quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Vendo, ouvindo e dizendo - Reflexão - Samaronne do Governo - Desafio dos vereadores




2017 um ano para a gestão refletir
 
O primeiro ano da gestão Mão Santa tem que servir de exemplo para o staff. Foi um ano de muita turbulência, e que pouco permitiu que aquilo prometido na campanha, fosse cumprido do jeito que deveria.

Muitas confusões, quedas de secretários, ânimos acirrados e muita fofoca dentro dos corredores da prefeitura. É preciso que o comando da gestão aponte o caminho da unificação, porque, do contrário, o ano de 2018 poderá dobrar a dose dos mesmos problemas.

Essa não é uma leitura minha especificamente, é algo que pôde ser notado ao longo do ano 2017, está ai para todo mundo ver. É preciso aplaudir quando acertam, e apontar também quando erram. A vida pública, pode ser boa, mas tem dessas coisas.

Samaronne braço do governo estadual
 
Mais uma vez o Vice-prefeito de Parnaíba Marcos Samaronne (PSC), demonstra estar firme na sua posição de não mais buscar diálogo com o prefeito Mão Santa (SD), e preferir representar uma nova ala política.

Declaradamente assumido como um aliado do governador Wellington Dias (PT), Samaronne vistoriou o espaço onde será montado o palco para as atrações do Réveillon na Pedra do Sal, realizada pelo governo do estado.

Ele estava acompanhado do assessor do Secretário de Turismo do Piauí Flavio Nogueira Júnior, Ferreira Neto, pelo visto há uma clara intenção de mostrar quem fará uma melhor festa da virada de ano, a prefeitura ou o governo do estado.  

Desafio de vereadores

Vereadores da base aliada ao prefeito poderão brigar a partir de janeiro. A briga envolve, votos, fidelidade e a disputa “eu vou conseguir exonerar você” com “Fique tranquilo, eu garanto você aqui”. Continua em breve...

Geraldo e Gustavo, uma disputa, duas razões



O ano 2018 vai começar acirrado no aspecto de disputas eleitorais em Parnaíba, pelo menos é que se desenha até aqui através do comportamento dos pretensos candidatos. Seja no âmbito estadual ou federal, os concorrentes estão em sua maioria, em lados opostos, literalmente.

Até outro dia, o ex-vereador Gustavo Lima (PSB), era tido como o único pré-candidato a deputado federal pelo Piauí aqui na região norte do estado. Gustavo justificou sua pré-disposição a essa disputa, por considerar que na Câmara dos Deputados em Brasília, a última representação de Parnaíba e região, foi através do ex-deputado Antônio José de Moraes Souza.

Agora foi a vez do atual presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, vereador Geraldo Alencar (PSB), deixar transparecer que também poderá disputar uma vaga na câmara federal, representando a região. Na eleição de 2014, tanto Gustavo como Geraldo apoiaram juntos com outros vereadores, o nome de Heráclito Fortes (PSB –PI), para deputado federal. Em 2018 os dois nomes de Parnaíba poderão tirar votos que conquistaram para Heráclito em 2014, para si.

Geraldo e Gustavo parecem não dialogar publicamente desde a última eleição de 2016, e devem manter caminhos opostos na busca por votos em seus respectivos projetos políticos. Alguns podem acreditar que agindo assim, os dois pretensos candidatos à câmara federal estão tomando essa decisão para medir força um com o outro, já que politicamente aparentam não concordarem das mesmas ideais.

Na verdade, o que nossa reportagem apurou, é que disputa entre eles, passa bem longe de ser o real motivo das pré-candidaturas. Gustavo endossa o que já disse sobre entrar na campanha, e que pode até mudar de partido, por entender que a estrela maior no PSB, certamente será o nome de Wilson Martins, que é adversário do governador Wellington Dias (PT) apoiado por Gustavo Lima.

No caso de Geraldo Alencar, o impasse nos leva a crer que é diretamente com o deputado Heráclito Fortes. O vereador não confirma, mas o que se fala em bastidores, é que Heráclito tem dado atenção para apenas um vereador de sua base. Base essa que estava forte e grande em 2014, mas que agora poderá ser o inverso daquela eleição. 

Geraldo já deixou claro também, que quer mostrar serviço para a sua cidade, e que essa pode ser a oportunidade de ampliar o que vem fazendo ao longo de duas décadas como vereador.

Um verdadeiro mata-mata na corrida pelos votos do segundo colégio eleitoral do Piauí, disputas que mostrarão, quem de fato possui força política e estratégias para consolidar o maior número possível de votantes.

Por: Tiago Mendes

Vereadora Fátima Carmino denuncia Mão Santa no TCE


O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por não efetuar a execução de emendas impositivas individuais da vereadora Maria de Fátima Carmino Pereira Dourado (PT). A representação foi apresentada ao TCE-PI na última quarta-feira (20) pela própria vereadora. O relator é o conselheiro Luciano Nunes de Sousa.

Conforme a denúncia, as emendas destinadas pela parlamentar deveriam ter sido encaminhadas até o dia 30 de setembro. Porém, tais emendas nunca foram enviadas até a data da denúncia. A parlamentar enviou um ofício a Superintendência de Planejamento (Suplam) solicitando esclarecimentos e uma reunião para tratar do assunto, mas não obteve resposta.

Posteriormente, o Ministério Público foi acionado pela parlamentar, requerendo providência em relação ao sigilo do executivo. Logo depois, o superintendente Interino de Planejamento, em um ofício encaminhado a vereadora, citou que não houve “o retorno desejável e necessário para que fossem feitas as devidas realocações de dotações no orçamento”.

Fátima Carmino ainda requereu uma audiência pública, realizada em 12 de dezembro, para resolver a situação. Ficou acordado que haveria uma reunião entre os representantes contemplados com a indicação de emendas parlamentares e o chefe do executivo com sua equipe, para estipular as expectativas de para implementar o benefício. Porém, nada foi agendado até o presente momento, segundo ela. (Fonte: Viagora)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Governo do Estado divulga programação de eventos no fim de ano no Litoral

 
O governo do estado do Piaui, através da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) divulgou a programação de eventos neste final de ano no litoral piauiense. Haverá shows musicais nos dias 30 e 31, nas cidades de Parnaíba e Luís Correia. A informação foi repassada na tarde desta quarta-feira (20) pelo secretário de Turismo, Flávio Nogueira Junior.

“A realização dos eventos é importante e funciona como atrativo para os turistas que visitam nosso litoral, bem como para os moradores da região. Além de tudo, é uma opção de festa gratuita, onde todos podem participar”, afirmou o secretário. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

30/12/2017

Luís Correia (Praia de Atalaia)

- Vale Night

- Solange Almeida

- Anderson Rodrigues

- Farra da Gordinha

Parnaíba (Praia da Pedra do Sal)

- Farra da Gordinha

- Absoluthe

- Solange Almeida

31/12/2017

Luís Correia (Praia de Atalaia)

- Leo Cachorrão

- Beto Barbosa

- Zé Orlando

- Taty Girl

Parnaíba (Praia da Pedra do Sal)

- Taty Girl

- Waldo e Felipe

- Forró na Veia

SETUR

Moradores da Baixa da Carnaúba são informados sobre abastecimento de água




Os moradores das comunidades Alto São Cristóvão e Km 16 no bairro Baixa da Carnaúba, zona rural de Parnaíba, foram informados sobre o resultado de um projeto elaborado pela ASERPA (Agencia de Regulação dos Serviços Públicos), para levar abastecimento de água para as comunidades que abrangem esse trecho da zona rural.

O advogado Lisandro Ayres Procurador da ASERPA explicou para os moradores que foi solicitada uma cobrança via Ministério Público do Piauí, para que a Agespisa apresentasse um projeto que contemplasse aquelas comunidades, e que só após essa cobrança a estatal se pronunciou.

“Foi preciso o município cobrar na justiça uma resposta sobre aquilo que vocês tem direito” disse o procurador.

Lisandro disse ainda que existe um esforço sendo feito pela prefeitura de Parnaíba, da Aserpa, das associações de moradores do bairro e do vereador Bernardo Lima (PP) para que esse abastecimento contemple cada família que reside na baixa da carnaúba.

Em sua fala o vereador Bernardo Lima reafirmou o compromisso de continuar cobrando nas esferas municipal e estadual, ações que melhorem o dia-a-dia das milhares de famílias de Parnaíba.

“continuarei fazendo minha parte, cobrando a quem de direito s resultados dessa causa, até porque, embora se fale em crise nos serviços públicos, sabemos que o abastecimento para essas comunidades, é um investimento que vocês mesmos contribuirão através do pagamento de consumo de água” enfatizou o vereador.

As reuniões com as comunidades serviram para situar os moradores, quanto aos prazos que deverão ser informados no primeiro semestre de 2018. Equipes de topógrafos já foram vistos nas comunidades relacionadas nos últimos dias.

Com que cara ficam os que prometeram o caos no Piauí?




Tanto especularam que nada conseguiram alcançar. Com que cara ficam aqueles que torceram para que o governador Wellington Dias (PT), colocasse o estado em calamidade financeira?

Estamos há uma semana para o fim do ano 2017, e o governo conseguiu cumprir com todas as suas obrigações para com os servidores estaduais e a sociedade piauiense. Bem diferente das previsões que tanto aterrorizaram os que fazem oposição ao Wellington Dias.

Juraram e afirmaram que o governo atrasaria o pagamento, e consequentemente o 13º salário dos servidores, não foi o que aconteceu. Além disso, já está disponível a tabela de pagamento dos servidores para todo o ano de 2018, ou seja, previsões que até tentaram se aproximar daquelas da “Mãe Diná”, no entanto, tudo não passou de papo furado, ou meramente um espetáculo politiqueiro.

Essa é só a primeira lição que deve ser tomada como exemplo, e que com toda serenidade o governador Wellington Dias mostrou seu compromisso, sem descer de sua responsabilidade como um chefe de estado.

Ele poderia muito bem ficar trocando figurinhas com os gritalhões do momento na Assembleia Legislativa do Piauí, deputados que sonharam ver o Piauí “pegar fogo” e que agora engolem a realidade de uma economia, que embora não tenha alcançado o patamar tão desejado por tantos governos, está bem melhor do que muitos pelo Brasil.

Os servidores estaduais do Rio de Janeiro receberam ontem (20), o pagamento do 13º salário do ano passado, isso porque o governo de lá tomou um empréstimo com um banco francês. Outro estado que só vai começar a pagar o 13º de seus servidores atrasado, é o Rio Grande do Norte, o pagamento está marcado para o mês de janeiro do ano que vem.

É importante que as pessoas esclarecidas, tenham bom censo e comecem a analisar de agora, esses assuntos que envolvem uma realidade, mas que também pode representar um risco, caso a sociedade não abra os olhos.

O mesmo espetáculo, que muitos políticos fizeram esse ano todo contra o governo, continuarão fazendo em 2018. Com uma dose a mais de terrorismo. Quem não convence no diálogo, parte para a gritaria e agressão, e foi assim que vimos em vários episódios.

A realidade do estado do Piauí não é o céu de brigadeiros que todos queriam que fosse, não. Mas também não é o inferno que muitos querem passar para as pessoas, é preciso ter discernimento em tudo o que vemos e ouvimos por ai, do contrário seremos batizados de “Maria vai com as outras”.

Que esse tapa na cara cínica de políticos de práticas antigas, sirva como uma verdade para o povo piauiense, o estado pode até não dar certo um dia, caso caia nas mãos erradas. Mas  enquanto estiver sendo administrado por pessoas responsáveis continuaremos a ver o Piauí com perspectivas de um bom futuro.

Por:  Tiago Mendes

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Diniz pede manutenção das bombas dos "Piscinões" de Parnaíba




O vereador Antônio Fortes Diniz (PSDC), pediu no plenário da Câmara Municipal que o poder executivo tome medidas preventivas quanto às áreas conhecidas como “Piscinões” nos bairros Frei Higino e Piauí.

Diniz alertou para a necessidade de manutenções nas bombas de drenagem das águas pluviais nesses dois trechos, que em períodos de inverno costuma alagar com a chegada das chuvas.

O requerimento do vereador foi discutido, aprovado e será encaminhado para a prefeitura para as devidas providencias.