sábado, 5 de março de 2016

Delegado Eduardo Aquino discute com Major da PM após negar prisão de dupla acusada de crimes



Eduardo Aquino - Delegado da Polícia Civil
Uma dupla de jovens acusados de direção perigosa e uso de simulacro para realizar assaltos, foi presa pela Polícia Militar e encaminhada para a Central de Flagrantes na noite deste sábado (05), na chegada à delegacia, o delgado plantonista Eduardo Aquino negou-se a fazer o flagrante, alegando não ter ocorrido nenhum crime.

Eu vou explicar melhor, os acusados se utilizaram de uma arma de mentira (Simulacro) para aterrorizarem suas respectivas vitimas. Eles rondavam dois postos de combustíveis localizados na Avenida Nossa Senhora de Fátima, próximo à Universidade Estadual do Piauí. Em uma ronda de rotina os policiais da Força Tática abordaram a dupla que apresentava comportamento suspeito, foi dada a ordem para que eles parassem, o que não aconteceu, eles empreenderam fuga em manobras arriscadas cometendo um ato inflacionário de direção perigosa.



Quando finalmente conseguiram deter a dupla, a polícia constatou que eles utilizavam um artefato de metal para simular o armamento na hora de assaltar. Eles foram conduzidos para a Central de Flagrantes e, lá o delegado plantonista Eduardo Aquino informou aos policiais que não havia flagrante diante de tudo o que foi colocado até aqui. Após isso uma discussão foi registrada entre o delgado Eduardo Aquino e o Major Adriano Lucena Comandante da PM de Parnaíba.


O Major que tanto é cobrado pela segurança pública da segunda maior cidade do Piauí, questionou ao delegado se aquilo que foi apresentado à ele não era suficiente. De acordo com o Major Lucena a resposta foi: “Quem manda aqui sou eu” disse o delegado Eduardo respondendo ao questionamento.
Rapidamente outros policiais que estavam do lado de fora da delegacia tiveram que intervir na discussão para evitar que os ânimos se exaltassem. Um clima de tensão foi percebido por todos os presentes.Procurado pela imprensa, o delegado Eduardo Aquino não quis falar sobre o assunto.

Meu ponto de vista

No meu papel de imprensa presenciei a discussão, e vi quando o delegado Eduardo Aquino passou por mim aparentemente nervoso e entrou em seu carro. Como ele delegado é um agente público e seu serviço acaba sendo de interesse da sociedade, me permito a fazer algumas observações.

A primeira, é, que na maioria das vezes em que há plantões do delegado Eduardo Aquino em Parnaíba, a imprensa acaba registrando situações que fogem da normalidade dos outros delegados plantonistas. Quer um exemplo? A mais recente das situações que fugiram do normal, foi a detenção do cinegrafista da TV Costa Norte Juciê Machado, que enquanto cobria um fato recebeu ordem de prisão do mesmo delegado.

Quem conhece o Juciê sabe que ele não representa perigo a ninguém, absolutamente. É um profissional da imprensa parnaibana muito bem quisto por todos, mas que por um entendimento do delegado Eduardo Aquino naquele dia 30 de agosto de 2015, havia a necessidade de recolher para o interior da delegacia um cinegrafista que tinha como arma uma câmera.

A segunda, é, que em uma rápida busca no Google encontram-se notícias de vários portais que envolvem o nome do mesmo delgado Eduardo Aquino em situações parecidas. Agora imagine você que de repente é vitima de uma dupla que se utiliza de um armamento fajuto, e leva o que você tem e lhe impõe um trauma, que pode inclusive, afetar seu psicológico para sempre, fica sabendo em seguida que os mesmo foram liberados porque não tinham armas verdadeiras?

Tem gente que sorri para não chorar, mas a coisa é séria, e nos remete à uma reflexão sobre que tipo de Leis queremos para o nosso país? A lei que beneficia os que aprontam ou a lei que reconhece que você que trabalha e, dá um duro danado para conquistar o que tem para aceitar que suas conquistam se transformem em moeda de mercado para o crime?

Quando vejo alguns ataques à Polícia Militar eu me recuso a falar, por que sei o quanto esses homens se esforçam para manter a ordem em uma cidade. Não dá para fazer milagres quando se  tem a estrutura que eles tem para o trabalho, e mesmo assim eles não tem dado desculpas, pelo contrário, estão trabalhando.

Portanto, eu sou desses que reconhece o brilhante trabalho do Major Adriano Lucena à frente da PM de Parnaíba. A polícia está nas ruas, está trabalhando e tem mostrado isso. Mas de que adianta a PM fazer sua parte e quando chegar em uma delegacia as “normas” serem outras? Deixo à você leitor a oportunidade responder que diabos está acontecendo?

Por: Tiago Mendes   

2 comentários:

  1. Simplesmente um absurdo.situacāo assim fica ruim se trabalhar mesmo.o que parece ser que um quer tirar a autoridade de quem quer trabalhar e colocar para os andinos que eles é que estão no poder.

    ResponderExcluir
  2. Fez eu pensar um Dia .alugo minhas casas e vivo da que ganho.tenho filhas de menores ainda no colégio. Um certo dia um desaculapada veio chorando .queria porque queria alugar uma de minhas casas . Eu precisando e aluguei. Mas foi se passando os messes pagou o 1 mês o 2,3,4,5,6 mês. Depois não pagou mas pedi a casa ela me entregou cm muita briga minha casa conclusão conta de luz para eu pagar conta de água. É exatamente no momento de crise que me é contra a levei para a justiça . Chegando lá o conciliador já foi falando logo para a devedora . Olha se vc quiser pagar vc paga mas vc não se sinta prédio nada não . É me tratou como se eu fosse a culpadas de estar trabalhando e alugando o que trabalhei tanto pra ter e hoje eu poder alugar uma casa para uma desalcupada que vive de fazer esse tipo de situação. Calote. Me senti ali naquele momento que simplesmente o que está tendo valor hoje é o bandido . O caloteiro.e tudo que faz mau a sociedade. O trabalhador não tem mas vez.e isso já se repetiu várias vezes comigo pois vivo de alugar minhas casas quando vou procurar meus direitos de me pagarem aluguéis contas de águas e luz que além de passas tempos sem pagar os aluguei ainda deixa-me vários meses es de contas pra o dono da casa pagar sem falar do prejuízo e deixam a casa da gente. Isso é o nosso Brasil isso é às nossas leis .os próprios que estãodigamos ditando as leis estão ali pra proteger a sociedade são os mesmos que ensinam a desonestidade. A corrupção. A falta de caráter e a falta de amor pelo o próximo.eles não pensam na situação que está se encontrando aquela que está mostrando co. Provas às citação que a levou a tentar reverter seus prejuízo que uma desaculpada dessas acusou .só ver o lado do bandido. Eles mesmo falam faço isso é desse jeito pois quero saber quem vai me obrigar ser um cidadão honesto.honrado .pois eles mesmo são os primeiros a dizer vc faça o que vc quiser não seja obrigado a ser humano não.

    ResponderExcluir