sávio Coordenador geral da contabilidade da saúde.
Nossa reportagem também quis saber sobre a aquisição de respiradores mecânicos. Recentemente a Tron Startup que fabrica em Parnaíba aparelhos de respiração disse que disponibilizaria equipamentos para o hospital de campanha da prefeitura. O prefeito Mão Santa (DEM) chegou até a elogiar a eficiência desses aparelhos em coletivas de imprensa.
Mas o mesmo setor da secretaria de saúde, nega a aquisição dos aparelhos da Tron porque segundo eles falta a certificação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que atesta a segurança do uso dos aparelhos. O governo do estado já encomendou 300 aparelhos para a startup de Parnaíba.
A previsão de montagem dos leitos para o hospital de campanha da prefeitura de Parnaíba, é para daqui à 10 dias, prazo em que a nova empresa contratada com sede em Fortaleza - CE entregue os respiradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário