sábado, 31 de julho de 2021

Fábio Barros é cotado para a disputa em 2024 com o apoio do grupo político de Mão Santa


 

As últimas semanas foram marcadas por uma crescente discussão que envolve a política em Parnaíba.


Com a reeleição do prefeito Mão Santa (DEM), a sucessão municipal tornou-se o assunto predileto daqueles que alimentam os bastidores da política parnaibana.


Entre suplentes de vereadores e secretários notou-se uma corrida para a preferência do grupo político liderado hoje por Mão Santa.


O nome do secretário de governo Fábio Barros foi cotado para uma eventual disputa nas urnas em 2024. O grupo só não definiu se seria em uma chapa majoritária, ou proporcional, o que permite ao secretário a pavimentar esse caminho, até o período onde serão definidos os nomes.


Fábio Barros está atualmente no cargo de secretário de governo, um dos papeis mais importantes da articulação política de Mão Santa. A relação diplomática com os vereadores e as instituições, deve ser o elo de quem ocupa esse cargo.


Criticado por alguns aliados do prefeito, Fábio Barros ao longo dos últimos cinco anos experimentou o lado desgastante da vida pública. Aliás, saber administrar conflitos e mediar discussões em nome da governabilidade, é um desafio que nem todo mundo topa.


A agenda do secretário deixa claro que a intenção dele é avaliar a eventual candidatura de 2024. Na sexta-feira (30), ele participou de uma audiência onde estavam presentes o secretário de fazenda Gil Borges, a secretária Maria das Graças Nunes e o deputado estadual Júlio Arcoverde, na pauta a ampliação da iluminação pública de Parnaíba.


Perguntamos ao secretário se além disso possíveis apoios foram tratados  para 2024, o secretário respondeu “Quem está na vida pública precisa sempre avaliar, analisar e discutir a política, mas temos que fazer isso com os olhos voltados para o que é melhor para a coletividade” disse Fábio.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

População do Piauí deve ser imunizada até outubro diz Florentino em entrevista à Rádio Liderança


 

Em Parnaíba o secretário de estado da saúde Florentino Neto participou do programa “Em Evidência” da Rádio Liderança 95, 1 FM no sábado (24).


Além da agenda administrativa ressaltando o trabalho das equipes do programa busca ativa, o secretário falou da força tarefa que os profissionais de saúde em todo o Piauí tem feito para diminuir o avanço do vírus.


Florentino disse que tem uma meta e que ela deve ser cumprida até outubro “Eu como secretário e o governador Wellington Dias, temos uma meta audaciosa de conseguir até o mês de outubro vacinar toda a população do nosso estado” respondeu o secretário.


Além da pandemia, a secretaria de estado da saúde está mantendo atendimentos para mais de 8 mil piauienses que aguardam por um procedimento, através do mutirão da catarata.


Entre as perguntas feitas durante o programa de rádio, o secretário Florentino Neto resumiu que avanços foram feitos durante os meses em que ele está à frente do cargo, e que muito mais deve acontecer, e citou a reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde de Parnaíba que atende pacientes de 12 municípios da região norte do estado, além de pacientes que vem dos estados do Ceará e Maranhão.


Florentino também comentou sobre a visita que fez ao prefeito de Parnaíba Mão Santa (DEM), há poucos dias. Na ocasião acompanharam o secretário, o ex-vereador Daniel Miranda e o ex-presidente do PT de Parnaíba Ribamar Silva.



“Eu e o prefeito conversamos sobre vários assuntos, ele estava lendo um livro sobre literatura (...) fiquei muito feliz em vê-lo recuperado, fui bem recebido por ele e a dona Adalgisa (...) eu fui criado para tratar bem e respeitar as pessoas, independente da posição política que ela tenha” resumiu Florentino.

  

Vítima da COVID 19 prefeito Mão Santa pede que a população procure a vacina nos postos de saúde


 

O prefeito de Parnaíba Mão Santa (DEM), disse em seu pronunciamento à comunicação oficial do município, que “É importante que as pessoas compareçam às Unidades Básicas de Saúde e recebam a segunda dose da vacina contra o Coronavírus”.


Mão Santa que foi infectado com o vírus, se recupera dos sintomas da doença, após um tratamento que durou quase 40 dias. O prefeito já havia sido imunizado com as duas doses da vacina CoronaVac, quando testou positivo para a COVID 19.


Os órgãos mundiais de saúde recomendam que a população receba as duas doses da vacina, para que mesmo que seja contaminado, o risco de morte seja menor. O exemplo dessa orientação é o próprio Mão Santa.


Parnaíba já está vacinando pessoas com idade a partir de 42 anos, além de atender o público com comorbidade com 30% das doses, e os 20% para o público prioritário eleito pelo conselho municipal de saúde.


O pedido de Mão Santa para que a população procure um posto de saúde para ser vacinada, é o mais nítido exemplo de que ele reconheceu como homem público que é, que, as medidas de segurança funcionam e poupam vidas.


Ninguém melhor que o próprio paciente para descrever o drama de uma doença, e ninguém melhor que o próprio líder de uma população para dar o exemplo. Mão Santa acerta quando deixa de fazer discursos que diminuem os efeitos da pandemia, e opta por fazer o que é certo, orientar os parnaibanos a zelar pelo bem mais precioso, a própria vida.  


Foto: SupCom