segunda-feira, 27 de maio de 2019

Secretária nega omissão na atenção básica e anuncia melhorias na saúde de Parnaíba



A Secretária de Saúde do Município de Parnaíba Rejane Moreira, em entrevista à Rádio Cidade 87,9 FM nesta segunda-feira (27), falou sobre a realidade da saúde na segunda maior cidade do estado, e disse que há perspectivas de melhora no atendimento à população. 

Rejane reforçou a informação de que a saúde municipal vai contar com novos médicos do Programa Mais Médicos do governo federal, que vai enviar para Parnaíba 17 profissionais para atender na atenção básica.

Bairros como o Santa Luzia e o Conjunto Joaz Souza, por exemplo, estão na lista de prioridades para regularizar os atendimentos nos postos de saúde. Além deles a zona rural da cidade também receberá devida prioridade de acordo com a secretária.

Em recente entrevista à imprensa, a diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Adrízia Fontenele disse que muitos pacientes procuram atendimento no HEDA, por não encontrarem serviços na atenção básica. Rejane negou que haja omissão por parte do município.

“As pessoas estão acostumadas a procurarem uma medicina curativa, e isso faz com que elas procurem a alta complexidade. Mas embora alguém não encontre um profissional no posto de saúde de sua área, essa pessoa pode procurar outro posto e será atendida” afirmou a secretária.

Em relação a alguns casos de falta de médicos em postos de saúde, Rejane esclareceu que há uma escassez de profissionais da medicina que optem por atender na atenção básica. Ela afirma que todos os esforços estão sendo feitos pela prefeitura de Parnaíba para assegurar um bom atendimento aos parnaibanos, e que já existe inclusive, uma transição de sistemas informatizados para melhor atender a demanda de pacientes nos postos.

Sobre o HEDA, Rejane Moreira explicou que a gestão plena do SUS que é de competência do município de Parnaíba, tem mantido repasses para o Dirceu mensalmente, e que esses recursos ultrapassam a ordem de R$ 1, 1 Milhão.  

Informou também que o Pronto Socorro Municipal atendeu só no período de Abril até Maio deste ano, mais de 11 mil pessoas na urgência e emergência.

Para os próximos dias constam melhorias na pasta da saúde com a chegada de novos médicos, construção de novos postos de saúde e a inauguração da ala de atendimento pediátrico no Pronto Socorro Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário