domingo, 30 de julho de 2017

Todo resultado de pesquisa é confiável?





No Brasil a liberdade de expressão permite entre tantas coisas, a publicação  de notícias sem o mínimo de responsabilidade, com um porém, quem as publica, se torna responsável por todo o conteúdo. Cabe a pessoa esclarecida discernir o que é procedente ou não.

A notícia manipulada visa atender apenas os interesses de quem a contratou, desse modo fique bem atento a todo conteúdo dito como “jornalístico”, e que é publicado por aí. Desconfie sempre de uma “notícia” quando ela apresentar uma versão apenas de determinado assunto.

Esse alerta é importante diante de tudo o que vemos de conteúdo publicados, principalmente na internet.

Hoje mesmo me deparo com uma tal pesquisa que avalia os vereadores de Parnaíba em sete meses de legislatura. Nos números apresentados existe uma classificação para os 17 vereadores.

Para a minha surpresa, o resultado coloca o que nas ruas é dito o contrário, os que foram considerados “pouco lembrados” ou “menos atuantes” são os que estão nas ruas com maior aceitação, incrível né?.

Quem melhor do que o povo para contestar alguns resultados? Desconheço. Por exemplo, afirmar que vereadores como Fátima Carmino (PT), Daniel Jackson (PTC), Neta (DEM), Reinaldo Filho (PTB), Bernardo Lima (PP), Beto (PP) são vereadores que se encaixam como menos atuantes;  é no mínimo uma afronta para a história que eles desempenham ao longo de suas vidas na política.

O vereador Daniel Jackson é um dos que mais se destacou nesse primeiro semestre de 2017, ou seja, vereador recém chegado, com vários requerimentos atendidos pelo poder executivo, mas que segundo o BRVox não foi lembrado. Eu até acreditaria em tal resultado, fosse ele publicado pelo Data Folha, Ibope e quem sabe a CNN.

Não estou afirmando ser esse o caso, mas já vi muito aqui no Piauí “institutos” serem desmentidos pela realidade. Acontece que dependendo da “gênero$idade” esse ou aquele sujeito aparece no topo de algumas sondagens, e vale também se levar em conta como e onde as pesquisas são realizadas.

Resolvi me reportar a esse caso em específico, porque fui abordado por algumas pessoas que me perguntaram sobre os números. Sinceramente? Acredito que a voz de Deus é a voz do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário