domingo, 8 de novembro de 2020

Último debate é marcado por trocas de acusações entre candidatos e ausência de Mão Santa


 

Dos quatro candidatos à prefeitura de Parnaíba, três compareceram à realização do último “Frente a Frente” o debate, da Rádio Liderança FM 95,1.


Apenas o prefeito e candidato à reeleição Mão Santa (DEM), não compareceu ao debate, deixando a cadeira reservada para ele, vazia.



Os demais candidatos Dr. Hélio (PL), Romualdo Seno (DC) e Samaronne Pinheiro (PSD) falaram de seus planos, e trocaram acusações.


Os quatro candidatos exploraram bastante a ausência do prefeito, e afirmaram várias vezes, que Parnaíba não está bem administrada.



Questionado pelos dois adversários sobre a prestação de serviços para Parnaíba, quando deputado, e que justificasse uma eleição de prefeito, Dr. Hélio disse que tem serviços prestados na saúde e citou o Hospital Dirceu Arcoverde, com intervenções feitas por ele, falou também da implantação de atendimento oncológico para Parnaíba e região, e que quer intensificar o programa de telemedicina no atendimento das Unidades Básicas de Saúde, caso seja eleito.



O candidato Romualdo criticou o candidato Hélio, disse que a telemedicina defendida por ele em seu plano de governo, não trará benefícios à população, e defendeu a contratação de médicos como solução para diminuir as filas nos postos de saúde. Sem justificar a necessidade de mudança, Romualdo disse que se for eleito vai abrir os canteiros centrais na avenida Pinheiro Machado, possibilitando, segundo ele, maior mobilidade urbana, e por fim disse ter um plano de construção de mercados populares, que seria capaz de gerar mais de quinhentos empregos em cada bairro.


O candidato Samaronne falou de sua experiência como empresário, e que possui capacidade para gerar empregos e oportunidades. Falou que a mulher terá valorização em seu governo, caso seja eleito. E que os servidores públicos teriam também valorização.



Mas quando foi questionado pelo candidato Hélio, sobre os motivos que causaram o rompimento dele com o atual prefeito com quem foi eleito na mesma chapa em 2016, Samaronne retrucou e respondeu com outra pergunta “O que fez o seu vice mudar de ideia? (...) ele há 90 dias fez acusações contra você?” perguntou.


Neste momento os ânimos entre os dois candidatos se acirraram, nitidamente Hélio se exaltou, a ponto de questionar o direito de resposta que foi dado ao candidato Samaronne.


Em outro momento Samaronne negou o que havia dito em entrevista à TV Antena 10 em 2017, quando disse ter ouvido falar de um suposto esquema de corrupção em obras da prefeitura. O candidato negou após ser questionado o que o impediu de denunciar, o suposto crime, a resposta dele foi por falta de provas.


Ao fim os candidatos pediram votos aos eleitores, que acompanhava o debate pela rádio e pelas plataformas das redes sociais.


A Rádio Liderança concluiu uma série de debates que foram realizados com os candidatos dos principais municípios da região norte do Piauí. Sua cobertura jornalística continua no dia 15 de novembro quando as urnas anunciarão os candidatos eleitos para os poderes legislativo e executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário