quarta-feira, 18 de abril de 2018

Alagamentos: 08 famílias já deixaram suas casas em Parnaíba e 100 estão sendo monitoradas



O Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Parnaíba Major Rivelino Moura disse em entrevista ao “Jornal da Cidade” da Rádio Cidade FM 87,9 na terça-feira (17), que mais de 100 famílias estão sendo monitoradas nas áreas com riscos de alagamentos por causa das últimas chuvas.

Equipes formadas por várias instituições estão atentas ao risco real de enchente na segunda maior cidade do Piauí. Além do Corpo de Bombeiros, compõem a equipe de operação especial a Defesa Civil, Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos, o Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra 10 012 e a Polícia Militar.

De acordo com Rivelino Moura 08 famílias tiveram que deixar suas residências por causa dos alagamentos, essas famílias residem na Lagoa da Prata zona rural de Parnaíba. Outras três comunidades também na zona rural estão em alerta para alagamentos, são elas: Vazantinha, Fazendinha e Cantagalo.

Os bairros que ficam localizados as margens dos rios Parnaíba e Igaraçu sofrem com a chegada de cada chuva, é que além dos milímetros que se acumulam após novas chuvas, o nível do rio está aumentado a cada dia devido a liberação de volumes de águas das barragens do estado, entre elas a de Boas Esperança.

Na última segunda-feira (16), durante a noite, foi registrado um aumento de 20 cm no nível das águas do Parnaíba, esse nível pode aumentar ainda mais por que a previsão do tempo prevê mais chuvas para os próximos dias.

“Nossas equipes estão preparadas para lidar com essa situação, contamos com o apoio de todos os parceiros que abraçaram essa causa, mas o que ainda estamos tendo dificuldades é com relação aos moradores que se recusam a deixar suas casas mesmo sendo alertados do perigo” disse o comandante dos Bombeiros.

Em situações como essa, as equipes contam com o apoio de 30 policiais militares que auxiliam na retiradas dessas famílias da área de risco para os abrigos temporários.

Mas ainda de acordo com Rivelino Moura é necessário que novos espaços públicos sejam cedidos, para abrigar um numero maior de famílias, caso as chuvas aumente o risco de mais alagamentos.

Ao final de sua participação o comandante fez questão de agradecer o apoio que tem recebido de todos os parceiros citando a Marinha, o Exército, a PM e a Defesa Civil através da Secretária Maria das Graças Moraes Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário