sábado, 20 de março de 2021

Com os maiores números de casos e óbitos por COVID 19, Parnaíba fica de fora do consórcio para a compra de vacinas


 

A prefeitura de Luís Correia aderiu ao consórcio público de municípios da Frente Nacional de Prefeitos, para adquirir com recursos próprios as doses da vacina contra a COVID 19.


O Projeto de Lei do poder executivo enviado para a câmara dos vereadores foi aprovado, e permite que Luís Correia possa garantir com a compra das vacinas o cronograma de imunização.


No litoral do estado apenas Luís Correia e Ilha Grande aderiram ao consórcio. Parnaíba que registra o maior número de casos e óbitos por causa da doença, depois da capital Teresina, não aderiu.


Nossa reportagem procurou a prefeitura para saber se há interesse do município em participar desse consórcio, a resposta do secretário de governo do prefeito Mão Santa (DEM), foi negativa.


Com a adesão dos municípios ao consórcio, as prefeituras poderão manter a vacinação da população em dia, caso o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde não atenda à demanda.

Piauí recebe mais 85 mil doses de vacinas contra a Covid; veja quem vai ser vacinado


 

O Piauí recebe neste sábado (20) 85 mil doses de vacinas contra a Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A pasta informou que as doses permitirão a vacinação de toda a população quilombola e de parte dos idosos de 70 a 74 anos.

 

 

"Com a chegada dessa nova remessa vamos aumentar nosso público de vacinados. Agora entramos na etapa de vacinação da população quilombola e de idosos a partir de 70 a 74 anos", explicou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As vacinas vão contemplar:

 

100% da população quilombola

78% do grupo de 70 a 74 anos

mais 40% dos idosos de 75 a 79

3,7 % dos trabalhadores da saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da coordenação de Imunização, informou que fará a entrega às Regionais de Saúde na segunda (22).

 

"O Governo do Piauí vem trabalhando para que possamos vacinar nossa população o mais rapidamente possível e assim conseguirmos vencer essa pandemia", destacou o gestor.

 

 

No Piauí, 172.582 pessoas já receberam a vacina contra a Covid-19. Sendo 130.069 a primeira dose e 42.515 a segunda. A vacinação de cada município pode ser acompanhada no site da Sesapi.

 

Fonte: G1 Piauí

domingo, 14 de março de 2021

"Não queremos que isso aconteça com ela" diz neto que viu o avô morrer a espera da vacina em Parnaíba


 

Apenas 13% do público de idosos entre 75 e 79 anos, deve receber a primeira dose da vacina contra a COVID 19 a partir dessa segunda-feira (15), em Parnaíba.


A prefeitura já divulga a campanha em suas redes sociais, mas desta vez não haverá o sistema de Drivethru como era feito nas últimas semanas. As doses devem chegar a pelo menos 300 idosos que foram ou que ainda serão, cadastrados pelas equipes volantes do município.


O restante de um total de 800 doses vai atender os profissionais de saúde que estão na linha de frente.


Nossa equipe ouviu relatos de parentes de idosos acamados, que aguardavam a chegada dessas doses, e que em um dos casos o idoso morreu sem receber a vacina.


“Ela tem 80 anos tem diabetes, 90% da visão comprometida e muito difícil levar elas para os lugares (...) foram na casa dela fizeram uma triagem disseram que ima levara a vacina pra ela tomar (...) amanhã faz uma semana. O meu vô veio à óbito na quinta por acometimento de COVID (...) não queremos que isso aconteça com ela” explicou Bruno Monteiro.


Sobre o cronograma para a vacinação de idosos acamados, a prefeitura montou equipes que quando procuradas montam uma espécie de cadastro para atender os idosos nessa condição.


Enquanto isso a ocupação dos leitos de UTI no principal hospital da região, o Heda segue em alerta. Na semana passada o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Mão Santa (DEM), anunciaram uma parceria entre governo e município para a reabertura do Hospital Nossa Senhora de Fátima.


Até agora não há previsões para a reabertura da unidade, que deve funcionar com 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos, como acontecia até o fechamento do hospital em dezembro do ano passado.

 

Empresas de Parnaíba doam capacetes que reduzem em 60% a necessidade de intubação à pacientes com COVID 19

 

Na foto o empresário Herbert Júnior ao lado do vereador Zé Filho e da diretora da Promedica Bernadete Leal

A direção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, recebeu de empresas parnaibanas a doação de capacetes Elmos, que reduzem em 60% a necessidade de internação em UTI para os pacientes da COVID 19.


Os sócios diretores da Rádio Liderança de Parnaíba André Silva e Hebert Júnior doaram parte dos equipamentos. A tecnologia desenvolvida no estado do Ceará, permite que o paciente receba uma respiração artificial não invasiva, evitando a intubação para os casos considerados moderados e graves.


“Vendo a situação em que nos encontramos busquei contato com a diretora da Promédica Bernadete que procurava empresários para doar os equipamentos e fiemos nossa parte” disse Herbert Júnior.




A eficiência dos capacetes já foi testada em pacientes do Ceará. A tecnologia foi submetida à análises pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)  e era um dos itens exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Os capacetes são fabricados desde outubro do ano passado pela Esmaltec quando a comercialização dos equipamentos foi autorizada.


Além da Rádio Liderança de Parnaíba as empresas Longá e Diagnóstico e o fisioterapeuta Mendes Júnior fizeram doações.