sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Ânimos exaltados no Republicanos após desistência de Daniel Miranda à reeleição

A desistência do vereador Daniel Miranda (Republicanos) à reeleição, provocou um clima desagradável nos bastidores da convenção, que lançou no último dia 11 de setembro a candidatura de Dr. Hélio Oliveira (PL) para prefeito de Parnaíba.

Uma discussão foi registrada com ânimos exaltados entre o ex-vereador Gustavo Lima que é candidato nessa eleição e Daniel Miranda, os dois do mesmo partido, o Republicanos. O motivo, foi a desistência de última hora anunciada por Miranda, que era aguardado pelo grupo.

Uma fonte do BTM informou que foi preciso a intervenção dos membros do partido, para conter os ânimos de Gustavo.

Nós procuramos Gustavo Lima, ele disse que não gostaria de entrar em detalhes, mas acrescentou “ele até o último dia disse que era candidato e no dia da Convenção disse que não seria mais. Aprendi com meu avô e meu pai a ter palavra e caráter  apenas isso.” Respondeu Lima.

Ouvimos também o vereador Daniel Miranda que antes afirmou que essa situação entre ele e Gustavo Lima “está superada”.

“a decisão é por motivos pessoais, conservei com a minha família, com os meus amigos e apoiadores que me dão apoio político” disse Daniel sobre a desistência.

De acordo com o vereador foram analisados alguns fatores, como a saída de outros membros do partido, que também anunciaram desistência de suas candidaturas. Daniel concordou que essa, será uma eleição difícil, mas que vai se manter no partido e na política, dando sua contribuição para o desenvolvimento de Parnaíba.

No mesmo dia do desentendimento o vereador anunciou que daria apoio, ao colega Ricardo Veras que é candidato à reeleição. Hoje Daniel disse que esse diálogo ainda está sendo amadurecido, e que é possível sim esse apoio, pela aproximação que tem com Ricardo.

Miranda reconheceu que a decisão de desistir da candidatura não é fácil, mas que pode concorrer as próximas eleições.

“Há quem diga que houve interferência do Florentino e do próprio Dr. Hélio, mas eu afirmo que não. Eles foram os que mais me incentivaram a manter” pontuou Daniel Miranda.

O presidente do diretório do Republicanos em Parnaíba Ferreira Neto também foi procurado por nossa reportagem, ele comentou o caso e disse “Sobre divergências, isso é normal, tem em todos os partidos políticos, divergência de opiniões e pensamentos faz parte da democracia” disse Ferreira.


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Guarda Municipal é assassinado ao tentar cumprir a lei

 


Perplexa, é assim que se encontra a maioria da população parnaibana com os últimos acontecimentos. Depois de uma execução aos moldes do cangaço à um empresário, agora a violência faz de um guarda municipal, a vítima da vez.

O crime contra o empresário Janes Castro sequer completou uma semana, e o que nos causa um susto maior ainda, é tomar conhecimento de que os errados mandam para os seus lugares àqueles que tem a função de zelar pela ordem de todos.

O guarda municipal Marcos Vinicius no exercício de sua função, sofreu agressões covardes de quem já saiu de casa mal-intencionado, e ao que tudo indica, disposto a tudo para resolver seus “problemas”.

O que nós apuramos, é que essa, não era a primeira vez que o suspeito de matar o agente público fugia a seu dever. Trabalhar como Moto-taxista requer cumprimento de regras como qualquer outra função, e isso inclui assumir encargos, ficar em dia com os órgãos de fiscalização e seguir padrões.

Na regra geral um guarda civil municipal, têm a função de zelar pela segurança das cidades, eles exercem o poder de polícia no limite de suas atribuições e podem agir em nome da Lei.

Muita gente nessa hora deve se perguntar, e onde estava o armamento desses agentes? É importante lembrar que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu no dia 29 de junho de 2018, que integrantes de todas as guardas municipais do país podem portar armas de fogo durante o horário de trabalho e de folga. Mas quem trabalha em municípios com mais 50 mil e menos de 500 mil pessoas só pode usar armamento em serviço.

Perguntamos ao secretário de trânsito, transporte e articulação com as forças de segurança, Maurício Machado sobre o uso de armamentos para a defesa dos agentes, se já existe ou se há planos para equipar esses agentes?

O secretário disse que vai escolher um momento oportuno para esclarecer sobre o assunto, que pelo fato de estar presente no velório do agente Marcos Vinicius não teria como responder.

Essa visível fragilidade do sistema, precisa dar espaço a uma resposta firme. É simples, ou a pasta responde ao crime com maior rigor, aumentando a fiscalização, punindo aqueles que não se encaixam no perfil dos que realmente buscam trabalhar, ou teremos mais casos como esse, e olha que a vida de outro agente que também foi ferido corre risco.

A inversão dos valores, é petulante quando olhamos para casos assim. Quem saiu de casa hoje para manter a lei e a ordem, nem voltou. Já o perfil que se segura onde acha brechas e faz da ilegalidade o motivo para a sua “autodefesa”, encontrou hoje argumentos para justificar o injustificável.

Tem gente que ainda vai dizer “O coitado estava querendo trabalhar, mas nessa cidade ninguém pode vencer na vida, tem que pagar essa estrutura política”. Paciência. Estamos vivendo a época onde a roda pequena, quer engolir a maior a todo custo, mesmo sabendo que essa missão é impossível.

sábado, 5 de setembro de 2020

Zé Hamilton oficializa apoio a pré-candidatura de Hélio no mesmo dia em que o genro é lançado como vice de Mão Santa

 


O pré-candidato à prefeito de Parnaíba Dr. Hélio Oliveira (PL), publicou em suas redes sociais um agradecimento ao ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), que oficializou apoio a chapa que deve ser oficializada em setembro.

Horas antes dessa publicação o programa “Em Evidência” da Rádio Liderança 95,1 havia antecipado o apoio de Zé Hamilton ao pré-candidato, o que se confirmou.

Os partidos que compõem a oposição ao atual prefeito Mão Santa (DEM), apostavam na candidatura de Zé Hamilton, um dos principais adversários políticos do atual prefeito ao longo dos anos.

Zé Hamilton desistiu de ser candidato há duas semanas, a desistência criou animosidade no grupo. Dias depois o nome do deputado Hélio foi escolhido para substituir o de Zé Hamilton.


Por causa do silêncio de Zé Hamilton durante as duas semanas, surgiram dúvidas de que o ex-prefeito poderia apoiar de forma indireta o seu genro, o vereador Beto (PP), que teve sua candidatura a vice-prefeito oficializada no sábado (05), com Mão Santa.

Durante uma reunião realizada também no sábado, Hélio e Zé Hamilton foram fotografados juntos. Existe uma expectativa de que Zé Hamilton faça discurso na convenção de seu partido o PTB, que está prevista para o dia 10 de setembro.

Por causa desse clima, o genro de Zé Hamilton quando usou a palavra para agradecer o apoio que tem recebido, resumiu-se apenas à esposa e ao filho.

DEM oficializa candidaturas de Mão Santa e Beto, prefeito endurece o tom e diz "Não tem nada ganho"

 


O partido Democratas realizou no sábado (05), a convenção da coligação “Parnaíba de Futuro” que oficializou a chapa Mão Santa e Beto (Progressistas) como candidatos a prefeito e vice respectivamente.

Foram oficializadas também as candidaturas de vereadores do partido. Políticos como o senador Ciro Nogueira presidente nacional do Progressistas se fez presente, além dele o deputado estadual Mardem Menezes (PSDB), a deputada federal Ircema Portela (PP-PI) e o prefeito de Teresina Fimino Filho (PSDB).


Antes dos candidatos usarem a palavra, mensagens de vídeo foram reproduzidas, entre elas a do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) presidente nacional do partido, de ministros do governo Bolsonaro e o ex-presidente Michel Temer.

O presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) Zé Filho disse em seu discurso de apoio a Mão Santa, que apoiar novamente a candidatura do tio à reeleição, e lembrou que em 2016 Mão Santa havia iniciado a campanha sem apoio de vereadores, e que venceu, e que agora conta com uma equipe consistente para buscar a reeleição.


A filha Cassandra Moraes Souza leu uma homenagem para o pai, no texto repedidas vezes foi usada a frase “Parnaíba e o parnaibano”. Ela fazia de forma indireta a lembrança de que adversários de Mão Santa não são naturais de Parnaíba.

O senador Ciro Nogueira relembrou as alianças políticas do pai dele com o atual prefeito de Parnaíba. Destacou que não votou no presidente Bolsonaro, mas que o presidente lhe fez o convite para integrar a base aliada ao governo no congresso nacional.

Ciro reconheceu que esteve em lado oposto à Mão Santa no passado, e que a aproximação agora se faz necessária por significar o que ele chamou de o “melhor para o Piauí”.


O senador também citou os motivos que o levaram a romper com o governador Wellington Dias (PT), “Ele me chamou após tomar conhecimento de que eu me aproximava do presidente Bolsonaro, e pediu que o fizesse uma escolha entre apoiar o governo federal e contar com o apoio dele nas próximas eleições. Eu disse que entre o Piauí e o governador eu prefiro o Piauí” disse Ciro.

Após seis mandatos seguidos como vereador, Carlos Alberto Teles disputa nessas eleições, o cargo de vice-prefeito ao lado de Mão Santa, de quem foi opositor durante o atual mandato.

Beto enfatizou que mesmo estando em lados opostos, manteve na atual legislatura o perfil de vereador responsável, mesmo estando na oposição. “Quando precisaram do meu voto eu votei por entender o que era o melhor para minha cidade, mas quando precisava entender melhor as matérias eu pedia prazo” comentou Beto.

Ele disse ainda que não entende como Mão Santa fez para melhorar a vida dos parnaibanos em três anos “Vou dar um exemplo, é como se fosse um acidente de trem, o resultado é um emaranhado de ferro e sucata. E desse acidente, Mão Santa colocou a locomotiva nos trilhos do desenvolvimento, e vai seguir porque agora são mais duas locomotivas pra puxar pra frente, eu e o senador Ciro” pontuou.

O agora candidato a vice de Mão Santa, resumiu que se a sua postura política não fosse a que adotou, não haveria clima para aceitar o convite. E sem mencionar o nome do sogro e ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), Beto agradeceu o apoio que tem recebido da esposa e do filho, que não se fez presente para evitar aglomerações.

O último a fazer discurso foi o prefeito Mão Santa, que agradeceu ao senador Ciro Nogueira pelo apoio que tem dado a sua candidatura, disse que o vice indicado pelo senador é competente e que tem caminhado bastante com ele.

Mão Santa usou por várias vezes a expressão “Não tem nada ganho” referindo-se a campanha que começou. Disse que há muito trabalho pela frente e que acredita no sucesso da campanha.

O prefeito fez críticas ao governos petistas, o que comparou a “desastres” e que ainda não entende como fez para “recuperar Parnaíba” ao assumir em 2017.

Mão Santa também endureceu as críticas ao Bispo Diocesano de Parnaíba Dom Juarez, ao citar que o líder da igreja católica em Parnaíba assinou uma carta contra o presidente Jair Bolsonaro “Ele assinou a carta, só tem esculhambação. Nós vamos ter dificuldades” disse Mão Santa.