terça-feira, 11 de julho de 2017

Em Parnaíba, cadeirante vive drama por falta de acessibilidade nas ruas da cidade

Mais de 10 anos depois da edição do decreto federal que determina normas de acessibilidade nas cidades e dentro das edificações, as dificuldades vividas por quem tem algum tipo de limitação física ainda são nítidas. A senhora Ana Maria Moraes, de 63 anos, que reside na Rua São José – Bairro do Carmo, em Parnaíba, vive o drama das dificuldades de locomoção, já que as vias públicas não possuem as condições necessárias para esse tráfego.
A aposentada ficou paraplégica após complicações em cirurgias na coluna. Sem o movimento das pernas, a senhora Ana Moraes teve uma mudança em sua rotina e sair de sua residência tem sido um sério problema. “Difícil para mim que sinto dores, já que o meu problema atingiu minha medula e por isso, as dores são terríveis, como também para quem me empurra por conta do peso. Mas nós temos uma péssima pavimentação nesse entorno. Da Rua Alcenor Candeira, São José até o seu final, Coronel Ribeiro, Monsenhor Joaquim Lopes, é impossível você conseguir trafegar”.
A senhora relatou ainda que deixou de fazer fisioterapia em um local que fica a uma quadra de sua casa pela falta de condições de acesso. “Me obrigo a ir para outro local mais distante porque não tenho como andar em uma rua próximo a mim”, ressaltou Ana Moraes.
A aposentada que hoje tem limitações de locomoção fez um apelo às autoridades locais. “Peço que organizem a cidade de forma decente, para que as pessoas possam andar, ir e vir. Eu não posso visitar o Porto das Barcas. Eu sou uma parnaibana presa na minha casa. Eu dependo da boa vontade das pessoas para que elas possam me carregar, porque não é fácil andar sem metros no entorno onde moro”.
 
Assista a reportagem: 
 

Por Tacyane Machado
Imagens: Tiago Mendes
Fonte: Extraparnaíba e TV Delta

Nenhum comentário:

Postar um comentário