quinta-feira, 25 de abril de 2019

Transporte oferecido ao Ferroviário é questionado por torcedor e sistema "S" nega privilégio

Equipe do Ferroviário com o Ônibus oferecido pelo sistema "S" / Foto: Allan Mendes

Durante a apresentação do “Jornal da Cidade” edição de quinta-feira (25), que foi ao ar na Rádio Cidade 87,9 FM. Um ouvinte enviou um áudio para a emissora buscando esclarecimentos sobre um apoio dado pelo SESI ao Ferroviário Atlético Clube.

Em sua participação o ouvinte deixa claro que a dúvida partiu da torcida do Parnahyba. A dúvida é saber os motivos, que levaram o SESI a oferecer ajuda em transporte para o Ferroviário, enquanto o Parnahyba não recebeu a mesma ajuda.

Também de acordo com o ouvinte os deslocamentos do time do Parnahyba, sempre são feitos com muito sacrifício, e após uma arrecadação entre os entusiastas.

Procuramos a assessoria do sistema “S” que esclareceu a dúvida do ouvinte. De acordo com a jornalista Mônica Pessoa, o Parnahyba não contou com o mesmo apoio no transporte, porque o time não procurou essa ajuda.

O Presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí), Zé Filho também reforçou o que disse a assessoria anteriormente.

“O Ferroviário nos procurou através de seu presidente, e nós oferecemos o transporte para o time. O Parnahyba não fez o mesmo” explicou Zé Filho.

Historicamente Zé Filho através do sistema “S” sempre ajudou os dois times, oferecendo incentivos que são indispensáveis para qualquer equipe de futebol profissional. O que pode estar acontecendo, supostamente é uma divergência política partindo do comando do Parnahyba.

Até o ano passado a marca da FIEPI estava estampada nas camisas oficiais do time. Nesse ano a logomarca não está mais. A divergência política entre Batista Filho e Zé Filho pode explicar esse desencontro.

O que fica claro, é que Zé Filho não se negou, e tampouco, tem essa pretensão de negar ajuda ao time. Mas politicamente a ajuda de Zé Filho traria algum benefício ao nome de Batista?

Veículos e pedestres correm riscos na PI 116 em Luís Correia



A estrada PI 116 localizada no trecho urbano de Luís Correia entre as praias de Atalaia e Coqueiro, a cada nova chuva se torna ainda mais intrafegável. São buracos que aumentam e impedem que veículos transitem em segurança pelo local.

Especificamente no trecho que antecede o SESC Praia, além dos buracos, existe um agravante, a pista tornou-se uma espécie de passagem molhada. É que o acúmulo de águas já atravessou os dois sentidos da pista, com isso, os veículos que passam por lá correm o risco de não concluir a travessia com sucesso.

Além dos condutores de veículos, os pedestres também estão sujeitos ao risco, já que precisam colocar os pés na água acumulada, para chegarem a seus destinos.


Nesses locais considerados críticos, não há nenhuma sinalização de que obras estão sendo tocadas para amenizar o problema, nem mesmo as obras paliativas, que diminuiriam os transtornos para a população que passa pelo trecho diariamente.

As praias de Atalaia e Coqueiro são consideradas umas das principais no roteiro turístico do estado do Piauí, mesmo assim a morosidade dos poderes municipal e estadual faz pouco caso da situação.

A recuperação da pista é de responsabilidade do DER – PI (Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí), que informou no último dia 15 de abril ao jornalismo da TV Clube, que o trecho da PI 116 teve sua obra de recuperação autorizada, mas que aguarda o fim do período chuvoso para iniciar.

As medidas paliativas que poderiam estar sendo tocadas pela prefeitura de Luís Correia, como a abertura de galerias para o escoamento da água acumulada, não estão sendo vistas. Nossa reportagem procurou a comunicação do município para saber se existe algum plano para amenizar os impactos nos locais citados, e até o fechamento desta nota fomos informados que amanhã a prefeitura se pronunciaria sobre o assunto.

Vereador Da Paz pede creche para o Dom Rufino I, II e III



O vereador Francisco da Paz (PRB) solicitou ao poder executivo municipal de Parnaíba, a construção de uma creche, para atender a população dos conjuntos habitacionais Dom Rufino I, II e III.

O requerimento partiu da necessidade, em que os moradores que procuraram o vereador relataram. De acordo com alguns pais de crianças menores de 02 anos, a falta de vagas e a distância em outras creches impossibilita que eles possam desempenhar alguma atividade de trabalho, por não ter com quem deixar seus filhos.

“Diante desses pedidos nós resolvemos trazer a discussão esse assunto aqui para o plenário, sabemos que existem etapas para  que a construção de uma creche seja feita. Mas fica aqui o nosso pedido para o executivo” comentou Da Paz.

O requerimento foi aprovado pelos vereadores e agora aguarda as providencias do executivo.

Vice-Almirante do 4º Distrito Naval visita Parnaíba e recebe homenagem do prefeito Mão Santa

A Capitania dos Portos do Piauí recebeu nesta quarta-feira (24/04) a visita do atual Comandante do 4º Distrito Naval, que tem sede em Belém-Pará, o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto e comitiva. A visita a Parnaíba faz parte de uma inspeção administrativa militar, desenvolvida pela marinha e também apresentação oficial as autoridades municipais dos Poderes Executivo e Legislativo.
Em entrevista exclusiva ao blogdobsilva, o Vice-Almirante informou que está “realizando uma visita programada, que é uma inspeção administrativa na Capitania, onde o 4º Distrito tem a Capitania dos Portos como subordinada e vamos realizar algumas verificações de pontos administrativos e funcionais da Capitania dos Portos. Esse é objetivo principal; o outro objetivo é me apresentar oficialmente ao prefeito, governador e autoridades do estado, porque sou recém-assumido ao 4º Distrito Naval”, explicou.
Ele assumiu o comando do 4º Distrito Naval em março, em substituição ao Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. “Os desafios são grandes, desde o momento que eu assumi. A área é grande, de quase um 1/4 do território brasileiro que é nossa área de responsabilidade. O Piauí é uma área importante que lutamos muito para nos fixar aqui,  porque fica um pouco distante da nossa base, 4º Distrito, mas  temos dado sempre apoio”.
O Comandante do 4º Distrito Naval destacou o importante trabalho que a Capitania vem desenvolvendo. “Muita coisa mudou. Eu estive aqui na cidade há 20 anos e fico feliz em ver a evolução OM e da cidade. Vejo que na questão das enchentes que vem ocorrendo na cidade a Capitania  tem dado um grande  apoio  ao município e ao estado”.
O vice-Almirante foi recebido pelo Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, com quem almoçou no restaurante Chalana, tendo como convidado o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, Edrivandro Barros secretario de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico e alguns assessores. Na ocasião o chefe do executivo municipal homenageou o visitante com o Diploma e a Medalha do Mérito Municipal
O 4° Distrito Naval tem jurisdição nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Entre suas principais atividades estão a de executar e apoiar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, em sua área de competência, assim como tarefas relacionadas à segurança da navegação.
O Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto tem compromisso agendado amanhã (25) em Teresina com visita ao  Palácio Karnak que é o edifício-sede oficial do Governo do Piauí e também à Assembleia Legislativa do Piauí.
Histórico:
O Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, natural do Rio de Janeiro. Ele já foi comandante do Navio-Tanque “Potengi”; Imediato da Fragata “Defensora”; comandante da Fragata “Rademaker”; vice-diretor do Pessoal Militar da Marinha; adido naval e aeronáutico do Brasil na Espanha; comandante do Grupamento de Navios Hidroceanográficos; gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura para Construção e Manutenção de Submarinos (GEM-18); e comandante da Escola Naval.
Texto e fotos: Camila Neto/Blog do Bsilva

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Os desafios da produção de camarão é tema de palestra em evento para acadêmicos



Foi realizada no auditório da UFDPAR (Universidade Federal do Delta do Parnaíba), nesta quarta-feira (24), uma série de palestras voltadas para o universo da Aquicultura e Piscicultura na região.

O evento trouxe o tema “Elos da Cadeia Produtiva da Aquicultura no Norte do Piauí” e reuniu produtores de várias cidades da região norte do estado, além dos representantes dos órgãos que integram esse universo na região e os acadêmicos da área.

Foram abordados assuntos relevantes, e que giram entorno dos desafios que englobam o manejo, fomento e a produção em suas mais diversas frentes.

Um dos palestrantes do evento foi o produtor de camarão Santana Júnior que é também, o presidente da ACCP (Associação dos Criadores de Camarão do Piauí).

Santana Júnior destacou os principais desafios de produzir e manter a qualidade do camarão na região, o que leva em conta os fatores naturais e a mão de obra eficiente como o segredo da boa produção.


Ao explicar como funciona o sistema intensivo, que se diferencia com a utilização de estufas e alimentadores programados, Santana afirmou que esse modelo é hoje, o que mais traz eficiência e consistência na produção.

“Nossa previsão é atingir a meta de quase três mil toneladas com a despesca do camarão nesse ano” disse Santana.

O produtor ressaltou a importância que o investimento feito em sua propriedade, trouxe para a região de Luís Correia onde está situada a Aquafarm. É que além de oferecer a parte lucrativa, o empreendimento zela pela preservação do meio-ambiente e traz desenvolvimento social para a região.

Ao ser indagado sobre os planos de popularizar o produto na região, Santana Júnior explicou que já existe um bom fluxo de venda para grandes centros consumidores do camarão, mas que na medida em que a produção aumentar será avaliado uma nova estratégia, para tornar mais comum, o consumo na região.

A CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), realiza junto com os parceiros esse tipo de evento, para integrar os elos da cadeia produtiva e tentar resolver os principais desafios do público alvo.

O próximo evento está marcado para o dia 30 de maio, onde serão discutidos o Plano de Desenvolvimento da Agricultura no Piauí.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Parabéns meu amigo eu te dedico a minha homenagem!



Hoje é dia de falar de uma pessoa muito especial pra mim, um cara que chegou e veio pra ficar, um amigo, parceiro de trabalho e dos perigos que a vida nos apresenta a cada dia, é o dia de falar do Kairo Amaral.

Já são cinco anos de amizade, e de aprendizados recíprocos, cinco anos bem vividos e que oferece a cada novo dia a sensação de eternidade. Vivemos a amizade que por mais difícil que seja o tempo, ainda sim ela se renova.

Mas é dele que eu quero falar, e não é difícil falar de um ser humano com o coração do tamanho do universo. Um eterno aprendiz da vida e do ofício de se fazer jornalismo, a área que eu e ele escolhemos, por haver identificação e o principal, amor pelo que se faz.

O sonho daquele menino curioso, inquieto e birrento com aquilo que sempre quis se tornou nos dias de hoje, a mais completa realidade de uma vida. Ele chegou no patamar que podemos considerar, o mais alto de quem busca estar no jornalismo, chegou na notoriedade de coberturas a nível nacional.

Quem é do jornalismo sabe. A dificuldade que se tem de emplacar com frequência, uma matéria na rede nacional de televisão, e ele tem conseguido isso como ninguém, e o que é melhor, com material jornalístico de qualidade, sem deixar a desejar a nenhum outro nome.


As recentes coberturas sobre as chuvas na região norte do estado, projetaram ainda mais o trabalho do Kairo na tela da TV Globo. Em quase todos os telejornais, lá estava a nossa realidade sendo contada pelos Offs do Kairo Amaral. Quantas ligações eu mesmo recebi de parentes meus, que moram em estados do sudeste falando que assistiram e que viram nossa Parnaíba.

Orgulho eu sinto dele por que eu sei o que eu disse para ele no ano 2014 quando tive a oportunidade de conhecê-lo. O que eu vi naquele dia e disse para ele, hoje está aí pra todo mundo ver.

O Kairo teve uma ascensão profissional incrível, e nela se mantém galgando novos caminhos até hoje, e isso não fez dele uma pessoa mesquinha, soberba e esnobe para com seus colegas de trabalho. Está sempre do lado de todos, ensinando, compartilhando ideias e participando dos encontros que os verdadeiros jornalistas realizam nesta cidade.

A ele eu dedico a minha homenagem de gratidão, por nunca ter me abandonado nessa vida, nem mesmo quando senti que o chão se abriria para me engolir. Gesto que por mais desavenças que possam plantar entre nós, jamais esquecerei ou deixarei cair na ingratidão.

Eu sou fã de quem segura na minha mão, de quem me fala que nunca estarei sozinho, que sabe reconhecer em mim o bom ser humano que sou, e que consegue conectar as mesmas ideias sobre um trabalho em equipe.

O pai dele Sr. Júlio tem a mania de chamá-lo de “Garotinho” e eu vou parafrasear o pai, e dizer: Garotinho, conte comigo sempre, vou estar também do seu lado seja em qual for o desafio, e olha que quanto maior é o desafio mais vontade eu tenho de peitar.

Saiba que sempre terás em mim, na sua esposa, na sua mãe, irmã, sogro e sogra, além dos amigos, o apoio incondicional para pavimentar sua caminhada que está só começando. Feliz aniversário, meu amigo!

Por: Tiago Mendes