terça-feira, 1 de março de 2016

Quem seria contra uma imprensa livre?




Não costumo utilizar este espaço para dar satisfações sobre minha vida profissional e muito menos pessoal. Mas abro um parêntese para esclarecer uma dúvida que há muito deveria nem mais existir, jornalismo tem lado? 

Depende de quem o faz, eu, por exemplo, sou destes que acredita em uma imprensa livre e, que conseqüentemente acaba ajudando no crescimento de uma sociedade mais justa para todos. Quando um veículo de comunicação se porta ao seu público de maneira isenta, este desfruta de uma credibilidade que outros não conseguem conquistar. Jornalismo tem que ser imparcial, ouvir sempre e acima de qualquer coisa, os dois lados de uma história.

Esta semana me surpreendi com a afirmação de um colega de profissão ao dizer que, para uns a notícia pode ser dada, enquanto que, para outros a mesma notícia deveria ser ocultada. Essa espécie de comportamento me faz lembrar a ditadura “Eu escolho quem são os bons, os maus eu os queimarei”. Caramba, o que faz um “gênio” acreditar que em pleno século que vivemos, há a  possibilidade de se ocultar qualquer que seja a informação? Informação é um direito de todos.

Não faz muito tempo que Parnaíba se libertou de uma maneira meio complicada, para não dizer inconveniente, de se fazer “comunicação” e isso foi um avanço conquistado em todo o país. Mas que pena que ainda tem gente com a mentalidade “Curtinha” achando que jornalismo é circo. Não. Jornalismo não é circo, não tem que vestir cores, apenas tem que informar, esse sim é o papel do verdadeiro jornalista, não servir de “garoto (a)” de recado.

Reitero o meu respeito a todos os colegas pela maneira em que desempenham seus trabalhos, mas repudio, toda e qualquer tentativa de intimidação ao jornalismo livre. Essa, será a pior das maneiras para lidar comigo e com quem segue por este caminho. Para finalizar meu desabafo, vou utilizar um trecho da oração de São Francisco que é inclusive, um santo bastante presente na vida de quem quer pregar uma velha regra  “É dando que se recebe”.

Tiago Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário