quarta-feira, 24 de abril de 2019

Os desafios da produção de camarão é tema de palestra em evento para acadêmicos



Foi realizada no auditório da UFDPAR (Universidade Federal do Delta do Parnaíba), nesta quarta-feira (24), uma série de palestras voltadas para o universo da Aquicultura e Piscicultura na região.

O evento trouxe o tema “Elos da Cadeia Produtiva da Aquicultura no Norte do Piauí” e reuniu produtores de várias cidades da região norte do estado, além dos representantes dos órgãos que integram esse universo na região e os acadêmicos da área.

Foram abordados assuntos relevantes, e que giram entorno dos desafios que englobam o manejo, fomento e a produção em suas mais diversas frentes.

Um dos palestrantes do evento foi o produtor de camarão Santana Júnior que é também, o presidente da ACCP (Associação dos Criadores de Camarão do Piauí).

Santana Júnior destacou os principais desafios de produzir e manter a qualidade do camarão na região, o que leva em conta os fatores naturais e a mão de obra eficiente como o segredo da boa produção.


Ao explicar como funciona o sistema intensivo, que se diferencia com a utilização de estufas e alimentadores programados, Santana afirmou que esse modelo é hoje, o que mais traz eficiência e consistência na produção.

“Nossa previsão é atingir a meta de quase três mil toneladas com a despesca do camarão nesse ano” disse Santana.

O produtor ressaltou a importância que o investimento feito em sua propriedade, trouxe para a região de Luís Correia onde está situada a Aquafarm. É que além de oferecer a parte lucrativa, o empreendimento zela pela preservação do meio-ambiente e traz desenvolvimento social para a região.

Ao ser indagado sobre os planos de popularizar o produto na região, Santana Júnior explicou que já existe um bom fluxo de venda para grandes centros consumidores do camarão, mas que na medida em que a produção aumentar será avaliado uma nova estratégia, para tornar mais comum, o consumo na região.

A CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), realiza junto com os parceiros esse tipo de evento, para integrar os elos da cadeia produtiva e tentar resolver os principais desafios do público alvo.

O próximo evento está marcado para o dia 30 de maio, onde serão discutidos o Plano de Desenvolvimento da Agricultura no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário