sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Dos três vereadores candidatos nesta eleição, um faltou quase 10 vezes em setembro na Câmara


A reportagem do Blog do Tiago Mendes solicitou à Secretaria da Câmara Municipal de Parnaíba nesta sexta-feira (14), o acesso ao livro de presença dos vereadores durante o mês de setembro, baseado na Lei de Acesso a Informação.

De acordo com o livro que registra a presença e ausência dos vereadores de Parnaíba, João Unimagem (PRTB) foi o vereador que mais faltou no mês de setembro.

O expediente do poder legislativo parnaibano funciona nos primeiros quinze dias úteis de cada mês, neste espaço de tempo, podem ser realizadas as sessões ordinárias, que são aquelas onde os vereadores cobram do poder executivo, ações e melhorias em favor da população.

Mas dentro desse mesmo prazo, identificamos que somente o vereador João da Unimagem esteve mais ausente que os demais. Vale lembrar que João é candidato a deputado estadual e está em campanha até o dia 07 de outubro, data da eleição.

Pressupõem-se que, estando em campanha o vereador pode justificar suas ausências por estar em rotina atípica do parlamento. Nossa reportagem perguntou ao vereador, se faz sentido essa observação, mas até o fechamento da matéria, o vereador não respondeu aos nossos questionamentos.

É importante lembrar também, que, além de João da Unimagem outros dois vereadores de Parnaíba são candidatos, são eles: Daniel Jackson (PTC) que é suplente de senador e Reinaldo Filho (PTB), candidato a deputado estadual. Os dois nesse mesmo período, só tiveram registrados no livro, uma falta cada um.

Se analisarmos que no mês de setembro na contagem de dias úteis só foram realizadas 10 sessões, em apenas duas constou a assinatura do vereador João da Unimagem, o vereador compareceu apenas 20% do expediente das sessões.

Com poucos requerimentos apresentados neste mês de setembro, o vereador utilizou o tempo das explicações pessoais nesta semana, para pedir votos no plenário. O outro candidato ao mesmo cargo que João, não teve o mesmo comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário