segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Zé Filho parece ter tirado férias da política



O parnaibano Zé Filho (PSDB), que disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí nas eleições de 2018, teve um recado dado pelos seus conterrâneos através das urnas, mas parece não ter entendido.

Embora não tenha sido eleito como deputado estadual, o Presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) ficou na primeira vaga da suplência, e qualquer alteração no parlamento piauiense, será o primeiro a assumir uma cadeira.

Na praça da graça no centro de Parnaíba, onde existe uma espécie de sala de estar, pelo menos quatro políticos já deixaram escapulir, que a coisa mais difícil hoje em dia, é marcar um diálogo com o Zé.

Muitos questionam “E se o resultado fosse outro? Se ele tivesse sido eleito de cara?” perguntaram.

O fato é. Que não se pode misturar uma coisa com a outra. Como presidente do Sistema “S” e da FIEPI Zé Filho mantém seu ritmo de empreendedor que sabe como trabalhar a inclusão. Já na área política Zé Filho parece ter tirado “férias” quando não deveria fazer assim.

Parnaíba lhe deu quase 10 mil votos, mas a conjuntura política que envolvia um coeficiente de coligação não lhe permitiu a vitória, por muito pouco. Claro, que deve-se levar em conta, um suposto “golpe” dado por um ex-colaborador que hoje não faz mais parte de seu quadro de pessoas de confiança.

Mas no geral, muitos dos políticos que apoiaram sua candidatura em Parnaíba e em outros municípios da região, estão sem entender o motivo de tamanho silêncio. Zé Filho é experiente, mas não tem dado ouvido, ao que realmente deveria a política não escolhe tempos bons para revelar alguém preparado para ela, pelo contrário, é em meio às dificuldades, que surgem aqueles que de fato, estão prontos para melhor conduzir os rumos de sua gente.

O legado de 2014 foi compreendido pelos parnaibanos, disso Zé Filho não pode se queixar. Ainda me recordo de uma entrevista, em que o então candidato ao governo do estado em 2014 Zé Filho disse com as seguintes palavras “Eu quero através do voto dos parnaibanos uma oportunidade de fazer diferente” disse Zé Filho referindo-se ao seu mandato de prefeito nos anos 1996 – 2000.

Em 2014 os parnaibanos deram ao Zé Filho maioria dos votos, mais de 5 mil de diferença. Momentos como esse, em que Zé Filho conseguiu uma proeza de vencer o experiente Wellington Dias (PT), em 2014, deveriam constar como fatores preponderantes diante de surpresas como a de 2018.

A cantora Beth Carvalho trouxe em uma de suas canções o seguinte legado “Reconhece a queda, mas não desanima. Levanta sacode a poeira e da a volta por cima”. Levantar e dar a volta por cima não é apenas sorrir. É reafazer sem lamentar o que passou. Afinal maturidade política é algo que ainda parece ser raro para os lados de cá do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário