segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A duna na estrada e a mente atrasada. Qual desses dois é o obstáculo de Parnaíba?



O impacto que a globalização trouxe às muitas sociedades do mundo, nem sempre se mostra positivo. Esse impacto possibilita até mesmo transformar coisa besta em espetáculo pirotécnico, e o que é pior, sem beneficio algum para o seu público.

Em Parnaíba requerimento de vereador ou até mesmo uma postagem em sua rede social, é motivo suficiente para os novos “Entendedores de Jornalismo” estampar um quase “Tabloide” sobre aquele político.

Analisando aqui os dois lados de uma só história, pude concluir que não havia necessidade de tamanha polêmica sobre um assunto tão positivo para toda a sociedade parnaibana.

É que o vereador Irmão Marquinhos (PSL), postou em sua rede social, onde só seguem aqueles que se identificam ou simpatizam com o mesmo, uma espécie de prestação de contas de seu mandato, referindo-se a uma obra de iniciativa privada, mas que contou com sua colaboração.

O outro lado dessa história, é que um comunicador sentiu-se no direito de ir até o local da obra, e lá tentar “desmascarar”  o vereador. Tudo isso para ficar provado por A mais B, que a boa iniciativa não era o foco do “material jornalístico”, e sim a incansável tentativa de mostrar uma tal mentira, que ninguém entendeu nada ao final.

É válido destacar que o comunicador tem sua liberdade de abordar os assuntos que lhe convém, agora, em se tratando de coisa benéfica para o bem comum, não seria mais interessante mostrar que aquela obra tem seu valor fundamental para o desenvolvimento de Parnaíba?

Ouvimos o vereador Irmão Marquinhos que disse à nossa reportagem que participou sim, da elaboração dos trâmites que resultaram na obra de desobstrução da pista que dá acesso à Lagoa do Portinho.

“É claro que um vereador jamais teria o poder de executar uma obra, eu nunca disse que executo obra alguma nesta cidade. O meu papel é legislar, o que significa dizer que eu solicito, eu peço, eu cobro para que algo seja feito em favor dessa, ou daquela comunidade. Em se tratando dessa obra de desobstrução da estrada, eu participei sim da elaboração dos pedidos junto ao empresário Evandro que é amigo meu e irmão em Cristo” explicou o vereador.

Em um vídeo editado pelo comunicador, há um trecho em que o mesmo busca informações sobre a obra com um motorista de caçamba. Quando você dono ou dona de casa quer executar uma obra na sua residência, o obvio é, de que quem pode responder pelas execuções são apenas duas pessoas, a primeira delas é você que custeia a obra, e a segunda é a pessoa intitulada “Chefe da Obra”, qualquer outro que fale na ausência dessas duas pessoas, pode ter sua fala questionada pela ilegitimidade do caso.

Em nota o próprio Evandro dono do empreendimento e responsável pela obra de desobstrução da pista,  admite que sim, o vereador Irmão Marquinhos participou desse processo, e que portanto, o mesmo tem a condição de falar sobre o assunto, pois estava nos bastidores articulando com o empresário a consolidação daquela obra.

Meus amigos e minhas amigas, o chato nessa história, não é nem ter que vir a público tentar explicar de uma forma mais clara, sobre um assunto que não merecia tamanha “frescura”. O que entristece há muitos, é saber que uma cidade que se propõe a ter como vocação o turismo, acaba se engalfinhando em algo tão pequeno.

Já não se discute nos dias de hoje a importância, dessa ou daquela obra, não, querem logo saber quem roubou, quem vai roubar ou até mesmo colocar catinga como baratas e dizer “Isso não vai dar certo”.

As dunas estavam ali há anos, e ninguém fez nada, ninguém. Tanto é, que fizeram um outro caminho paralelo a pista, porque, entendiam que não dava mais para lutar com a natureza. O lado bom da iniciativa privada, é esse, mostrar resultados, encarar o problema de frente, sem as amarras da burocracia pública, que em muitos casos mais permite o retrocesso do que o avanço.

Então meus colegas de imprensa a quem trato aqui nesse texto com o mais absoluto respeito, por entender que vocês podem sim, abordar seus assuntos, peço a reflexão de enxergar nessa história um lado bom, e é só o que tem. Quem fez, quem não fez, quem disse ter feito, ou não disse ter feito, isso é o que menos importa, sejamos racionais, não vamos desvirtuar os temas bons de serem explorados, por causa de diferenças pessoais ou políticas.

Esclarecido o assunto, rendemos então, o nosso gesto de reconhecimento ao empresário Evandro pelo seu esforço que tão bem fará ao turismo deste estado, tão sofrido e esquecido há anos, esse sim é um fato!

Por: Tiago Mendes

O charlatanismo que amaeaça a fé



Na última segunda-feira (21), tivemos a passagem de uma data que precisa ser destacada, o dia mundial da religião. É preciso discutir com responsabilidade esse assunto, religião, o que esperar quando existe a banalização que ameaça os justos?

Durante o noticiário “Jornal da Cidade” do qual faço parte, me posicionei sobre assuntos isolados, que ameaçam a fé alheia, mas que ganharão em breve a sua devida publicidade.

Esses assuntos estão ligados direta ou indiretamente, a todas as religiões presentes em Parnaíba. E para mudar a realidade, que pode ameaçar a existência da boa convivência entre seus praticantes, ou não, será preciso uma força tarefa no meio religioso, e que necessariamente terá que acontecer de dentro para fora.

Eu tive acesso ao depoimento de um praticante de religião presente em Parnaíba, que relatou ter sofrido abuso sexual durante um “Atendimento Espiritual”. A vitima dessa situação constrangedora preferiu não ser identificada, mas se mostrou completamente decepcionada com o fato.

Pelo que pude entender, esse não foi o único caso praticado pela mesma pessoa, e que afirmava agir daquela forma em nome da religião.

Diante disso me veio o seguinte questionamento, e se as demais pessoas que sofrem nessa vida, por diversas situações, e que em muitos casos procuram além de um profissional da medicina, os cuidados que somente a religião pode dar se decepcionarem a ponto de perderem a sua esperança, a quem devemos culpar?

O assunto é sério, e cabe cobrança interna de cada um de nós. Nós que sabemos que podemos ir à igreja participar de uma missa, de um culto, de uma sessão, de uma reunião e voltar de lá saciados de uma paz que só Deus é quem pode nos dar.

Igrejas, centros, salão do reino, terreiros, sinagogas, mesquitas, templos todos esses lugares possuem a sua devida importância para a religião e para os seus fiéis, isso porque, esses lugares funcionam em sua maioria, como verdadeiros “Pronto Socorro da Alma”, e que jamais poderão permitir, que seus propósitos, sejam afetados pela ignorância e o charlatanismo, que por sinal, é crime.

O caso do médium João de Deus tem servido como um divisor de águas para muitos, e que desse caso pode desencadear outros inúmeros por todo o país.

E não cabe a mim e nem a nenhum de nós, o lado julgador de uma situação como essa, onde muitos podem se achar no direito de questionar “Mas se a pessoas viu que estava  sendo conduzida para o erro, por quê não evitou o acontecimento?”.

Acontece que, um erro jamais pode se sobrepor a outro, e a culpa de um caso assim, é sempre de quem tem a má intenção de utilizar seus rótulos em desfavor de alguém. Só sabe da importância que a religião ou os ensinamentos de Cristo tem para nós, aqueles que já precisaram de ajuda, e que chegaram pedindo socorro com suas vidas desgraçadas, e que de pronto puderam contar com uma mão estendida.

O maior desafio do meio religioso nos dias atuais, não é apenas enfrentar a intolerância religiosa, que existe. Não, o maior desafio, é falar de reciclagem para os seus adeptos, e mais do que isso, servir de exemplo através de suas vidas.

Aquele que prega o que não vive, é considerado um fariseu hipócrita, que moral nenhuma tem, para falar de ajuda ao seu próximo.

Ensinar valores para os filhos, vai muito além de um simples conselho que possa ser dado, é preciso mostrar a eles como se vive nos dias de hoje, e prepará-los para o futuro, que nem eu e nem você sabemos como será.

A mesma coisa exige-se da religião, que faça valer a hierarquia, e que transforme o sofrimento em alegria como muitos esperam.

O Brasil possui uma grande liberdade de culto aos credos, e isso faz do nosso país um exemplo para o mundo, mas não o bastante para esquecer-se de se fazer o dever de casa. Está na hora das vitimas do charlatanismo presente em Parnaíba abrirem a suas bocas, retirar do meio religioso os fariseus que insistem em destruir vidas e roubar a esperança de um amanhã melhor.

Um grito pela fé e pelo direito das pessoas manifestarem sua crença naquilo que lhes completam, e um fora, aos que por anos têm se aproveitado da fraqueza humana para obter vantagens por meio de oferta ou manifestando suas taras insanas em nome de seu caráter.

Estou voltando hoje (28), a escrever sobre as questões que envolvem o nosso dia-a-dia, e estarei atento aos mais insolentes, para que estes saibam que eles podem muito, só não podem tudo.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Desligaram a TV Delta, diretor da emissora nega demissões em massa



Em entrevista à Rádio Cidade 87,9 FM na tarde de quarta-feira (09), o diretor da TV Delta de Parnaíba Márcio Bicanka negou que haverá demissões em massa na emissora que pertence ao governo do estado.

As declarações de Márcio vieram após a notícia publicada no “Jornal da Parnaíba” que informava, que os funcionários seriam desligados da emissora, na mesma data em que o sinal analógico teria seu desligamento, neste caso ontem.

Segundo o “Jornal da Parnaíba” a informação partiu de Humberto Coelho presidente da Fundação Antares de Teresina. A fundação é a matriz das emissoras públicas do Piauí, e as decisões tomadas na fundação impactam nas duas emissoras afiliadas TV Delta e TV Picos.

A TV Delta está fora do ar desde ontem, quando encerrou suas transmissões através do sinal analógico. A emissora não se digitalizou a tempo e por isso ficará sendo a única a não estar no ar nos aparelhos televisores de Parnaíba, todas as outras emissoras já migraram para o sinal digital.

Por telefone Márcio Bicanka disse que ao longo desses quatro anos à frente da emissora parnaibana nunca recebeu a visita de um técnico da fundação Antares, e que acredita que a não digitalização a tempo da TV Delta, tem haver com a incompetência de alguém em Teresina.

Bicanka também disse que não é desejo do governador Wellington Dias  (PT), mandar embora os 13 funcionários que supostamente estariam em uma lista para deixar a emissora. Deixou claro que tem alguém querendo tomar decisões pelo próprio governo.

O diretor da TV Delta não precisou citar nomes para haver um entendimento do que disse, é claro que ele se refere ao “temido” Humberto Coelho, que ainda no ano passado “torrou” a paciência de meio mundo de gente da emissora.

Primeiro deu um puxão de tapete no Márcio Bicanka, substituindo seu nome por Conceição que estaria sentada na cadeira hoje, se não houvesse empenho político de Parnaíba para desfazer esse “despacho” do Coelho.

Em dezembro o presidente voltou a “assombrar” os funcionários que seriam mandados embora no dia 31 de dezembro, um presente de ano novo que não se concretizou. Agora, Humberto teria evoluído em suas decisões administrativas, deixou de mandar ordens pelo Whatsapp e resolveu utilizar a ligação para informar o cumprimento de suas ordens.

Apesar do diretor Márcio Bicanka negar que tenha recebido essa informação, fica evidente que lá em Teresina o presidente se articula como pode, para vencer essa queda de braço com Parnaíba. Da última vez que abriu a boca para justificar suas decisões, o presidente culpou até o ex-prefeito Florentino Neto (PT), pelo atual estado da TV Delta.

Pelo nível em que a coisa tem sido tratada na comunicação pública do governo de Wellington Dias, dá pra se ter uma ideia de que tá todo mundo solto, ninguém sabe quem é quem. E se deixarem, só vai piorar.

Ora, basta uma simples reflexão para entender que o “poderoso” Humberto Coelho não é mais uma peça fundamental para este governo, e se preferir mantê-lo mesmo assim, o mesmo governo sentirá o peso dessa escolha.

Humberto como homem público que é, simboliza a mais clara figura da rebeldia e do ataque silencioso à todos aqueles que resolvem cruzar seu caminho. É como se ele fosse uma entidade justiceira que está acima de qualquer diálogo “errou comigo, vai pagar caro” seria mais ou menos isso.

Esse governo já anunciou que fará cortes, enxugará despesas e fará ajustes para manter a estrutura do governo funcionando. Medidas nada populares, e que em qualquer lugar pode refletir seus efeitos. Em Parnaíba onde o governo tem uma emissora que era considerada forte e que a história prova isso, os novos “companheiros” estão querendo beber a última gota de sangue que sai de lá.

Se fossem inteligentes, investiriam numa comunicação eficiente, com um jornalismo atuante, com tecnologia e mostraria onde o governo está presente na região. Sairia bem mais em conta do que os gordos contratos que o próprio governo paga em algumas emissoras, que sequer justificam tamanho “investimento”. Enquanto isso o prefeito Mão Santa adversário político do governador, faz escola e em breve deve surpreender a muitos no que se refere a comunicação.

Agora me deem licença vou ali assistir ao filme “Dormindo com o inimigo” não sei por qual motivo, mas falando de tudo isso me deu vontade de assistir.

Por: Tiago Mendes

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Iniciadas as inscrições para a Maratona do aniversário de Ilha Grande



Começaram nesta semana as inscrições para a Maratona em comemoração ao aniversário de 25 anos do município de Ilha Grande. Os interessados deve comparecer na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Vitoriano Ribeiro, nº 292, bairro centro, no horário de 8h até às 12h.

De acordo com a chefe do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Sueli Lima, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até no dia 24 de janeiro. O evento será realizado no dia 26 e reunirá as seguintes provas:

– Cem metros masculino
– Maratona modalidade feminina
– Maratona modalidade masculina
– Ciclismo modalidade masculina

“A maratona feminina terá um percurso de aproximadamente dois quilômetros. A largada será da Escola Raio de Luz e chegada na praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. Já a masculina será um pouco maior, com cerca de três quilômetros e meio. A chegada é no mesmo local da feminina, porém a saída será da praça do Porto dos Tatus. As competições são abertas para atletas de Ilha Grande e regiões vizinhas”, explicou Sueli Lima.

PREMIAÇÃO:

Maratona Feminina
1º Lugar – R$ 200,00
2º Lugar – R$ 100,00
3º Lugar – R$ 50,00

100 metros Masculino
1º Lugar – R$ 200,00
2º Lugar – R$ 100,00
3º Lugar – R$ 50,00

Ciclismo Masculino
1º Lugar – R$ 300,00
2º Lugar – R$ 150,00
3º Lugar – R$ 100,00

Maratona Masculino
1º Lugar – R$ 250,00
2º Lugar – R$ 150,00
3º Lugar – R$ 100,00

A maratona é só uma das atrações da programação do aniversário de 25 anos de Ilha Grande. Em breve, a prefeitura divulgará as atrações musicais que estarão no município no dia 26 de janeiro fazendo uma grande festa em praça pública.

Fonte: DECOM / Ilha Grande

Provocando... Estão arrombando, a praia do arrombado



A história de Luís Correia vai provar com o tempo, que quem muito se abaixou politicamente mostrou o que não deveria. Onde estão os resultados das promessas de campanha do prefeito Kim do Caranguejo (PSB), para muitas comunidades? 

Vou lembrar apenas uma nesse texto, a promessa de uma forte aliança com o Governo do Estado através da “inabalável” amizade política entre Kim e Wellington Dias (PT), que na época em 2016 subiu no palanque e, garantiu “O Kim é o melhor para Luís Correia”.

Esse “melhor” não se confirmou na boca de muitos luiscorreienses. Os que tiram seu sustento da praia do arrombado que o digam. Tivemos um período de intenso movimento de turistas no litoral piauiense, que quando chegaram à famosa praia de lá, tiveram uma decepção sem tamanho.

A estrada vicinal que existe, ainda é do tempo da novela “A viagem” que tinha a Diná e o Alexandre, lembram? Ou seja, a obra resiste ao tempo desde 1994, época em que o Mão Santa era governador e foi quem autorizou fazer a obra.

Tanto o atual governador como o prefeito Kim do Caranguejo foram cobrados pela população, para a conclusão da estrada. Enquanto a pavimentação não chega, os donos de quiosques na beira da praia amargam com a queda no número de clientes. Culpa de quem? Da omissão, daqueles que sabem da existência do problema, mas preferem cruzar os braços.

O povo da praia do arrombado merece atenção como outros também merecem, e a praia não é visitada apenas por jovens não, existe um amplo público que frequenta mesmo em meio as dificuldades de locomoção a diferenciada praia.

Muito me admira diante de tamanhos desafios vividos hoje pela prefeitura de Luís Correia, o prefeito não se lembrar do amigo do peito, o governador. Ou será que é o contrário? Talvez Wellington Dias não tenha esquecido mesmo, foi do ensaio que o caranguejo fez ao afirmar nos bastidores que votaria em Dr. Pessoa em outubro de 2018.

Se os dois farão as pazes pelo bem de Luís Correia, eu não sei. O que eu sei, é que enquanto não fazem literalmente a praia ficará “arrombada” esse termo chulo é utilizado para caracterizar aquilo que sofre abandono, que cai no esquecimento ou que simplesmente não tem mais jeito. Perguntar não ofende, e aí Arrombado?

Por: Tiago Mendes